Oscar 2024: temas principais dos filmes indicados e como usar na redação

Oscar 2024: temas principais dos filmes indicados e como usar na redação

Confira a lista de indicados para o Oscar de Melhor Filme de 2024, os temas das obras e como elas podem ser exploradas em uma redação

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta terça-feira (23) os dez indicados ao Oscar 2024. A divulgação foi feita em uma live no YouTube às 10h30 (horário de Brasília) e tem na lista de indicações para Melhor Filme nomes como “Oppenheimer”, “Barbie”, “Pobres Criaturas” e “Os Assassinos da Lua das Flores”.

A 96ª cerimônia do Oscar acontece no dia 10 de março e terá o comediante Jimmy Kimmel novamente como apresentador principal. O Portal Estratégia Vestibulares listou os dez filmes indicados na categoria mais importante da premiação, seus temas e como eles podem ser explorados em uma redação ou pelos vestibulares em si nos próximos anos. Confira!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Oppenheimer

Julius Robert Oppenheimer é considerado o inventor da bomba atômica, objeto que deu fim à Segunda Guerra Mundial ao ser lançado no Japão nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Mas a história foca na vida do inventor até o momento em que os testes da bomba são concluídos, além de mostrar seu julgamento, anos depois, em uma “audiência de segurança”, que explora os antecedentes e associações de Oppenheimer (Clillian Murphy) com possíveis traições e envolvimento com o partido comunista dos Estados Unidos.

Por tudo o que envolve a Segunda Guerra e a influência da bomba atômica nos rumos desse acontecimento, e de tantos outros posteriores, “Oppenheimer” pode ser muito explorado tanto pelas bancas como pelos alunos na abordagem de diversos assuntos, desde guerras, armamentos e até mesmo política e justiça.

Pobres Criaturas

“Pobres Criaturas” traz a história de uma jovem que comete suicídio (Emma Stone), mas é trazida de volta a vida em um experimento de um cientista maluco (Willem Dafoe), isso após trocar o cérebro da moça pelo de um bebê. 

A trama mistura comédia, terror, ficção e drama ao trazer uma história que lembra, de início, Frankenstein, mas que entrega outros tópicos como destaques. O filme se passa na Era Vitoriana e aborda assuntos como o feminismo, o sentido da vida, o elitismo e a desigualdade social.

Os Assassinos da Lua das Flores

Dirigido por Martin Scorsese, “Assassinos da Lua das Flores” é baseado em um livro homônimo sobre uma história real que se passa na década de 1920. Assassinatos misteriosos acontecem em uma tribo indígena situada em Oklahoma, nos Estados Unidos, após a descoberta de petróleo no local.

A trama envolve, portanto, uma grande investigação do recém criado FBI para descobrir o que está por trás dos assassinatos. O poder que está na exploração de petróleo e o genocídio indígena existente em toda a América são temas que podem ser envolvidos em vestibulares e são citados na obra.

Maestro

“Maestro” conta a história de Leonard Bernstein (Bradley Cooper), músico e pianista que fez sucesso compondo trilhas sonoras para diversos musicais da Broadway, além de ter sido o condutor da Orquestra Filarmônica de Nova Iorque por 18 anos. 

A obra mostra, além de sua carreira musical, como Leonard desenvolveu sua relação com a atriz Felicia Montealegre (Carey Mulligan), com quem se casou e teve três filhos, e como o pianista mantinha vários relacionamentos extraconjugais homossexuais, muitos com consentimento da esposa.

A homossexualidade e todos os desafios de ser bissexual no século passado são temas do filme, além dos bastidores da fama e do glamour de Nova Iorque em meio a um relacionamento público conturbado.

Zona de Interesse

A passividade e bucolismo da família do comandante de Auschwitz, o maior campo de concentração da Alemanha Nazista são temas explorados em “Zona de Interesse”. A história fica ainda mais profunda quando o marido (Christian Friedel) começa a desconfiar que sua esposa (Sandra Hüller) está o traindo.

Ao abordar a temática da Segunda Guerra pela perspectiva dos algozes, o filme explora a perversidade que é levar uma vida normal sendo vizinhos de um dos locais mais terríveis da época.

Barbie

“Barbie” mostra a crise de identidade vivida pela boneca mais famosa do mundo ao perceber que seu mundo perfeito está prestes a ruir. Em uma jornada de busca por autoconhecimento, Barbie (Margot Robbie) passa a questionar o sentido de sua existência, saindo de Barbieland, seu universo, para o mundo real.

Temas como patriarcado, machismo, empoderamento feminino e discussões sobre padrões de beleza e perfeição são explorados em “Barbie”, transformando o filme em um ícone pop mundial.

Vidas Passadas

Dois amigos de infância se reencontram depois de vinte anos afastados pelo tempo e seus caminhos em “Vidas Passadas”. O acontecimento faz com que eles confrontem noções de destino e amor.

Ambos sul-coreanos, eles se separam porque Nora (Greta Lee) vai com os pais para os Estados Unidos, enquanto Hae Sung (Teo Yoo) segue sua vida na Coreia do Sul, onde vai para o exército, e se encontram anos depois graças a internet, que os reaproxima até o encontro presencial.

Os Rejeitados

“Os Rejeitados” se passa em um internato que, como de costume, libera seus alunos e funcionários para as férias de Natal. Mas um de seus alunos (Dominic Sessa) não têm para onde ir, fazendo com que um dos seus professores (Paul Giamatti), tido como o mais mal-humorado, tenha que ficar para tutorar jovem problemático.

Junta-se à dupla a cozinheira-chefe da instituição (Da’Vine Joy Randolph), que acabara de perder um filho na Guerra do Vietnã. A partir daí os três passam a se conectar compartilhando as histórias de suas vidas. 

Anatomia de Uma Queda

Em “Anatomia de Uma Queda” um homem (Samuel Theis) é encontrado morto em meio a neve do lado de fora de sua casa, um chalé isolado onde morava com sua esposa (Sandra Hüller) e filho de 11 anos (Milo Machado Graner) que possui deficiência visual. A esposa, renomada escritora, é considerada a principal suspeita de um provável assassinato.

A perspectiva de ter uma mulher na posição de ré por um crime passional inverte a ideia de fragilidade do gênero, implicada pelo patriarcado e machismo existente nas sociedades espalhadas pelo mundo.

A personagem principal do filme é marcante por ter uma personalidade forte, até mesmo gélida, em comparação ao seu marido, tido como infantil em determinados momentos, e isso tudo pode ser explorado em temas presentes nos vestibulares.

American Fiction

Ainda sem nome traduzido para o Português, “American Fiction” (Ficção Americana, em tradução livre), acompanha um escritor negro (Jeffrey Wright) que precisa se modernizar para continuar relevante no mundo literário, algo que ele reluta em fazer. 

O personagem fica ainda mais incomodado quando vê que uma autora de um best-seller de sucesso imediato (Tracee Ellis Ross) tem em seu livro uma série de estereótipos sobre pessoas negras.

O filme alterna entre humor e drama ao satirizar a cultura estadunidense, debatendo questões como identidade e raça, com as problemáticas envolvidas em ambos os assuntos.

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também