Oscar 2026: temas principais dos filmes indicados e como usar na redação
Pôster internacional de “O Agente Secreto”, inspirado na obra “Operários” de Tarsila do Amaral. Foto: @letterboxd/Instagram/Divulgação

Oscar 2026: temas principais dos filmes indicados e como usar na redação

Confira a lista de indicados para o Oscar de Melhor Filme de 2026, os temas das obras e como elas podem ser exploradas em uma redação

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou no dia 22 de janeiro os dez indicados ao Oscar 2026. Na lista de indicações para Melhor Filme deste ano, estão: “O Agente Secreto”, “Marty Supreme”, “Pecadores”, “Hamnet”, “Uma Batalha Após a Outra”, “Valor Sentimental”, “Sonhos de Trem”, “Frankenstein”, “Bugonia” e “F1”.

A 98ª cerimônia do Oscar acontece no dia 15 de março e terá o comediante Conan O’Brien como apresentador principal. Além disso, segundo a Academia, como de costume, os vencedores das categorias de atuação do ano passado serão os responsáveis por apresentar esses mesmos prêmios na cerimônia deste ano.

O Portal Estratégia Vestibulares listou os filmes indicados na categoria mais importante da premiação, seus temas e como eles podem ser explorados em uma redação ou pelos vestibulares em si nos próximos anos. Confira!

Curso de Redação

Envie redações ilimitadas para correção

O Agente Secreto

Ambientado principalmente no Recife, em Pernambuco, no ano de 1977, durante o auge da Ditadura Militar brasileira, o filme acompanha Marcelo (interpretado por Wagner Moura), um refugiado político que busca um local seguro e discreto para morar.

Marcelo se muda para uma antiga pensão,habitada por pessoas que também buscam refúgio ou que estão ligadas a esquemas de poder, esperando encontrar anonimato e paz. No entanto, o que ele encontra é uma atmosfera de paranoia e vigilância intensificada pela repressão estatal.

O filme explora como o autoritarismo e a luta de classes moldam as relações pessoais e comunitárias, e como a memória e o esquecimento são manipulados em um contexto de repressão.

A obra brasileira foi indicada a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura concorrendo à estatueta.

+ O Agente Secreto: como usar o filme no repertório sociocultural redação

Marty Supreme

O filme acompanha a trajetória de Marty Reisman, um prodígio do tênis de mesa que se tornou um fenômeno mundial entre os anos 50 e 60. Timothée Chalamet, que interpreta o tenista, é um forte indicado à categoria de Melhor Ator.

A trama explora como o atleta transforma um esporte de nicho em um espetáculo de entretenimento, lidando com sua própria excentricidade e a pressão da fama. Para a redação, o filme aborda a espetacularização do esporte, a construção de ídolos na cultura de massa e a busca pela identidade individual em meio ao sucesso comercial.

Uma Batalha Após a Outra

Neste drama épico, o ator Leonardo DiCaprio, que também aparece na categoria de Melhor Ator, vive um líder político que atravessa décadas de transformações sociais, enfrentando os desafios éticos de manter seus ideais enquanto escala as estruturas de poder. 

O filme detalha os bastidores da política e os sacrifícios pessoais feitos em nome de uma causa pública e é um repertório para temas sobre ética na política, corrupção, desigualdade social e o papel das lideranças na transformação da sociedade.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Hamnet

O longa foca na vida de Agnes Hathway, vivida por Jessie Buckley (indicada a Melhor Atriz), a esposa de William Shakespeare (Paul Mescal) que tenta proteger sua família e manter a sanidade após a morte prematura de seu filho, Hamnet, durante um surto de peste bubônica. A história humaniza a figura histórica por trás do poeta por meio do olhar feminino e materno.

O filme permite discussões sobre o luto, a resiliência feminina historicamente invisibilizada e os impactos de crises sanitárias na estrutura familiar.

Pecadores

A trama apresenta a história de dois irmãos gêmeos, ambos interpretados por Michael B. Jordan, indicado a Melhor Ator, que retornam à sua cidade natal no sul dos Estados Unidos durante a era Jim Crow. Lá, eles enfrentam não apenas o racismo sistêmico da época, mas também uma força sobrenatural que se alimenta do ódio da comunidade local. 

Como repertório, a obra trabalha o racismo estrutural, a segregação racial, o uso de elementos de gênero (terror) como metáfora para o horror social e o preconceito, relações de poder e apropriação cultural, ilustrando como elementos da cultura negra são consumidos e utilizados enquanto a própria população negra é marginalizada e vítima de preconceito. 

Além disso, o uso do vampirismo serve como metáfora para o comportamento predatório das elites e a exploração histórica de corpos negros.

A obra quebrou o recorde e tornou-se o filme mais indicado ao Oscar da história, com indicações em 16 categorias, ultrapassando Titanic, La La Land e Tudo Sobre Eva.

Valor Sentimental

O filme sueco acompanha Nora (Renate Reinsve, candidata a Melhor Atriz), uma estrela de cinema que precisa confrontar seu passado quando seu pai (Stellan Skarsgård), um diretor de cinema em decadência, que reaparece em sua vida com a proposta de um último projeto juntos.

O filme mergulha na complexidade das relações familiares e no peso das expectativas artísticas e pessoais. O tema é ideal para redações que tratem de relações parentais complexas, o impacto do abandono familiar no desenvolvimento do indivíduo e a busca por saúde mental e reconciliação.

Frankenstein

Esta releitura traz Oscar Isaac como o Dr. Victor Frankenstein e Jacob Elordi como sua criatura. A trama foca no desejo obsessivo do cientista de vencer a morte e na jornada de sofrimento da criatura ao ser rejeitada por seu criador e pela sociedade devido à sua aparência. 

Para a redação, o filme é um exemplo clássico para discutir bioética, os limites do progresso científico, a solidão humana e o preconceito contra o que é considerado “diferente” ou fora dos padrões.

Sonhos de Trem

O filme narra a trajetória de Robert Grainier, interpretado por Joel Edgerton, um operário madeireiro que trabalha na expansão das ferrovias nos Estados Unidos no início do século XX. 

Criado como órfão nas florestas do Noroeste do Pacífico, Robert vive o conflito de passar longos períodos afastado de sua esposa, Gladys (Felicity Jones), e de sua filha devido ao trabalho exaustivo.

Após uma tragédia devastar sua família, ele precisa enfrentar o luto e tentar reconstruir o sentido de sua existência em um mundo em rápida transformação.

O fotógrafo brasileiro Adolpho Veloso concorre a categoria de Melhor Fotografia, por Sonhos de Trem.

F1

O filme mergulha no mundo da Fórmula 1 através da história de Sonny Hayes, interpretado por Brad Pitt, um piloto veterano que decide sair da aposentadoria para competir novamente. Ele assume o papel de mentor de um jovem e promissor talento das pistas, interpretado por Damson Idris, enquanto tenta levar uma equipe fictícia ao pódio contra os gigantes do esporte.

Para a redação, a obra serve como repertório sobre a superação de limites, o conflito entre experiência e juventude, a ética competitiva e o impacto da tecnologia de alto desempenho no comportamento humano.

Bugonia

Nesta sátira de ficção científica, dois homens obcecados por teorias da conspiração, interpretados por Jesse Plemons e Aidan Delbis, sequestram a CEO de uma grande empresa (Emma Stone), acreditando que ela é uma alienígena planejando destruir a Terra. 

O filme explora a paranoia moderna e a desinformação de forma ácida, podendo ser usado para discutir a disseminação de notícias falsas (fake news), o perigo das teorias da conspiração na era digital e o extremismo ideológico contemporâneo.

Foi Apenas um Acidente

O filme, indicado a Melhor Filme Internacional, acompanha Vahid, um mecânico que, após um leve incidente no trânsito, acredita ter reencontrado seu antigo torturador dos tempos de prisão, Eghbal. A principal pista do protagonista é o som da prótese na perna do homem. Movido pelo trauma, Vahid sequestra Eghbal e busca a confirmação de outros ex-prisioneiros, mergulhando em um suspense psicológico sobre justiça e reconhecimento. 

O diretor Jafar Panahi, que filmou a obra ilegalmente e enfrenta perseguição política em seu país, é um forte candidato a Melhor Direção, enquanto o protagonista pode figurar em Melhor Ator. 

Para a redação, a obra é um repertório sobre os limites da vingança, a fragilidade da memória, a moralidade em sistemas autoritários e a luta pela liberdade de expressão sob regimes de censura e repressão estatal.

Sirât

O filme, indicado a Melhor Filme Internacional, apresenta a jornada de Luis, interpretado por Sergi López, e seu filho pequeno, Esteban (Bruno Núñez), que viajam até as áridas montanhas do Marrocos em busca de Marina, filha de Luis, desaparecida há meses após uma festa de música eletrônica. 

A dupla decide seguir um grupo de jovens que busca uma rave lendária no meio do deserto, formando laços inesperados e compartilhando histórias de vida enquanto enfrentam a imensidão geográfica e emocional do trajeto. 

Para a redação, a obra oferece repertório sobre a persistência dos laços familiares e o choque geracional e cultural entre o Ocidente e o Oriente.

Arrase na redação com o Estratégia Vestibulares

Você quer ter todas as suas redações corrigidas e com feedback? Saiba que o Estratégia Vestibulares oferece isso! Aqui você pode enviar um número ilimitado de redações para serem corrigidas por nossos professores, que respondem com dicas de onde e como melhorar.

Além disso, a Coruja oferece aulas dinâmicas, um Banco de Questões super completo, salas VIP, monitorias e cursos focados em diversas bancas de vestibulares do Brasil. Clique no banner e conheça melhor o Estratégia Vestibulares!

Você pode gostar também