Rainha Elizabeth II: reinado, morte e papel na política do Reino Unido

Rainha Elizabeth II: reinado, morte e papel na política do Reino Unido

Monarca com mais tempo de governo na história da Grã-Bretanha, Elizabeth faleceu aos 96 anos

Faleceu nesta quinta-feira (08), aos 96 anos, a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Ao governar por 70 anos, Elizabeth foi a monarca que mais tempo ocupou o trono do Reino Unido, ultrapassando sua tataravó, que reinou por 63 anos.

Elizabeth foi uma figura reconhecida mundialmente por ter participado de momentos históricos importantes de seu país: desde a Segunda Guerra Mundial ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit.

Apesar de a monarquia britânica possuir um papel simbólico na política, a história do imperialismo e colonialismo inglês, bem como a Revolução Industrial, por exemplo, fazem com que a ilha possua a Família Real de maior destaque mundial. Sendo assim, é importante estar familiarizado com o tema que, por sua relevância, pode aparecer nos vestibulares aqui no Brasil.

Por isso, o Portal Estratégia Vestibulares acompanhou a aula da professora Priscila Lima — que leciona Geografia e Atualidades —, ministrada logo após o anúncio de que a Rainha Elizabeth havia sido colocada sob “supervisão médica”, e te conta o que você precisa saber sobre a monarca inglesa.

Veja também:
Veja 7 questões sobre Elizabeth II, a rainha da Inglaterra
18 frases da Rainha Elizabeth II que marcaram o seu reinado
London Brigde is down: o que significa? Veja o que é a Operação London Brigde

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como funciona o governo do Reino Unido?

Desde 1688, o regime de governo do Reino Unido — que é formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte — é o de Monarquia Parlamentar ou Constitucional. Nesse tipo de administração, há um Rei ou Rainha que atua como chefe de Estado e um Primeiro Ministro como chefe de governo.

A linha de sucessão da monarquia segue sendo hereditária, sem interferências externas, e o papel do herdeiro do trono é diferente do Regime Absolutista, sendo apenas simbólico. Quem governa de fato um país de Monarquia Parlamentar, é o Primeiro Ministro que é nomeado após o povo eleger seus representantes parlamentares, por voto direto. O líder do partido com mais políticos eleitos ascende ao cargo de Primeiro Ministro.

A atual Primeira Ministra do Reino Unido é Elizabeth Mary “Liz” Truss, líder do Partido Conservador, que foi empossada por Elizabeth II na última terça-feira, 06 de setembro. Liz é sucessora de Boris Jonhson, que renunciou no último mês de julho.

Você sabia?
Além dos quatro países que formam o Reino Unido, ainda há a “Commonwealth”, também chamada de “Comunidade das Nações”, que reúne 36 países ex-colônias britânicas que mantém vínculo de cooperação com a coroa.

Qual era o papel da Rainha Elizabeth?

Como dito, as funções desempenhadas pelo monarca no trono inglês são simbólicas. Entenda algumas atribuições da Rainha Elizabeth como chefe de Estado:

  • Eleições: ao início do período de eleições, a Rainha participava de uma cerimônia de dissolução do Parlamento, abrindo os ritos eleitorais;
  • Nomeação do Primeiro Ministro: após as eleições, o partido com mais eleitos destacava seu líder para ser o chefe de governo, e a Rainha o convidava, simbolicamente, para assumir o reino;
  • Abertura do Parlamento: ao início dos trabalhos legislativos de cada ano, a Rainha abria o Parlamento com um discurso;
  • Consentimento Real: após a sanção de novas leis pelo Primeiro Ministro, elas eram apresentadas à Rainha para o consentimento.

“São coisas muito mais formais. A Rainha até poderia dizer ‘não vou aceitar’, só que isso seria quebrar os protocolos. A ação da Rainha é muito mais formal porque ela é chefe de Estado.”, explica a professora Priscila. 

O último monarca britânico a negar o Consentimento Real a uma lei aprovada no Parlamento foi o Rei George I, em 1708.

Diferenças de governo entre Reino Unido e Brasil

PaísBrasilReino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte)
Tipo de governoRepública PresidencialistaMonarquia Parlamentar ou Constitucional
EleiçõesOs cidadãos escolhem, por meio do voto, os representantes dos Poderes Legislativo e Executivo local e federal.Os cidadãos escolhem, por meio do voto, os representantes legislativos. O líder do partido com mais políticos eleitos assume o cargo de Primeiro Ministro.
Chefe de governoPresidentePrimeiro Ministro

Ascensão da Rainha Elizabeth II ao trono

Ao contrário do que se possa pensar, a Rainha Elizabeth II não nasceu como herdeira direta do trono. Em seu ano de nascimento, 1926, o Rei era o seu avô,  George V, e o primeiro na linha de sucessão era o seu tio Edward, seguido de seu pai, enquanto ela ocupava a terceira posição.

Após a morte de George V, Edward VIII tornou-se Rei, mas governou por menos de um ano antes de renunciar para se casar com uma norte-americana, atitude que não era aceita em sua posição. Foi a partir disso que Elizabeth se aproximou da coroa, seu pai tornou-se o Rei George VI, e ela a primeira na linha de sucessão.

Em 6 de fevereiro de 1952, o Rei George VI faleceu, e um ano depois Elizabeth foi coroada rainha aos 25 anos. É importante salientar que ela só foi aceita como herdeira imediata do trono porque seus pais não tiveram um filho homem, caso contrário, seu irmão assumiria o trono, mesmo que Elizabeth fosse a primogênita.

Cerimônia de Coroação de Elizabeth II em 1953

Morte da Rainha Elizabeth II

Aos 96 anos, a Rainha Elizabeth já apresentava, há alguns meses, problemas de saúde que a impediam de comparecer a eventos oficiais, incluindo o discurso de início do ano para abertura do Parlamento em 2022. Na ocasião, ela foi substituída por seu filho, o príncipe Charles.

Nesta quinta-feira, 08 de setembro, um comunicado sobre a saúde da monarca foi emitido pelo Palácio de  Buckingham, sua residência oficial. Nele, foi destacado que médicos da Família Real estavam preocupados com o estado de saúde da Rainha Elizabeth, e que seus familiares haviam sido chamados para se juntarem a ela no Palácio de Balmoral, sua residência de férias na Escócia.

Dirigiram-se para lá seus quatro filhos: os príncipes Charles, Andrew, Edward e a princesa Anne, além de William, seu neto, e Duque de Cambridge. 

Horas mais tarde, os canais oficiais da Família Real anunciaram a morte de Elizabeth após 70 anos de reinado. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei [Charles III] e a Rainha Consorte [Camilla] permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica no Twitter.

Linha de sucessão da Família Real Britânica

Após a morte da Rainha, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assumirá o trono do Reino Unido. Aos 73 anos, ele será o Rei mais velho a ser coroado na Grã-Bretanha.

Charles é pai dos duques de Cambridge e Sussex, William e Harry, respectivamente, sendo o primeiro seu sucessor imediato. Depois de William, o próximo na fila de sucessão é o seu primogênito, George.

Leia também:
Revoluções inglesas: o que foram, causas e acontecimentos
Segunda Revolução Industrial: contexto histórico e características

Como aprender mais sobre monarquias e inglês para o vestibular?

Se você está estudando para o vestibular, é muito importante conhecer as monarquias que mudaram a história. Além disso, ter o inglês na ponta da língua é essencial para garantir uma boa nota. E o Estratégia Vestibulares pode te ajudar e muito nessa missão!

Temos livros digitais, videoaulas completas, materiais exclusivos, Banco de Questões, simulados, mentorias, correções ao vivo das principais provas do País e muito mais! Clique no botão abaixo, veja tudo o que temos para te oferecer e seja mais um aprovado nas principais universidades do Brasil:

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também