Questões discursivas no vestibular: como responder com assertividade?

Questões discursivas no vestibular: como responder com assertividade?

Acertar a pontuação mínima para ir para a segunda fase é um alívio, mas o vestibular ainda não acabou! Veja como mandar bem na prova discursiva

Muitas universidades mudaram a segunda fase do vestibular com o advento da pandemia. A Unesp, por exemplo, adotou outra prova objetiva e uma redação ao invés da tradicional prova com questões discursivas. Ainda assim, a previsão é que após o período pandêmico os vestibulares que sofreram alteração retornem à normalidade. 

De qualquer forma, se você vai encarar os vestibulares neste ano, é muito importante saber responder as questões discursivas com estratégia e assertividade. A USP e Unicamp, por exemplo, se mantiveram com o formato tradicional de segunda fase. 

Como sempre lembramos nos materiais de estudo e aqui no Portal do Estratégia Vestibulares, conhecer a prova e dominar como o conteúdo é cobrado, é essencial para um bom desempenho e a consequente aprovação na universidade dos sonhos. Por isso, preparamos essa matéria com dicas para mandar bem ao responder esse tipo de prova.

Veja também:
Como funciona a segunda fase da Fuvest?
Como funciona a segunda fase da Unicamp?
Como funciona a segunda fase da Unesp?

O que é a prova discursiva?

Ao contrário das provas objetivas de múltipla escolha, onde várias alternativas são apresentadas e o aluno escolhe a que julga correta, as questões discursivas exige a elaboração de uma resposta escrita, normalmente com justificativa, exemplificação ou descrição de algo.

A dificuldade da prova reside justamente na necessidade de elaboração da resposta. É preciso pensar não somente na prova em si, nos conteúdos, mas na melhor maneira de expor os conhecimentos de forma clara, coerente e coesa. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A importância do enunciado nas questões discursivas

Nesse caso, é preciso ficar muito atento ao que a questão está pedindo no enunciado. Se a questão está pedindo para “justificar”, apenas justifique. Se está pedindo para “descrever”, apenas descrever, “explicar”, explique. 

Isso porque a resposta será considerada correta ao fazer o que o enunciado pede. Muitos estudantes, na ânsia de quererem provar que sabem “a mais” ou, contornar a falta de informação sobre a questão, acabam cometendo erros. 

Por isso, é importante grifar as palavras-chave do texto e separar os dados que precisa para responder a questão. Fique muito ligado ao que é a pergunta em si e não confunda com os textos de apoio ou de introdução. Não caia no erro de responder sem entender o que está sendo perguntado.

Use o enunciado para responder

Muitas questões são elaboradas a partir de perguntas cujos enunciados podem compor a resposta da questão. Isso ajuda na clareza e organização do texto. Veja os exemplos:

  • Pergunta: “Indique as passagens do texto que mostram a opinião do autor”
    Resposta: “As passagens do texto que mostram a opinião do autor são: “…”, “…” e “…”.
  • Pergunta: “Qual contexto histórico se relaciona com a chegada de Getúlio Vargas ao poder?”
    Resposta: “O contexto histórico que compreende a chegada de Getúlio ao Poder é a Revolução de 1930, movimento que…”

Elabore bem a resposta e faça rascunho

Quando elaborar a resposta para as questões discursivas, certifique-se de escrever de forma clara, objetiva, coesa e de forma direta. Quanto mais lógica estiver a sequência do raciocínio, melhor. Lembre-se que quem corrigir a prova tem uma pilha de outras provas para dar sequência e se o examinador não entender de primeira, pode tirar pontos e colocar a questão errada.

Busque se atentar à ortografia correta, à norma culta da Língua Portuguesa e atenção redobrada na hora da transcrição. Caso haja erro, basta rasurar e continuar na sequência. Busque deixar a resposta o mais lógica possível explicando o passo a passo que levou ao resultado. Faça um bom rascunho (essa parte é muito importante!) e revise sempre a resposta antes de transcrever. 

Treino, treino, treino

Quando nós do Estratégia falamos que cada prova é uma prova e que o estudo deve ser feito com “estratégia”, é sobre isso que estamos falando. Uma resposta discursiva bem elaborada e articulada a partir de uma boa interpretação do enunciado pode até mesmo mascarar eventuais erros ou imprecisões. 

Ainda que não se saiba a resposta, deixar a prova em branco nunca é o indicado. Afinal, ainda que se saiba pouco sobre o tema, pode render alguma pontuação que pode ser crucial na classificação final do candidato. Portanto, saber articular os conhecimentos, relacionar exemplos e dialogar com o enunciado pode ser de crucial importância para o desempenho.

Nesse sentido, para aqueles que tem como objetivo ingressar numa universidade em que a segunda fase é um fato, é importante estar preparado para elaborar uma boa prova discursiva. Para isso, o Estratégia Vestibulares vai estar com você em todo o percurso. Confira nossos cursos e aulas da segunda fase.

Veja também: Veja como funcionam as segundas fases das universidades

Capriche na caligrafia das questões discursivas

Uma letra bem feita, bonita e bem organizada é indispensável para uma boa impressão e correção pelo revisor. Uma prova confusa, com “garrancho” e sem organização logo de cara passa uma impressão negativa no momento da avaliação. 

Estude para as questões discursivas com o Estratégia Vestibulares

Agora que você sabe um pouco mais sobre como se organizar para uma boa prova discursiva, conheça nossos cursos preparatórios e arrase na segunda fase dos principais vestibulares do País. Seja Coruja!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Veja também:

Você pode gostar também