Veja como funcionam as segundas fases das universidades

Veja como funcionam as segundas fases das universidades

Confira o formato e as datas das segundas fases de alguns dos vestibulares mais concorridos do país

Características diferentes, processo de seleção  mais apurado e oportunidade de compreender melhor os futuros alunos. Esses são alguns dos motivos que justificam a existência de uma segunda fase em muitos vestibulares pelo Brasil.

O Estratégia levantou como funcionam as segundas fases das universidades do país e trouxe um resumo para você entender mais sobre o assunto e chegar preparado para mandar muito também nessas provas.

Unesp

A segunda fase da Universidade Estadual Paulista (Unesp) aconteceu no dia 19 de dezembro e tem formato diferente do modelo antigo aplicado pela instituição. A prova contou com  60 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação.

As perguntas objetivas tem peso 72, enquanto a redação tem peso 28, completando 100 na nota final. A aplicação da prova começou às 14h e terminou às 19h. Veja abaixo a distribuição das questões:

  • 20 questões de Linguagens e Códigos;
  • 20 questões de Ciências Humanas;
  • 20 questões de Ciências da Natureza e Matemática; e
  • 1 redação.

Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza sua segunda fase nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022, com duração de cinco horas por dia. As questões são dissertativas e contam com uma parte comum e uma diversificada, de acordo com a área de conhecimento escolhida pelo candidato.

Cada questão dissertativa vale quatro pontos e contém dois itens, valendo dois pontos cada. As provas seguem à seguinte distribuição:

Primeiro dia

  • Prova de Redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
  • Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com oito questões; e
  • Duas questões interdisciplinares em Língua Inglesa.

Segundo dia

  • Prova de Matemática com seis questões;
  • Prova interdisciplinar de Ciências Humanas com duas questões; e
  • Prova interdisciplinar de Ciências da Natureza com duas questões;

Segundo dia

  • Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
  • Candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química; e
  • Candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Fuvest

A segunda fase da Universidade de São Paulo (USP) é dividida em dois dias de aplicação e será nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022, onde são feitas duas provas de natureza discursiva e de Conhecimentos Específicos. 

A primeira é uma prova de redação dissertativa-argumentativa e mais 10 questões dissertativas de Língua Portuguesa. Já a segunda prova varia de acordo com qual carreira o candidato escolher no período de inscrição. Ao todo somam 12 questões como você pode ver a seguir:

Duas disciplinas: seis questões de cada;

Três disciplinas: quatro questões de cada; e

Quatro disciplinas: três questões de cada.

Uece

A segunda fase da Universidade Estadual do Ceará (Uece) tem dois dias de prova e conta com três provas de conhecimentos específicos, ambas com questões objetivas de múltipla escolha, além de uma redação em Língua Portuguesa. A composição da prova varia de acordo com o curso escolhido.

A prova foi realizada nos dias 05 e 06 de dezembro de 2021, com início às 9h e término às 13h. Ao todo são 2.410 vagas em disputa pelo estado, para mais de 20 mil candidatos.

Unitau Medicina

Apenas o curso de Medicina da Universidade de Taubaté (Unitau) conta com segunda fase, que aconteceu no dia 13 de novembro. A prova é composta por uma redação, 5 questões de Química e 5 questões de Biologia, com tem quatro horas de duração.

Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) considera como sua primeira etapa de seleção a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os cursos que aderiram ao Sistema de Seleção Misto da instituição, ou seja, que possuem segunda fase, são Ciências Biológicas, no campus Diadema e Medicina, na cidade de São Paulo. 

A prova será realizada nos dias 20 e 21 de janeiro de 2022 e conta com prova de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação no primeiro dia e prova de conhecimentos específicos no segundo. 

A prova do primeiro dia tem 25 questões de múltipla escolha, sendo 15 de Língua Portuguesa e 10 de Língua Estrangeira (Inglês), além da redação. Já no segundo dia são 20 questões expositivas com 5 questões de Química, Biologia, Matemática e Física. Ambas os dias têm 4 horas de duração.

UFPR

O processo seletivo de 2022 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) terá apenas uma fase, diferentemente de como a instituição costuma fazer em seu vestibular. A única exceção é o curso de Música, em que a segunda fase será a Prova de Habilidades Específicas.

Estude pelo Estratégia Vestibulares e seja mais um aprovado!

Com o Estratégia você tem acesso a materiais completos, videoaulas com nossos professores incríveis, banco de questões com mais de 250 mil perguntas comentadas e muito mais! Confira nossas vantagens e seja Coruja você também.

Você pode gostar também