Muitas pessoas sonham em trabalhar com esporte no Brasil. A prática de atividades físicas, a tentativa de se tornar um atleta profissional e o gosto pela área são alguns dos motivadores que levam as pessoas a procurar profissões relacionadas.
Se engana quem pensa que esse mercado é restrito a atletas e treinadores, já que são muitas as funções que rodeiam a área. Por trás de um atleta ou equipe esportiva, há uma série de atribuições necessárias para que toda a engrenagem consiga sair do lugar.
Portanto, se você se encaixa nessa categoria e gostaria de trabalhar na área esportiva, veja abaixo algumas profissões e graduações que podem se encontrar com o esporte.
Navegue pelo conteúdo
Educação Física
Não podemos começar essa lista sem citar a graduação mais óbvia para quem quer trabalhar na área esportiva. Educação Física é o curso que prepara profissionais para desenvolver, executar e monitorar atividades físicas diversas.
Nesse sentido, o profissional pode trabalhar em academias, escolas, clubes e demais locais que proporcionam aulas que envolvem exercícios físicos, seja de forma coletiva ou individual, como um personal trainer, por exemplo.
A graduação na área envolve tanto licenciatura quanto bacharelado ou ambos, portanto, vale a pena observar essa questão na hora da escolha. Há também, dentro da pesquisa científica, estudos sobre assuntos variados, de comportamento do corpo, até mesmo métodos de treino e tratamento de doenças.
Fisioterapia
O curso de Fisioterapia também é facilmente associado com esporte, já que um dos objetivos desse profissional é preparar pessoas para que elas possam realizar atividades físicas.
No esporte, a Fisioterapia é responsável por identificar e prevenir lesões e tratá-las quando elas acontecem. Nesse sentido, a preparação física é fundamental para que um atleta se mantenha em atividade e em alto nível pelo máximo de tempo possível.
Ao se especializar em esporte, o profissional pode atuar em clubes, times de futebol e outras associações, formando um corpo de treinadores que reúnem profissionais de áreas próximas, como educadores físicos, nutricionistas e médicos.
Nutrição
Citada acima, a nutrição tem campos relacionados ao esporte no que diz respeito à segurança alimentar dos atletas e de pessoas que buscam a prática esportiva combinada a alimentação adequada.
O objetivo de um nutricionista esportivo é entender as necessidades de um conjunto de atletas ou indivíduo específico e desenvolver uma dieta específica para que desenvolvam as atividades com ótimo desempenho e boa recuperação.
A Nutrição Esportiva é uma especialização em que o profissional aplica no esporte de alto desempenho e nas atividades físicas de seus pacientes conhecimentos relacionados à nutrição, fisiologia, bioquímica, composição de alimentos e até mesmo anatomia.
Medicina
Medicina não tem como ficar de fora, né? O curso tem como uma de suas especializações a área esportiva, com estudos sobre tratamentos e reabilitações, além de impactos de práticas esportivas diversas, seja em alto nível ou não.
O esporte, principalmente o de alto desempenho, exige muito do corpo de um atleta, o que torna cada detalhe muito importante em aspectos médicos. Dentro da medicina esportiva, destaca-se a traumatologia e ortopedia, mas outras especialidades como cardiologia e também neurologia têm destaque na área.
O médico de um atleta ou grupo de esportistas tem a responsabilidade de acompanhar o histórico de cada pessoa, fazer avaliações constantes sobre seus estados de saúde e limites corporais, além de medicá-los em caso de lesões e doenças de modo geral.
Psicologia
Corpo são, mente sã. Na prática esportiva é muito importante manter o equilíbrio entre as duas partes, afinal de contas, muitos atletas são cobrados e se cobram no limite de suas aptidões.
A psicologia do esporte ajuda a elevar o nível dos atletas, entenderem suas questões psíquicas e lidar com a pressão e o estresse frequente em suas profissões ou atividades. O trabalho pode envolver também aspectos coletivos, como criar entrosamento e desenvolver empatia e espírito de equipe entre os esportistas.
A área específica, portanto, exige conhecimentos sobre a rotina de atletas, seus relacionamentos com a prática esportiva e preparação para que seus desempenhos sejam sempre elevados, sem prejudicar suas mentes.
Publicidade e Propaganda
Equipes e atletas hoje são também marcas: Jordan, Messi, Neymar e tantos outros são também emblemas e representantes de fornecedores de materiais esportivos, de seus próprios nomes e de empresas dos mais variados setores. E o Marketing usa isso para movimentar a alta que o setor enfrenta.
O marketing esportivo pode trabalhar tanto com a exploração das marcas dos atletas como também de emissoras de televisão, empresas que desejam transmitir ideias como saúde através do esporte, alimentação balanceada e estilo de vida saudável.
Existe uma série de pós-graduações e cursos especializados em marketing esportivo ao redor do país. Além disso, o estudante pode procurar por oportunidades em emissoras locais de rádio e televisão, empresas relacionadas a esporte e clubes e associações diversas.
Jornalismo
O jornalismo é responsável por transmitir as informações sobre eventos esportivos e atualizações da área que mexe com milhões de pessoas ao redor do mundo. Entrevistas, análises técnicas, assessoria, produções e programas sobre esporte são alguns trabalhos que envolvem jornalistas na cobertura de esportes de forma geral.
Trabalhar no jornalismo esportivo muitas vezes exige desenvolver relacionamentos profissionais com atletas e dirigentes, além do compromisso com a verdade, cada vez mais necessário nos tempos de hoje.
Assim como no marketing esportivo, é possível encontrar pós-graduações específicas com foco no esporte. Como as duas áreas são relacionadas à comunicação, é possível trabalhar nesse setor na maioria das organizações.
Direito
Contratos, direito de imagem, regulamentos e normas, itens que são diretamente ligados ao Direito e afetam o universo esportivo. Cada vez mais vemos a importância da área no setor, seja em eventos, ou mesmo nas interpretações das leis que envolvem esporte.
Disposições cíveis, fiscais, trabalhistas e administrativas são áreas do Direito que tem atuação no esporte como um todo. O direito desportivo, especialização que integra tudo o que envolve o esporte, é o que cuida, dentre outras funções, dos regulamentos dos campeonatos de todas as esferas, do municipal ao internacional.
As especializações no direito desportivo provam que é possível, portanto, aliar a graduação em Direito com o esporte, atuando nos bastidores, regras, regulamentos e princípios como arbitragens, mediações e conciliações, comuns no mundo jurídico.
Outras profissões
- Relações Públicas: fluxos e organizações internas como coletivas de imprensa, eventos e comunicados podem ser feitos por formados no curso;
- Administração: toda a logística e acompanhamento dos clubes, atletas e até mesmo confederações necessitam de administradores nos processos diários;
- Matemática: no esporte todos os números são desempenho, e a estatística é uma área que vem ganhando espaço para identificar qualidade;
- Arquitetura e Urbanismo: se você gosta de esporte e as estruturas que envolvem as práticas esportivas, é possível aliar os dois se especializando nesse tipo de construção; e
- Design: seja para divulgações, criação de uniformes e campanhas, o designer hoje em dia é muito requisitado pelas marcas esportivas, atletas e associações para projetar sua imagem e mensagem para o público.
Faça do esporte sua profissão com o Estratégia Vestibulares
Se você é praticante de algum esporte, ou mesmo gosta de acompanhar a área pela televisão ou mídias sociais e quer trabalhar na área, saiba que isso é possível! Escolha a graduação de sua preferência, estude com o Estratégia e conquiste sua vaga no vestibular desejado.
Temos cursos intensivos e extensivos, simulados, aulas ao vivo sobre os mais variados temas que caem no vestibular e um blog incrível, com dicas e matérias sobre os mais variados assuntos. Faça parte do Estratégia você também!