Round 6: 5 temáticas sociais abordadas na série que podem cair no vestibular

Round 6: 5 temáticas sociais abordadas na série que podem cair no vestibular

Você já assistiu a Round 6? A série está super em alta e aborda temáticas sociais que podem cair no Enem e em outros vestibulares; confira

Batatinha frita 1,2,3… você já assistiu à primeira temporada de Round 6? A série sul-coreana está em alta desde a sua estreia em meados de setembro. Na trama, um grupo de pessoas com problemas financeiros são convidadas a participar de um jogo de sobrevivência. Porém, o que nenhum deles imagina é que, ao ser eliminado, o participante é morto.

Ao fim da disputa, o ganhador receberá o prêmio de 45,6 bilhões de wons sul-coreanos, que equivale a cerca de 208 milhões de reais. E aí, você toparia participar da brincadeira?

Pensando bem, é melhor focar na prova do vestibular, não é mesmo? ? Por isso, para te ajudar dos estudos e a desenvolver ainda mais o seu repertório sociocultural, o Estratégia Vestibulares listou 5 temáticas sociais abordadas na série e que são de enorme importância:

1 – Falsa igualdade e meritocracia

Os organizadores da disputa vendem o discurso de que todos são iguais na disputa e que são capazes de alcançar o objetivo final, mas não levam em consideração o fato de que os personagens não estão em pé de igualdade.

Há diferenças evidentes entre os personagens, seja na força física, na carga de conhecimento ou na formação de grupos sociais e parcerias dentro do game, que privilegiam homens em detrimento de mulheres e idosos, por exemplo.

2 – Espetacularização da pobreza

Os criadores do jogo utilizam da condição de vulnerabilidade socioeconômica em que todos os jogadores se encontram para fazer com que eles se submetam, além da pressão imposta, a situações degradantes e que colocam sua vida em risco.

Ao mesmo tempo, homens ricos acompanham toda a violência ao vivo e fazem apostas sobre que jogador deve vencer cada prova. A situação pode ser uma analogia aos programas sensacionalistas exibidos na TV ou a situações sociais em que pessoas ricas utilizam de pessoas pobres para se promover.

3 – Privacidade digital e vazamento de informações

Todos os jogadores foram selecionados para participar porque os organizadores do jogo tinham acesso aos seus dados, e eles levaram em consideração, principalmente, os financeiros e de histórico familiar.

O vazamento de informações é uma das principais pautas do mundo digital e ocorre quando dados coletados são repassados a terceiros. Contextualizado à realidade, o vazamento de informações pode acarretar na tentativa de golpes e em exposição pública. 

4 – Preconceito geracional

Fica evidente na série o preconceito geracional e a exclusão contra idosos. Os participantes do jogo acabam preterindo um personagem idoso, por acharem que este não é capaz de realizar as provas.

Atualmente, pessoas idosas são um dos principais pontos de discussão no combate à pandemia e, anteriormente, foram um dos centros de debate da reforma da previdência no Brasil. O olhar estigmatizado diante desse grupo de pessoas impacta diretamente na vivência social e nas decisões de políticas públicas. 

5 – Machismo e xenofobia

Dois dos preconceitos mais presentes na série são o machismo e a xenofobia. Essas duas pautas atravessam há tempos a sociedade e continuam sendo atuais.

O machismo fica escancarado quando os personagens homens da série acreditam que as mulheres são frágeis e incapazes de realizar as provas. O preconceito também se escancara diante de um personagem imigrante no país. A série mostra a exploração que o personagem sofre no mercado de trabalho ao trabalhar em condições irregulares e não receber seu salário. 

E aí, o que você achou dos temas abordados em Round 6? Para ficar por dentro de mais dicas de estudo, clique nos links abaixo e estude com o Estratégia Vestibulares:

Veja também:
+ 17 filmes para compreender a história do Brasil
+ Tudo sobre o álbum “Sobrevivendo no Inferno” e sua importância para a cultura brasileira
+ 9 filmes brasileiros para citar na redação
+ 7 séries para usar como repertório sociocultural na redação
Você pode gostar também