Como os sistemas do nosso corpo podem cair em prova

Como os sistemas do nosso corpo podem cair em prova

Oi, pessoal. Tudo bem? Sou a prof. Bruna Klassa, prof. de Biologia do Estratégia Vestibulares. Hoje, escrevo este artigo para mostrar como os sistemas do corpo humano podem ser cobrados em prova de vestibular. Nos exemplos de hoje, trago os sistemas circulatório e respiratório, que caíram na prova da Fuvest 2018. Vamos lá?

Sistema Circulatório

Primeiro, vamos falar um pouco sobre o Sistema Circulatório. O sistema circulatório é o conjunto de órgãos responsáveis pela distribuição de nutrientes e oxigênio para as células e coleta de suas excretas metabólicas para serem eliminadas por órgãos excretores.

Ele é constituído pelo coração, pelos vasos sanguíneos, pela linfa e pelos vasos linfáticos. Para que a circulação sanguínea seja completa, o sangue passa duas vezes pelo coração, realizando a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

Na circulação pulmonar, o sangue venoso (pobre em O2) é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica para o pulmão direito e para o pulmão esquerdo. Uma vez nos pulmões, o sangue presente nos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio.

Então, o sangue arterial oxigenado é levado pelas veias pulmonares de volta ao coração, chegando no átrio esquerdo. A partir daí, ele é bombeado para o ventrículo esquerdo, passa para a artéria aorta e segue para os diversos tecidos do corpo.

Nos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases, tornando o sangue novamente venoso. Então, as veias cavas superiores e inferiores o recolhem e o levam ao átrio direito do coração, completando o ciclo.

Para conhecer mais sobre o Sistema Circulatório, a minha colega prof. Carol Negrin publicou um artigo falando sobre a configuração do sistema circulatório. Sugiro acompanhar a explicação dela para conhecer ainda mais.

A Fuvest, em 2018, perguntou o seguinte:

A questão

No sistema circulatório humano:

(A) a veia cava superior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da cabeça, dos braços e da parte superior do tronco, e chega ao átrio esquerdo do coração.

(B) a veia cava inferior transporta sangue pobre em oxigênio, coletado da parte inferior do tronco e dos membros inferiores, e chega ao átrio direito do coração.

(C) a artéria pulmonar transporta sangue rico em oxigênio, do coração até os pulmões.

(D) as veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio, dos pulmões até o átrio direito do coração.

(E) a artéria aorta transporta sangue rico em oxigênio para o corpo, por meio da circulação sistêmica, e sai do ventrículo direito do coração.

Como responder?

  • A alternativa A está errada, porque as veias cavas (inferior e superior) transportam sangue venoso (pobre em O2 e rico em CO2) ao átrio direito do coração. De lá, o sangue passa ao ventrículo direito para então ser bombeado aos pulmões onde ocorre a hematose (trocas gasosas).
  • A alternativa B está certa e é o nosso gabarito. A alternativa C está errada, porque a artéria pulmonar carrega o sangue venoso do coração para os pulmões, onde ele é oxigenado.
  • A alternativa D está errada, porque as veias pulmonares carregam o sangue oxigenado do pulmão ao coração, desembocando no átrio esquerdo.
  • A alternativa E está errada, porque a artéria aorta transporta sangue rico em oxigênio para o corpo, por meio da circulação sistêmica, mas sai do ventrículo esquerdo do coração.

Você encontra as explicações sobre fisiologia humana nas aulas 16, 17 e 18 do curso intensivo de Biologia para a Fuvest.

Sistema Respiratório

Respiração é o nome dado ao processo de trocas dos gases oxigênio e carbônico dos organismos com o meio em que vivem. O oxigênio é transportado pela hemoglobina que está presente nas hemácias.

O oxigênio dentro dos alvéolos pulmonares difunde-se até os capilares sanguíneos, penetra nas hemácias e se liga às hemoglobinas, liberando gás carbônico para fora da célula.

Esse processo denomina-se hematose. Nos tecidos, o oxigênio se desliga das moléculas de hemoglobina e se difunde pelo líquido tissular até chegar nas células. Elas então liberam o gás carbônico, que reage com a água formando o ácido carbônico que logo é difundido no plasma do sangue.

Para que isso aconteça, o processo de respiração é dividido em dois movimentos:

  • a) inspiração, por meio da contração do diafragma e dos músculos intercostais, promovendo a entrada de ar dentro do organismo; e
  • b) expiração, que promove a saída de ar dos pulmões por meio do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais.

Esses movimentos são controlados pelo bulbo, a porção mais inferior do tronco encefálico, juntamente com outros órgãos, como o mesencéfalo e a ponte, que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. Quando a concentração de gás carbônico está alta, ocorre a redução do pH sanguíneo.

O bulbo percebe essa variação e, por meio de impulsos nervosos, estimula a contração do diafragma e dos músculos intercostais, o que provoca a inspiração, fazendo a frequência respiratória aumentar. Por outro lado, quando a concentração do gás carbônico está baixa, a frequência respiratória diminui.

Vamos à questão?

A questão

A Fuvest faz o seguinte questionamento:

  • I. Impulsos nervosos estimulam a contração do diafragma e dos músculos intercostais, provocando a inspiração.
  • II. A concentração de dióxido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratório.
  • III. O ritmo respiratório pode ser controlado voluntariamente, mas na maior parte do tempo tem controle involuntário.

Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas.

(B) I e III, apenas.

(C) III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

Como resolver?

Como já foi explicado, fica fácil resolver essa questão, não é? Então você certamente tem a reposta: todas as afirmativas estão certas e o nosso gabarito é a letra E.

Você encontra as explicações sobre fisiologia humana nas aulas 16, 17 e 18 do curso intensivo de Biologia para a Fuvest.

Então é isso, pessoal. Espero que vocês tenham gostado desse artigo. Qualquer dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato através do Fórum de Dúvidas ou através das redes sociais.

Abraço,

Professora Bruna Klassa.

Instagram:@profbrunaklassa

Leia mais…

CURSOS PARA FUVEST

Você pode gostar também