Áreas do direito: quais podem ter mais demanda em 2022

Áreas do direito: quais podem ter mais demanda em 2022

Quer saber quais são as áreas do direito que possuem mais demanda? Confira nosso artigo e entenda um pouco mais sobre o assunto!

Todo estudante de Direito recém-aprovado na prova da OAB precisa aprender quais áreas do Direito podem ter mais demanda em 2022. Isso é importante pois indica a eles em quais segmentos se aprofundar e aperfeiçoar, de modo a evitar ficar sem casos e sofrer com um início de carreira lento. Um exemplo claro disso é a área Trabalhista, que perdeu uma grande parte dos casos depois da aprovação da Reforma Trabalhista em 2017.

Além disso, some-se o fato de que esse ainda é um ano de pandemia do novo coronavírus e temos uma confusão jurídica e de muitas incertezas. Muitos mercados estão em plena mudança e podem sequer voltar desse período de Covid-19. Outros, caso voltem, estarão tão reformulados que parecerão algo completamente novo. De fato, teremos uma vida muito diferente nos próximos tempos.

E aí, quer aprender quais áreas do Direito podem ter mais demanda em 2022? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quais áreas do Direito podem ter mais demanda em 2022? Veja 5 opções

1. Direito Desportivo

O Direito Desportivo deve despontar em 2022 com muito destaque dentro do segmento jurídico. Isso porque existem muitas situações que podem despoletar potenciais casos para trabalhar.

Em primeiro lugar, ainda existem muitas polêmicas em relação à vida esportiva profissional em tempos de pandemia. Afinal, os atletas podem ou não jogar? Haverá Olimpíada ou não? Como ficam essas questões?

Além disso, a pandemia afetou bruscamente alguns aspectos do jogo. Por exemplo, não há mais torcida em eventos esportivos, especialmente o futebol. Como ficam os atletas que dependem do dinheiro dos clubes? E os compromissos assinados? E o Estatuto do Torcedor? Com tudo isso em mente, haverá um grande número de processos por parte de atletas, clubes, torcedores e muito mais.

2. Compliance

O setor de Compliance e Direito Empresarial vem crescendo a ritmo alucinante nos últimos anos e deve seguir em alta em 2022, 2023 e nos próximos anos ainda. Isso porque esse segmento é muito importante para muitas empresas, especialmente no contexto atual do Brasil.

Depois de tantas denúncias por corrupção que acabaram com empresas gigantescas do país (um exemplo é a Odebrecht, que teve de mudar de nome por causa da sua situação), negócios de pequeno, médio e grande porte passaram a implementar medidas de Compliance para poder evitar se envolver em situações graves como aquelas.

Além disso, o Compliance ajuda também a evitar outros tipos de problemas que a empresa possa passar, incluindo questões trabalhistas, tributárias e com fornecedores.

3. Direito Ambiental

Uma das grandes questões da atualidade é o Meio Ambiente. Com as mudanças climáticas no mundo todo e o aumento gigantesco da preocupação com a sustentabilidade empresarial, o Direito Ambiental se torna cada vez mais importante.

Muitas empresas precisam se adaptar às novas regras ambientais, bem como as pessoas precisam de advogados para mover processos contra as empresas que não cumprem os regulamentos. Por isso, um advogado especializado em Direito Ambiental pode atuar tanto ao lado de empresas, na prevenção ou na defesa de processos, quanto do lado da promotoria ou da acusação. 

Com a crescente preocupação ambiental, os advogados especializados nessa área encontrarão um futuro bem grande e próspero.

4. Mediação

Apesar de não ser um segmento específico do Direito, a mediação é uma forma de atuação que tem tudo para crescer bastante nos próximos anos. Isso porque há um esforço do Judiciário em tentar reduzir o volume de casos em execução em cada momento no nosso país, uma vez que casos demais podem travar o sistema e fazer com que pessoas precisando de Justiça tenham de esperar anos por isso.

A mediação é, portanto, uma ferramenta ótima para ajudar a desjudicializar casos que não são tão sérios assim e que podem ser resolvidos com as partes chegando a um acordo mediado por gente especializada. 

5. Direito Civil

Por fim, a última área do Direito que realmente terá um grande resultado em 2022 é o Direito Civil. Podemos ver, por exemplo, como o caso de divórcios aumentou bastante desde o início da pandemia.

Por isso, a tendência é que esse número continue em alta conforme a pandemia siga em alta e com mais restrições de movimento das pessoas. Além disso, infelizmente, também tem havido um aumento de pedidos de inventários, já que a pandemia tem causado muitas mortes no país e as pessoas precisam de ajuda para isso.

Pronto! Agora você já sabe quais áreas do Direito podem ter mais demanda em 2021 e como se especializar nelas. O próximo passo é colocar os estudos nessa direção e ver quais das áreas você mais tem o interesse em atuar. Se especializando nesses segmentos, a tendência é de ter muitos casos e bastante trabalho em 2022 e 2023, provavelmente nos próximos anos também.

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Texto: Thiago Bayer

Você pode gostar também