11 questões sobre vírus e bactérias que já caíram nos vestibulares

11 questões sobre vírus e bactérias que já caíram nos vestibulares

Entenda como os assuntos são cobrados nos exames e saiba o que estudar para as provas de Biologia

Você sabia que os vírus são partículas infecciosas, enquanto as bactérias são microorganismos celulares? Apesar da diferença, ambos podem causar doenças, até mesmo fatais, aos seres humanos.  

A Febre Amarela, por exemplo, é uma doença causada pelo “Flavivírus”, a primeira partícula infecciosa viral descoberta pela Ciência, em 1818. Já a bactéria “Mycobacterium leprae”, é a responsável pela Hanseníase, e foi descoberta em 1837.

Desde que a Ciência passou a ter conhecimento sobre o funcionamento dos vírus e das bactérias, muitas descobertas sobre seu comportamento e sobre os cuidados contra enfermidades foram feitas. É por isso que o Portal Estratégia Vestibulares preparou uma lista de questões sobre vírus e bactérias que já caíram nos vestibulares para que você possa testar e atualizar seus conhecimentos. Confira:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) 2023

Os vírus são organismos especiais que sempre precisam de células para se reproduzir. Estruturalmente há diferentes vírus, como os vírus envelopados e os não envelopados. Quando se analisa a estrutura básica de um vírus envelopado, constata-se que

A) O envelope contém proteínas que possibilitam o transporte ativo de substâncias primordiais para a atividade metabólica desse vírus.

B) Existem glicoproteínas e microtúbulos no envelope que não mudam constantemente e que servem para identificar o tipo desse vírus.

C) O envelope contém exclusivamente substâncias produzidas pelo próprio vírus durante a replicação no interior da célula hospedeira.

D) No envelope há proteínas ligantes que se encaixam nos receptores da membrana celular e permitem a penetração desse vírus na célula hospedeira.

E) Os ribossomos virais são importantes para a síntese da enzima transcriptase reversa, capaz de adicionar proteínas no envelope viral.

Resolução: A alternativa D está correta.

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) 2022

Na Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso dos Antimicrobianos, que começou em 18 de novembro de 2021, as autoridades de saúde chamaram a atenção para a resistência antimicrobiana, um grave problema de saúde pública que pode ser agravado com a pandemia da Covid-19. As bactérias podem adquirir resistência aos antibióticos e, assim, não morrerem na presença desses medicamentos. 

Disponível em: https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-11-18/covid-19-acelera-aparicao-de-superbacterias-e-abre-caminho-para-a-proxima-pandemia.html. Acesso em: 22 nov. 2021 (adaptado)

Considerando os mecanismos biológicos responsáveis pela emergência de bactérias resistentes aos antibióticos, é correto afirmar que

A) Os plasmídeos são estruturas genéticas móveis presentes em bactérias, que podem carrear genes de resistência e transferi-los diretamente para outras bactérias durante o evento genético chamado de transdução.

B) Alterações no material genético podem causar resistência aos antibióticos, como é o caso de mutações que provocam alteração na permeabilidade da membrana plasmática de bactérias.

C) A transferência ou troca de material genético entre as bactérias ocorre somente na presença de antibióticos, devido à pressão seletiva exercida por eles.

D) As bactérias são organismos procariotos; algumas possuem genes de resistência em seu cromossomo, resultado do uso limitado de antibióticos.

E) Os bacteriófagos são ferramentas biológicas importantes utilizadas em diferentes áreas como a biorremediação. No entanto, devido à ampla utilização no meio-ambiente eles passaram a carregar vários mecanismos de resistência bacteriana.

Resolução: A alternativa B está correta.

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) 2022

PARA GERAR VARIANTES, VÍRUS REQUER TEMPO E OPORTUNIDADE

Natália Pasternak 

O surgimento de variantes do novo coronavírus trouxe, de carona, dúvidas, especulações e até teorias de conspiração. Mutações e variantes fazem parte da vida normal de todo microrganismo. Qualquer pessoa que tenha trabalhado em um laboratório de microbiologia já teve a oportunidade de ver a evolução acontecendo em tempo real. Variantes deste vírus, portanto, não são nenhuma surpresa. […]. Mas se tivéssemos feito a lição de casa, usando máscaras, evitando aglomerações e cumprido o distanciamento, seria muito mais difícil surgirem variantes e, caso surgissem, que se propagassem. Variantes não devem ser usadas como desculpas por governantes para se eximir da responsabilidade de conter a pandemia. 

Disponível em: https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fato/2021/03/10/para-gerar-variantes-virus-requer-tempo-e-oportunidade. Acesso em: 05 ago. 2021. 

Considerando o texto e os conhecimentos de evolução e genética, assinale a alternativa correta.

A) A mudança de um nucleotídeo de uma molécula de RNA do vírus sempre modifica a estrutura de sua proteína, pois para cada códon há um aminoácido específico.

B) Quanto maior for o tempo de replicação dos vírus, menor a probabilidade do surgimento de novas variantes.

C) É possível que a seleção natural aja sobre variantes do novo coronavírus, selecionando aquelas que tenham mutações que aumentam sua transmissão.

D) Conhecimentos evolutivos não têm relação com o estabelecimento de estratégias de diminuição da transmissão do novo coronavírus, como o uso de máscaras e de vacinas.

E) Os vírus produzem mutações para se adaptarem quando são submetidos a condições desfavoráveis a eles.

Resolução: A alternativa C está correta.

Universidade de Brasília (UnB) 2022

A pandemia de covid-19 tem sido um dos maiores problemas de saúde pública da humanidade, e o desenvolvimento de vacinas com alta eficácia permitiu a redução significativa do número de óbitos e de casos graves da doença. Algumas dessas vacinas foram produzidas por meio de um método inovador: em vez da utilização de um vírus atenuado ou morto, foram utilizadas moléculas de ácido ribonucleico (RNA). Levando em consideração as propriedades das biomoléculas e a resposta do organismo humano às vacinas, julgue o item que se segue.

Na vacinação tradicional contra doenças como sarampo, hepatite e poliomielite, são injetados, no organismo humano, anticorpos que causarão a ativação do sistema imunitário e protegerão o indivíduo contra as doenças

C) Certo.

E) Errado.

Resolução: A alternativa E está correta. Vacinas são uma forma de imunização ativa, que promove a produção de anticorpos pelo organismo ao invés de fornecê-los diretamente.

Universidade Estadual do Ceará (Uece) 2022

Em relação aos vírus, escreva V. ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

(  ) O genoma do vírus é de DNA ou de RNA.

(  ) Fora das células hospedeiras, os vírus existem como partículas multicelulares.

(  ) Os vírus são afetados por antibióticos que têm como alvo a parede celular, o cloroplasto ou os vacúolos.

(  ) Os vírus são parasitas extracelulares obrigatórios das bactérias. 

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A) V, F, F, F.

B) V, F, V, F.

C) F, V, F, V.

D) F, V, V, V.

Resolução:  A alternativa A está correta.

Centro Universitário São Camilo (2022)

A cada ano cerca de 200 mil novos casos de hanseníase são notificados à Organização Mundial da Saúde (OMS), com o Brasil respondendo por mais de 27,8 mil casos em 2019, o segundo maior número no mundo. Segundo Yohei Sasakawa, Embaixador da OMS, existe tratamento eficaz contra hanseníase. Com diagnóstico e tratamento precoces, a doença é completamente curável, mas, se o tratamento for adiado, sequelas como danos à pele e aos nervos podem ocorrer. (Julio Abramczyk. “A luta contra a hanseníase”. Folha de S.Paulo, 04.06.2021. Adaptado.)

O agente causador da doença citada no texto pertence ao Domínio

A) Archaea, formado por seres procariontes, multicelulares e autótrofos.

B) Eukarya, formado por seres que possuem envoltório nuclear e organelas membranosas.

C) Monera, formado por seres procariontes, unicelulares e heterótrofos.

D) Viridae, formado por seres que possuem uma cápsula proteica e material genético.

E) Bactéria, formado por seres que possuem peptidoglicano na parede celular.

Resolução: A alternativa E está correta. 

Universidade de Taubaté (Unitau) 2022

Durante a pandemia causada pelo Sars-CoV2, novo coronavírus, houve muita discussão sobre tratamentos. Nessas discussões, uma delas chamou a atenção quando se questionou a diferença entre vírus e protozoários. 

Sobre vírus e protozoários, é VERDADEIRO ou FALSO afirmar que:

1) Todos os vírus apresentam um envelope de composição lipoproteica, que envolve as cápsulas proteicas e possuem material genético, tanto DNA quanto RNA. Alguns poucos vírus possuem os dois. 

 2) Os protozoários são procariontes e, do seu material genético, somente o DNA se encontra dentro do núcleo, envolvido por uma membrana. Os protozoários são seres unicelulares e heterótrofos. 

3) Os vírus, não possuem metabolismo próprio, necessitam de uma célula hospedeira para se reproduzir e, portanto, são chamados de parasitas intercelulares obrigatórios.

4) Os protozoários são eucariontes e o seu material genético se encontra dentro do núcleo, envolvido por uma membrana. 

 Assinale a alternativa que apresente as afirmativas VERDADEIRAS (V) e FALSAS (F) na sequência CORRETA.

A) 1 (V); 2 (F); 3 (F); 4 (V)

B) 1 (V); 2 (V); 3 (V); 4 (F)

C) 1 (F); 2 (V); 3 (V); 4 (V)

D) 1 (F); 2 (F); 3 (V); 4 (V)

E) 1 (V); 2 (F); 3 (V); 4 (F)

Resolução: A alternativa D está correta.

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 2021

Os procariotos apresentam níveis elevados de diversidade genética e os três fatores responsáveis por isso são

A) reprodução sexuada, motilidade e mutação.

B) reprodução rápida, motilidade e recombinação genética.

C) reprodução rápida, mutação e recombinação genética.

D) reprodução sexuada, mutação e recombinação genética.

Resolução: A alternativa C está correta. Os procariotos conseguem manter diversidade genética através de mutações e recombinação genética por meio de conjugação, transdução e transformação.

Universidade Estadual do Oeste do Ceará (Unioeste) 2021

A maioria das pessoas provavelmente não precisa pensar muito para distinguir seres vivos dos “não-vivos”. Em tese, é fácil: um humano está vivo, uma rocha, não. A tarefa pode parecer simples, mas é bem mais complexa para cientistas e filósofos, que há milênios ponderam sobre o que faz algo ‘estar vivo’. Este é o caso, por exemplo, dos vírus. (…) Eles não são células, não têm metabolismo e são inertes desde que não encontrem uma célula”, diz Patrick Forterre, microbiologista do Instituto Pasteur, em Paris, na França. Muitos cientistas chegaram à conclusão de que os vírus não são vi-vos. (…) Faltam aos vírus quase todos os atributos que os qualificariam como seres vivos. No entanto, eles possuem informações codificadas em DNA ou RNA (Ácido Desoxirribonucleico e Ácido Ribonucleico). O DNA é o material genético de todos os organismos celulares e de grande parte dos vírus. O RNA é o material genético de alguns tipos de vírus e, nos organismos celulares, a molécula que dirige as fases da síntese de proteínas. Juntos, DNA e RNA transportam a informação necessária para dirigir a síntese de proteínas e sua replicação. (…) O fato de que os vírus, assim como todas as formas de vida conhecidas, carregam DNA ou RNA, levou alguns cientistas a incluí-los na categoria dos “vivos”.

Por que é tão difícil definir o que é vida e o que são seres “vi-vos”? 5 fev. 2017. Disponível em <https://g1.globo.com/cien-cia-e-saude/noticia/por-que-e-tao-dificil-definir-o-que-e-vida–e-o-que-sao-seres-vivos.ghtml>. Acesso em 24 fev. 2021.

De acordo com o texto acima e com os seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.

A) Pode-se dizer que, por possuírem metabolismo próprio, os vírus podem ser considerados como seres vivos.

B) A função principal dos capsídeos é proteger o DNA dos vírus de agentes externos, ação necessária para que ocorra a infecção viral.

C) Pode-se considerar que os vírus são organismos acelulares, sendo constituídos basicamente por proteínas e ácido nucleico.

D) As glicoproteínas existentes nos vírus possuem a função de reprodução viral, já que podem se unir a outros seres vivos.

E) Os vírus são organismos que possuem apenas alguns tipos de organelas responsáveis pela síntese proteica.

Resolução: A alternativa C está correta.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) 2021

Alimentos denominados probióticos, tais como leites fermentados, iogurtes naturais, quefir e kombucha, contêm microrganismos vivos benéficos à saúde humana.

A ação desses microrganismos resulta em:

A) Quebra de moléculas de celulose

B) Neutralização da acidez do suco gástrico

C) Aumento da produção de glóbulos vermelhos 

D) Controle das bactérias patogênicas intestinais

Resolução: A alternativa D está correta. Probióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, trazendo benefícios por facilitar a digestão e a absorção de nutrientes, e fortalecer o sistema imunológico, bem como contribuir para o controle das bactérias patogênicas intestinais.

Universidade Regional do Cariri (Urca) 2021

Os vírus que são capazes de infectar bactérias são conhecidos como bacteriófagos ou fagos. Um exemplo é o bacteriófago T4 (imagem abaixo), cujo ciclo reprodutivo ocorre, de maneira resumida, quando o fago T4 associa-se à membrana bacteriana e em seguida injeta o DNA no citoplasma bacteriano.

http://segundocientista.blogspot.com/2014/02/introducao-ao-estudo-dos-virus.html

O processo de replicação desse vírus ocorre em 5 etapas: adsorção, penetração, biossíntese, maturação e liberação. Baseado no processo de replicação viral do fago T4 correlacione as etapas com a coluna abaixo:

1. Adsorção 

2. Penetração 

3. Biossíntese 

4. Maturação 

5. Liberação

(  ) Etapa em que os novos vírus são montados.

(  ) Essa etapa se caracteriza pelo rompimento da célula hospedeira.

(  ) Nesta etapa acontece a injeção do DNA viral na célula hospedeira.

(  ) Essa etapa ocorre devido à presença de receptores na membrana do hospedeiro.

(  ) Direcionamento do metabolismo celular para a produção de novos vírus.

Assim, a ordem numérica de cima para baixo, é:

A) 1 – 4 – 2 – 3 – 5

B) 4 – 5 – 2 – 1 – 3

C) 2 – 3 – 1 – 5 – 4

D) 4 – 5 – 3 – 2 – 1

E) 2 – 5 – 4 – 1 – 3

Resolução: A alternativa B está correta. 

Saiba mais sobre as questões cobradas nos vestibulares

Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares 

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil! 

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também