Embaixo ou em baixo: qual é a diferença?

Embaixo ou em baixo: qual é a diferença?

Uma das dúvidas mais comuns na hora de escrever um texto ou redação é como usar os termos embaixo ou em baixo. Ambas as construções estão corretas, mas apresentam significados completamente diferentes. Acompanhe a explicação para você não ter mais dúvidas na hora de fazer seu artigo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Embaixo X em baixo

Para entender quais são as diferenças, é necessário saber que as palavras fazem parte de classes gramaticais distintas. Embaixo, tudo junto, é um advérbio de lugar, enquanto em baixo, separado, é adjetivo. Veja, abaixo, as diferenças.

Embaixo: como usar e classificações

Um advérbio de lugar é usado para transmitir a ideia de algo que está em uma posição inferior a outra coisa. Ao vir logo na sequência de uma preposição, é formada uma locução adverbial. Logo, “embaixo” é o contrário de “em cima”, que por sua vez, é escrito separado. Exemplos:

O chinelo está embaixo da cama
Há uma entrada embaixo da escada
As toalhas estão embaixo das roupas de cama
Preciso que você busque o baú que ficou lá embaixo

Em baixo: como usar e classificações

Os adjetivos são termos usados para caracterizar substantivos, agregando a eles qualidade, defeito, condição, estado e outros. Em baixo, portanto, tem como objetivo qualificar o substantivo da sentença em que o termo for inserido. Exemplos:

O avião tentou seguir em baixo voo
O jogador vem em baixa na temporada
O paciente segue em baixo risco de morte
Ações da empresa estão em baixa no momento

Mais dicas de estudo

Acompanhe abaixo algumas dicas listadas pelo Estratégia:

O que, o quê e oque: qual é a diferença?
Há ou a: qual a diferença?
Se não ou senão: qual é a diferença?

Saiba mais dicas para os vestibulares com o Estratégia

Quer saber mais sobre as dúvidas que você tem em português e gramática? Acompanhe o conteúdo do Estratégia Vestibulares e fique por dentro dos nossos conteúdos novos e voltados para o tema!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também