Texto não literário: o que é, tipos e diferença de texto literário 

Texto não literário: o que é, tipos e diferença de texto literário 

A literatura é uma forma de expressar arte, então a produção de obras literárias está relacionada com a liberdade do artista, sem compromisso com a veracidade, com certo grau de emoções e subjetividades. Do outro lado, está o texto não literário, que transmite mensagens com objetividade, com informações fatídicas e com caráter informativo — a liberdade artística não é considerada nesse tipo de escrita. 

O conhecimento claro sobre um texto não literário é um diferencial para a realização de vestibulares nacionais, especialmente o Enem, que traz uma gama diversificada de textos para serem interpretados e debatidos em seus aspectos literários, gramaticais, históricos, entre outras características. 

Para aprender mais sobre esse tema, então, leia este artigo. Ao final, você acompanha a resolução de questões de prova que cobram esse assunto em diferentes pontos de vista. Assim, é possível estar preparado para a variedade de questões dos vestibulares brasileiros. 

Texto não literário: definição e características

O texto não literário é um escrito ou obra que tem o objetivo de veicular informações verídicas, informativas e objetivas. Não há a intenção da beleza artística, valorização do eu-lírico, busca por uma linguagem conotativa. Tratam-se de artigos e textos sóbrios, realistas, fatídicos, argumentativos, dissertativos, que expõem dados com clareza e objetividade. 

Diante disso, as características desse tipo textual estão todas relacionadas com seu objetivo principal. Em primeiro lugar, pode-se mencionar o uso intenso da linguagem denotativa, que utiliza as palavras em seu sentido mais literal. 

Textos não literários são comuns em artigos científicos, matérias jornalísticas, boletins informativos, divulgações estatísticas, documentários, textos didáticos, registros históricos, entre outras utilizações. 

É uma classificação textual em que raramente são observadas figuras de linguagem, pontos de exclamação, expressões coloquiais. Opta-se por termos mais sóbrios, claros, em linguagem culta e pontuação padrão.

A finalidade central para o texto não literário é que a mensagem seja transmitida corretamente, sem abrir margens para interpretações diversas. Por isso, é necessário evitar qualquer tipo de ambiguidade e construir uma coerência e coesão entre as informações.

+ Veja também: Denotação e Conotação: qual a diferença?

Diferença entre texto literário e não literário

Texto literárioTexto não literário
Linguagem expressiva, conotativa, pessoalLinguagem impessoal, denotativa, literal
Expressão de emoçõesTransmissão da informação
Subjetividade do autorObjetividade da mensagem
Preocupação estéticaPreocupação com a veracidade e clareza dos dados
Comum em peças teatrais, poemas, canções, cartasComum em matérias jornalísticas, notícias, artigos científicos
Exemplo
“No meio do caminho tinha uma pedratinha uma pedra no meio do caminhotinha uma pedrano meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimentona vida de minhas retinas tão fatigadas.Nunca me esquecerei que no meio do caminhotinha uma pedratinha uma pedra no meio do caminhono meio do caminho tinha uma pedra.”
(Carlos Drummond de Andrade)
Exemplo
“A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) divulgou nesta segunda-feira, 28 de agosto, os editais do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) 2024. Na terceira etapa da seleção, a instituição oferta 1.086 vagas em cursos de graduação, para ingresso no próximo ano.
O período de inscrições para as três etapas do PASSE vai de 04 de setembro a 16 de novembro, e os interessados deverão se inscrever pela página do processo seletivo, no site da universidade.”
(Estratégia Vestibulares: UFMS divulga editais do PASSE 2024)

Questões sobre texto não literário

A invasão

A divisão ciência/humanismo se reflete na maneira como as pessoas, hoje, encaram o computador. Resiste–se ao computador, e a toda a cultura cibernética, como uma forma de ser fiel ao livro e à palavra impressa. Mas o computador não eliminará o papel. Ao contrário do que se pensava há alguns anos, o computador não salvará as florestas. Aumentou o uso do papel em todo o mundo, e não apenas porque a cada novidade eletrônica lançada no mercado corresponde um manual de instrução, sem falar numa embalagem de papelão e num embrulho para presente. O computador estimula as pessoas a escreverem e imprimirem o que escrevem. Como hoje qualquer um pode ser seu próprio editor, paginador e ilustrador sem largar o mouse, a tentação de passar sua obra para o papel é quase irresistível.

Desconfio que o que salvará o livro será o supérfluo, o que não tem nada a ver com conteúdo ou conveniência. Até que lancem computadores com cheiro sintetizado, nada substituirá o cheiro de papel e tinta nas suas duas categorias inimitáveis, livro novo e livro velho. E nenhuma coleção de gravações ornamentará uma sala com o calor e a dignidade de uma estante de livros. A tudo que falta ao admirável mundo da informática, da cibernética, do virtual e do instantâneo acrescente-se isso: falta lombada. No fim, o livro deverá sua sobrevida à decoração de interiores.

(O Estado de S.Paulo, 31.05.2015.)

De acordo com o cronista, a ideia que se tinha há alguns anos, de redução de consumo de papel em razão do emprego generalizado de computadores, revelou-se

a) plausível
b) improcedente
c) comprovável
d) imponderável
e) procedente

Alternativa correta: letra B.

Alternativa A: Incorreta. Pelo contrário: improcedente e não plausível.

Alternativa B: Correta – gabarito. No primeiro parágrafo, o autor afirma que a ideia que se tinha há alguns anos sobre a redução de consumo de papel em razão do emprego generalizado de computadores revelou-se improcedente (infundada): “Ao contrário do que se pensava há alguns anos, o computador não salvará as florestas.”

Alternativa C: Incorreta. Comprovável significa que pode ser comprovado, o que não vem ao caso.

Alternativa D: Incorreta. Imponderável não é sinônimo direto de improcedente. Imponderável é aquilo que não pode ser ponderado, avaliado, analisado. O texto aborda, justamente, a análise dessa situação. 

Alternativa E: Incorreta. Pelo contrário, improcedente. Trata-se do antônimo da resposta correta.

Estude online com a Coruja!

Os estudos online favorecem uma rotina mais equilibrada para o vestibulando, adequada às suas necessidades e horários. Com os cursos do Estratégia, você pode traçar trilhas de aprendizagem que dividem os assuntos ao longo do tempo, para estudar todo o conteúdo que precisa até o dia da sua prova. Tudo isso com conforto, por meio de materiais didáticos disponíveis em diversos formatos (pdf, vídeo, áudio e etc). Clique no banner e estude do seu jeito com o Estratégia Vestibulares! 

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também
Leia mais

Sob ou sobre: Qual é a diferença?

Confira os usos, exemplos e diferenças entre as preposições sob e sobre, frequente na Língua Portuguesa e nas dúvidas sobre como utilizar