Enem 2023: como solicitar a reaplicação da prova?

Enem 2023: como solicitar a reaplicação da prova?

A reaplicação do Enem 2023 deve ser solicitada entre os dias 13 e 17 de novembro; veja as informações sobre a prova

Neste domingo, 12 de novembro, foi aplicada a segunda e última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, composta por 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. 

Além das provas realizadas este mês, acontece em dezembro a reaplicação do Enem, destinada aos participantes que se ausentaram no primeiro ou segundo dia do exame por motivos previstos no Edital. 

A solicitação da reaplicação começa nesta segunda-feira, 13 de novembro, e estende-se até sexta-feira, 17 de novembro. O Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo para te informar tudo sobre a reaplicação do Enem. Confira!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é a reaplicação do Enem 2023?

A reaplicação do Enem 2023 é uma segunda prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aos candidatos do Enem que se ausentaram no primeiro ou segundo dia do Exame, por imprevistos e problemas de saúde. 

Para realizar a reaplicação, o candidato deve realizar uma solicitação na Página do Participante entre os dias 13 e 17 de novembro, que será analisada pelo Inep individualmente.

Quando será a reaplicação do Enem 2023?

A reaplicação do Enem 2023 será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro.

Na mesma data, é realizado o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2023.

Como é a reaplicação do Enem?

A reaplicação é feita em dois dias seguidos e têm o formato tradicional do Enem, sendo composta por 180 questões objetivas e uma redação. No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação, e no segundo, a prova de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

Vale destacar que o candidato que solicitar a reaplicação do Enem deve, obrigatoriamente, comparecer aos dois dias da reaplicação, em 12 e 13 de dezembro.

Quem pode solicitar a reaplicação do Enem 2023?

De acordo com o edital e com o Inep, os candidatos com direito a reaplicação são aqueles que se ausentaram da prova pelos seguinte motivos,:

  • Alocados em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição;
  • Problemas de logística, como o comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação; e 
  • Motivos de saúde: sintomas de doenças infectocontagiosas, como covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Como solicitar a  reaplicação do Enem 2023?

A solicitação da reaplicação deve ser feita na Página do Participante, entre os dias 13 e 17 de novembro. No caso de ausência da prova por motivos de doenças infectocontagiosas, o pedido deve ser acompanhado de documentos comprobatórios, como Atestado Médico. 

Calendário Enem 2023

  • Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 17 a 28/04/2023;
  • Resultado da justificativa e isenção: 08/05/2023;
  • Recurso da justificativa e isenção: 12/05/2023;
  • Resultado do recurso: 19/05/2023;
  • Inscrições: 05/06/2023 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 21/06/2023;
  • Atendimento especial e tratamento por nome social: 05 a 16/06/2023;
  • Aplicação do exame em: 05 e 12/11/2023;
  • Divulgação do gabarito em: 14/11/2023; e
  • Divulgação dos resultados em: 16/01/2024.

Como estudar para o Enem?

Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos vestibulares e no Enem!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e saiba tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

EV - CTA - Turma do Meio do Ano - Ultimo Lote 2024
Você pode gostar também
o enem é um vestibular?
Leia mais

O Enem é um vestibular?

Criado há 25 anos, o Exame é a principal forma de acesso ao Ensino Superior no Brasil; entenda os detalhes sobre o Enem
Leia mais

O que acontece se eu faltar ao Enem?

Você já sabe o que fazer em caso de ausência no Enem? Aqui você confere todas as informações para saber como justificar sua falta!