Enem 2023: cronograma, edital, provas, nota, redação e mais!
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Enem 2023: cronograma, edital, provas, nota, redação e mais!

O Estratégia Vestibulares conta para você as principais informações sobre uma das maiores portas de entrada no Ensino Superior do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)!

+ Enem 2023: resultado está disponível na Página do Participante
+ Enem 2023: veja as notas médias, mínimas e máximas na prova
+ Enem 2023: 60 candidatos conquistaram redação nota 1.000

Saiba mais:
+ Tema de redação Enem 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
+ Tema de redação Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é o Enem? 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 e seu principal objetivo é atribuir notas para os participantes do Exame, dando a oportunidades de estudantes usarem este resultado para ingressar em Instituições de Ensino Superior.

+ Confira o edital Enem 2023 na íntegra!
+ Local de prova do Enem 2023 está disponível; acesse seu Cartão de Confirmação

Cronograma do Enem 2023

No dia 02 de janeiro de 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) divulgou algumas datas do Enem 2023. No dia 08 de maio, o instituto confirmou as datas abaixo via edital:

Enem regular 2023

  • Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 17 a 28/04/2023;
  • Resultado da justificativa e isenção: 08/05/2023;
  • Recurso da justificativa e isenção: 12/05/2023;
  • Resultado do recurso: 19/05/2023;
  • Inscrições: 05/06/2023 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 21/06/2023;
  • Atendimento especial e tratamento por nome social: 05 a 16/06/2023;
  • Aplicação do exame em: 05 e 12/11/2023;
  • Divulgação do gabarito em: 24/11/2023; e
  • Divulgação dos resultados em: 16/01/2024.

Enem PPL e reaplicação

  • Inscrições: 09 a 27/10/2023;
  • Aplicação do exame em: 12 e 13/12/2023;
  • Divulgação do gabarito em: 27/12/2023; e
  • Divulgação dos resultados em: 16/01/2024.

+ Inep altera período de inscrições do Enem 2023

Enem 2024: reaplicação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou no dia 30 de outubro que candidatos do Enem 2023 alocados para realizar a prova em escolas distantes de suas residências, que são aproximadamente 50 mil inscritos, 1% do total, poderão participar da reaplicação do Enem, nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais divulgados posteriormente.

Os candidatos interessados em uma nova aplicação devem submeter seus pedidos, que serão analisados, em uma aba que será aberta na Página do Participante entre os dias 13 e 17 de novembro.

Enem Digital: planos e cancelamento

O Enem Digital foi uma novidade implementada na edição de 2020 e de acordo com o Inep, havia um plano para que, até 2026, o exame fosse realizado totalmente nesse formato. Mas, o MEC anunciou a extinção do formato já em 2023.

Em 2021, cerca de 101 mil candidatos puderam se inscrever no Enem Digital, que foi aplicado no mesmo dia do Enem Impresso e apresentou as mesmas questões.

+ MEC extinguirá Enem Digital em 2023, veja o que muda
+ Cebraspe voltará a aplicar as provas do Enem em 2023, anuncia Inep

O que é Enem PPL?

Além do Enem Impresso e Digital (que foi cancelado), há o Enem PPL, que significa Pessoas Privadas de Liberdade. A modalidade atende ao público que está sob pena privativa de liberdade ou medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Esse ano a prova será nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023. A prova possui o mesmo formato do Enem tradicional, com perguntas e gabaritos distintos.

enem
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Edital Enem 2023

O edital do Enem 2023 foi divulgado no dia 08 de maio, com diversas informações a respeito do processo seletivo.

Saiba mais: Confira o edital Enem 2023 na íntegra!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Inscrições Enem 2023

As inscrições no Enem são realizadas pelos candidatos na Página do Participante.

Atenção, só é possível realizar uma inscrição por CPF. É nesse momento que o candidato seleciona se irá realizar a prova de Língua Estrangeira de Inglês ou de Espanhol. 

Como o exame é aplicado em todo o Brasil, os candidatos precisam selecionar o estado e a cidade em que querem prestar a prova. Além disso, neste ano, os candidatos também precisavam escolher qual modalidade iriam prestar: Impresso ou Digital. 

Uma das novidades do Enem anterior (2022) é o método de pagamento. A edição foi a primeira a aceitar o PIX e cartão de crédito para quitar o valor da inscrição, e as opções seguem disponíveis em 2023.

O Estratégia reuniu o número de inscritos no Enem desde a sua criação em 1998 até 2019. Confira abaixo: 

Gráfico indicando o histórico do número de inscritos no Enem.

Confira o dado atualizado até o Enem 2023:

Segundo o Inep, 3.933.970 pessoas se inscreveram no Enem 2023, que representa um aumento de 13,1% em relação às inscrições do ano anterior.

Quem pode pedir isenção de taxa?

Se você quer receber a gratuidade da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, precisa cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos, listados pelo Inep: 

  • Estar no último ano do Ensino Médio de uma escola pública, registrada no Censo Escolar;
  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública, caso já tenha se formado, e ter renda per capita igual de até um salário mínimo e meio; ou
  • Ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos, além de ter o Número de Identificação (NIS) registrado. 

Dentre os inscritos em 2020, por exemplo, 83% receberam a isenção do pagamento da taxa de R$ 85,00. O valor da taxa de inscrição para o Enem 2023 segue sendo de R$ 85,00 e deve ser paga até o dia 21 de junho. Nessa edição, serão aceitos os métodos de pagamento pix e cartão de crédito para quitar a taxa de inscrição do Enem.

Como é a prova do Enem?

A atual prova do Enem contém 180 questões, divididas entre dois domingos consecutivos de aplicação. Com duração de 5 horas e 30 minutos, os candidatos respondem à prova do primeiro dia entre 13h30 e 19h00. Já no segundo domingo, a prova tem duração de 5 horas, ou seja, pode ser respondida das 13h30 às 18h30.

No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, a prova é composta de questões que cobram dos candidatos conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. 

O que cai no Enem?

A prova é dividida em quatro grandes áreas, as disciplinas são distribuídas da seguinte forma: 

  • Linguagem, Códigos e suas Tecnologias: Português, Inglês, Espanhol e Literatura;
  • Ciências Humanos e suas Tecnologias: História, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Química e Física; e
  • Matemáticas e suas Tecnologias: Matemática. 

Para que os candidatos saibam o que estudar, o Inep disponibiliza a Matriz de Referência do Enem, que equivale ao Conteúdo Programático da prova. A Matriz destaca que, independente da área de conhecimento, o candidato será avaliado por estes 5 parâmetros: 

  • Domínio da linguagem;
  • Compreensão de fenômenos;
  • Capacidade de resolver situações-problema;
  • Construção de argumentação; e
  • Elaboração de propostas.

Veja também: Confira a Matriz de Referência do Enem

Enem - Conteúdo Programático

1o dia 

Os candidatos precisam chegar no local de prova com antecedência, uma vez que os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Fique atento ao horário de aplicação! São 5 horas e meia de prova. 

No primeiro domingo, os candidatos escrevem a Redação e respondem as 90 questões objetivas. São 45 questões objetivas para as disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões para as disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias

2o dia

Já no segundo dia, os candidatos têm 5 horas para resolverem as provas. Os portões também abrem às 12h e fecham às 13h. Nesse dia, são cobradas 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma das áreas têm 45 questões objetivas. 

Local de prova do Enem e Cartão de Inscrição

Os candidatos inscritos no Enem podem acessar em data divulgada pelo Inep o cartão de inscrição do participante, que contém todas as informações do inscrito, inclusive o local de prova. O documento poderá ser acessado pela Página do Participante.

No dia da prova: o que pode ou não levar

Confira essa lista com todos os itens que os candidatos precisam levar no dia da prova:

  • Documento de identificação com foto;
  • Caneta esferográfica preta; e
  • Cartão de inscrição (opcional).

Além disso, é recomendado levar um lanche e uma garrafa de água, já que a prova do Enem costuma ser longa.

Como funciona a nota no Enem?

A nota do Enem é calculada de forma mais complexa que a maioria dos vestibulares, uma vez que não leva em conta apenas seus erros e acertos. As questões do Enem são divididas em níveis de dificuldade, se o candidato acertou questões difíceis, mas errou as fáceis, os acertos são considerados incoerentes e portanto valerão menos.

Esse modelo de correção recebe o nome de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI. Então, ao realizar a prova do Enem, tome o cuidado de não errar as questões mais fáceis! A Redação por sua vez, é avaliada por dois corretores diferentes de acordo com os critérios estabelecidos pelo Inep. 

locais de prova enem

Redação do Enem

A prova de Redação é uma das partes mais importantes da prova do Enem e influencia muito a nota final do candidato. O texto pode ter até 30 linhas escritas à mão sobre um tema proposto. Os candidatos têm à disposição uma coletânea de textos que podem ser utilizados como base para a escrita do texto dissertativo-argumentativo. 

Historicamente, o tema da prova gira em torno de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. A dica para não ser pego de surpresa no dia da prova é: manter-se sempre atualizado sobre as últimas notícias e bem informado. 

Como é corrigida a redação do Enem?

Os dois corretores avaliarão seu texto de acordo com cinco competências, sendo que em cada uma o candidato pode receber até 200 pontos. Na redação, o candidato precisa elaborar e defender uma tese sobre o tema, usando como base a coletânea e o próprio conhecimento de mundo. 

O texto precisa ter sua análise sobre o tema, argumentos que fundamentam sua tese e uma proposta de intervenção. Além disso, a redação precisa ser escrita de acordo com a norma padrão da língua portuguesa e ter coesão e coerência. 

Confira abaixo quais são os cinco critérios de correção de Redação do Enem, listados pelo Inep: 

Competência 1Domínio da escrita formal da língua portuguesa
Competência 2Compreender o tema proposto e aplicar conhecimentos de outras áreas na construção do texto dissertativo-argumentativo
Competência 3Capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em favor do seu ponto de vista. 
Competência 4Conhecimento dos mecanismos linguísticos para construir sua argumentação
Competência 5Elaboração de uma proposta de intervenção coerente com o problema exposto e que respeite os direitos humanos

Tome cuidado! Textos que fujam do tema proposto, sejam menores do que sete linhas ou que não estejam escritos na estrutura de um texto dissertativo-argumentativo serão anulados. Além disso, não pode haver qualquer tipo de cópia de outros textos, mesmo aqueles que forem apresentados na coletânea. 

O Inep disponibiliza uma cartilha com os critérios de correção da prrova. Lá, você pode encontrar em detalhes o que o corretor espera de um texto em cada competência. Leia aqui, a Cartilha da Redação no Enem

Todos os temas de redação Enem

O Estratégia Vestibulares reuniu aqui uma descrição de todos os temas de redação do Enem que já foram propostos pelo Inep desde 2015. Leia abaixo!

Redação Enem 2023

O tema de redação Enem 2023 foi: invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil

Redação Enem 2022

O tema de redação Enem 2022 foi: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Redação Enem 2021

Em 2021, o exame contou com a aplicação regular e com uma reaplicação. Sendo assim, houveram duas propostas de redação, a primeira foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” e a segunda “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.

Redação Enem 2020

No Enem 2020, o tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Confira o comentário do professor de redação Fernando Andrade:

O tema da proposta de redação do Enem não poderia ser mais apropriado. Em um ano de pandemia, no qual as pessoas foram obrigadas a enfrentar situações de estresse, discutir as doenças mentais é mais do que relevante. Além disso, a banca selecionou um problema de abrangência nacional, e não algo mais localizado como aconteceu no exame anterior, cujo tema, “salas de cinema”, abordava um problema enfrentado mais claramente por quem vive em cidades menores.

Contudo, é bom destacar o recorte: trata-se do “estigma associado às doenças mentais”. Esse tipo de disfunção é mais doloroso para quem padece dele, devido à percepção social que se tem desse tipo de enfermidade. Em muitos casos, as pessoas são consideradas incapazes, seja em relação à vontade, pois para o senso comum trata-se de uma simples questão de mudar de perspectiva; seja em relação à competência produtiva, já que alguém acometido de depressão ou ansiedade é visto como incapaz de exercer suas funções normalmente.

Redação Enem 2019

Na edição mais recente, o tema da redação do Enem 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. A temática surpreendeu os candidatos e professores que aguardavam outras discussões que estavam mais latentes na agenda pública. Entre os textos motivadores, um infográfico indicava que crescia o número de brasileiros que passaram a frequentar mais o cinema.

Redação 2018

O tema da redação do Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Como textos motivadores, a prova trouxe três reportagens publicadas nos sites “El País”, “BBC” e “Outras Palavras”. Além disso, um gráfico produzido pelo IBGE indicava dados o perfil dos usuários de internet no Brasil em 2016.

Redação 2017

O tema da redação do Enem 2017 foi “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil”. Para inspirar os candidatos, o Enem disponibilizou quatro textos motivadores. Um deles ilustrava o número de alunos surdos na educação básica entre os anos de 2010 e 2016. Outro texto mostrou aos candidatos uma lei de 2002, que determinou que a Língua brasileira de sinais (Libras) se tornasse a segunda língua oficial do Brasil.

Redação 2016

O tema da redação do Enem 2016 foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Um dos textos motivadores dizia que “o direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescritíveis”.

Enem - Intolerância Religiosa

Redação 2015

O tema da redação do Enem 2015 foi “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”. Dez candidatos tiraram nota mil nesta edição do Enem. Em comparação às edições anteriores, este é um tema que já apresenta um posicionamento na própria proposta: o contrário à violência.

Reaplicação das Provas

Os candidatos do Exame Nacional de Ensino Médio 2023 que estiverem doentes ou que forem prejudicados por problemas logísticos poderão solicitar a reaplicação das provas, porém as datas serão divulgadas posteriormente.

O que eu faço com a nota do Enem?

Os resultados dos candidatos podem ser consultados na Página do Participante, depois que são liberados pelo Inep. O candidato recebe a nota geral, mas também pode conferir seus resultados em cada uma das áreas de conhecimento e na Redação. 

A partir daí, quem decide o que fazer com a nota é você. Se o seu objetivo é entrar numa faculdade, você pode utilizar um dos três programas de ingresso no ensino superior do Governo Federal: o Sisu, o Prouni ou o Fies. Na data informada pelos editais desses programas, os candidatos inscrevem suas notas e esperam para ver a classificação. 

A cada ano, as universidades disponibilizam um número de vagas nos três programas, que são preenchidas pelos candidatos com as maiores notas inscritas. Algumas universidades não disponibilizam vagas nos programas, mas utilizam a nota do Enem para selecionar candidatos. 

No ano de 2020, várias instituições substituíram os vestibulares próprios pela nota, por conta da crise na saúde pública e as orientações de distanciamento social. 

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma das maiores portas de entrada no Ensino Superior do Brasil. Algumas universidades utilizam apenas o Sisu como forma de ingresso em seus cursos. O Sisu normalmente fica aberto por três dias, em que os candidatos inscrevem a nota da última edição. 

No momento da inscrição os candidatos podem ver quais universidades disponibilizaram vagas no sistema e quais as notas de corte parciais. Depois de avaliar suas chances de conquistar a vaga que deseja, o candidato escolhe duas opções de curso, indicando qual é a sua preferência. Ao longo dos três dias, a nota de corte parcial daquele curso pode se alterar. 

Ao fim da inscrição, o Sisu divulga a 1a lista de chamada com os candidatos mais bem colocados. Apenas candidatos que não zeraram a Redação podem participar do Sisu. 

Notas de Corte Sisu

O Estratégia Vestibulares fez uma seleção com as notas de corte dos principais cursos do Sisu 2020! Confira abaixo:

  • Medicina: 769 a 901
  • Psicologia: 678 a 834
  • Direito: 678 a 866
  • Medicina Veterinária: 699 a 804
  • Engenharia Civil: 652 a 883
  • Odontologia: 719 a 805

Confira as notas de corte dos principais cursos do Sisu 2020.

Prouni 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) aceita inscrições de candidatos que desejam concorrer a bolsas de estudo em universidades particulares. Diferente do Sisu, o Prouni tem alguns pré-requisitos. 

Apenas candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou que estudaram na rede particular com bolsa integral podem inscrever sua nota do Enem no programa. Além disso, o candidato precisa ter uma média nas provas maior do que 450 pontos e não pode ter zerado a redação. 

Fies

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite que candidatos inscrevam suas notas do Enem para concorrerem a condições mais favoráveis de financiamento de seus estudos em universidades particulares. Apenas membros de família de baixa renda com até 3 salários-mínimos per capita podem se inscrever. 

Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação e precisa ter feito mais do que 450 pontos de média na prova. Diferente do Prouni e do Sisu, o Fies aceita outras edições do Enem, desde que sejam posteriores ao ano de 2010. 

Enem Portugal

Você sabia que é possível usar sua nota do Enem para estudar no exterior? O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fechou um convênio com a Universidade NOVA de Lisboa, assim totalizando 51 instituições de ensino superior que aceitam o ingresso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio.

Essa forma de ingresso surgiu em 2014 e foi denominada de Enem Portugal. Ela foi criada a partir de uma mudança na legislação portuguesa, que passou a permitir a criação de seletivos para candidatos estrangeiros interessados em estudar nas terras portuguesas.

Você pode conseguir uma vaga na Universidade de Coimbra, Universidade de Algarve, Universidade da Madeira, Universidade NOVA Lisboa e muitas outras. O Enem Portugal é uma oportunidade de ter uma experiência internacional de estudos.

Suspensão do novo Enem

Estava previsto para 2024 uma série de mudanças na prova do Enem, com base nas readequações do novo Ensino Médio brasileiro. Mas o MEC optou por suspender tais mudanças e rever o modelo de ensino e, consequentemente, do Enem.

Dúvidas Frequentes sobre o Enem

Está confuso? Não se preocupe, o Estratégia explica mais sobre como o Enem funciona para você. 

O que mudava no Enem Digital? 

Antes de tudo, saiba que o Enem Digital não significa que você podia fazer a prova em sua casa. A prova digital não era feita em computadores de uso pessoal. Ela era aplicada em locais autorizados pelo Inep e apenas em um dos municípios indicados nos editais do Enem.

Além disso, a prova da Redação ainda era aplicada em formato impresso. Em 2021, foi permitida apenas a participação de candidatos que estão no último ano do Ensino Médio ou que já o concluíram. Ou seja, treineiros não puderam realizar o Enem Digital. Fora isso, o formato da prova e tempo de aplicação são semelhantes à versão impressa do Enem.

O Enem digital foi extinto em 2023, por conta do alto custo e número de abstenções e não tem prazo de retorno.

Quem aplica a prova do Enem?

A prova do Enem foi elaborada e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep até a versão 2022. Em 2023 o Enem será elaborado pela Cebraspe, que também é responsável pela elaboração do vestibular da UnB. A última vez que o Cebraspe aplicou o Enem foi em 2017.

O Enem é de graça?

Quem deseja participar do exame e concorrer às vagas precisa realizar a inscrição dentro do período estabelecido e pagar uma taxa no valor de R$ 85,00. No entanto, os candidatos podem pedir isenção de taxa, caso se encaixem nos requisitos! Os interessados podem fazer o pedido pelo sistema do Inep. 

No ano de 2020, a isenção foi concedida de forma automática para os inscritos do Enem que se encaixam nos requisitos, mesmo que não tenham justificado a ausência na edição anterior. O procedimento foi atípico, mas a decisão foi tomada por conta da situação da pandemia de Covid-19. 

Confira nossos materiais exclusivos do Enem!

Agora que você sabe tudo sobre o Enem clique logo abaixo para conferir os cursos do Estratégia Vestibulares, para arrasar na hora da prova! Temos simulados, cursos intensivos e extensivos, além de um banco de questões com mais de 270 mil perguntas com respostas. Faça parte do Estratégia agora mesmo!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também
Leia mais

TRI: como funciona a nota no Enem?

Você sabe como é calculada a nota do Enem? Confira neste artigo as principais informações que o Estratégia Vestibulares separou sobre o TRI!