Quais foram as bancas responsáveis pelo Enem nos últimos anos?

Quais foram as bancas responsáveis pelo Enem nos últimos anos?

O Portal Estratégia Vestibulares conta mais sobre as principais bancas que aplicaram o Enem nas últimas edições

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última semana que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) será o novo aplicador do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Criado para dar oportunidades aos estudantes que procuram ingressar em instituições de Ensino Superior, o exame é aplicado anualmente e conta com 180 questões feitas em dois domingos consecutivos.

O Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo com as principais bancas que realizaram as últimas provas do Enem e seus respectivos históricos.

📢 Veja também
> Gabarito Enem 2023: correção do 1º dia de prova
> Tema de redação Enem 2023: veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quais foram as bancas responsáveis pelo Enem?

2006 a 2016 e 2023 – Cebraspe

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) é responsável por planejar, elaborar, aplicar e corrigir provas objetivas e dissertativas de processos seletivos, assim como o Enem. Além disso, a banca atua em avaliações educacionais, concursos e certificações profissionais.

A banca é uma das principais instituições brasileiras que atuam na execução de avaliações, certificações e seleções no Brasil, sendo mais conhecida por elaborar os processos seletivos da Universidade de Brasília (UnB).

Anteriormente, a Cebraspe foi responsável pela aplicação das provas do Enem até a edição de 2016, quando um ano após foi repassada a função para o Inep. Ao longo de 10 anos, ou seja, desde a edição de 2006, a banca foi responsável por oferecer apoio logístico e técnico para a realização do Enem, e retornará ao posto em 2023. 

2017 – Vunesp, Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas

Um ano após o fim da Cebraspe como responsável pela aplicação e correção das provas do Enem, o Inep divulgou que a Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) seria responsável pela correção das redações, e a Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio (Cesgranrio) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) pelas provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

2018 a 2022 – Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), inicialmente chamado de Instituto Nacional de Pedagogia, foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1937.

A banca é responsável pela aplicação do Enem desde 2018, e encerrou suas atividades como aplicador do exame na última edição, em 2022. O Inep atua em avaliações, exames e indicadores de educação superior, além de estatísticas escolares, pesquisas educacionais e publicações científicas.

Como as demais bancas, todos os profissionais que atuam na aplicação da prova passam por capacitação para padronizar os procedimentos. O Inep realiza diversos treinamentos para os colaboradores, coordenadores, aplicadores, fiscais, certificadores, corretores e profissionais da segurança. Dessa maneira, desde o armazenamento das provas, até a distribuição entre as cidades, há uma grande equipe de profissionais capacitados para evitar possíveis erros na aplicação do exame.

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Portal EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Enem Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000

Estude com o Estratégia Vestibulares

Quer ficar por dentro de todas as informações e novidades do Enem? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos e simulados preparatórios que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA curso Enem
Você pode gostar também
o que mudou na correção do enem?
Leia mais

Redação Enem 2023: o que mudou na correção?

Se você soube de boatos sobre mudanças na correção e está com dúvidas, veio ao lugar certo. Listamos tudo o que você precisa saber para garantir a melhor nota na redação
o que mais cai quimica enem
Leia mais

O que mais cai de Química no Enem?

Veja os assuntos de Química mais cobrados no segundo dia do Enem, de acordo com as dicas dos professores Guilherme Alves e Gabriel Prazeres