Universidades interestaduais: conheça instituições que tem campi em mais de um estado

Universidades interestaduais: conheça instituições que tem campi em mais de um estado

O Brasil conta com três universidades interestaduais; conheça quais são e suas principais características no artigo abaixo

A maioria das instituições públicas de Ensino Superior do Brasil possuem campi em um único estado, independentemente da gestão ser feita pelo governo federal ou pelos governos estaduais. Mas há três exceções, que são universidades interestaduais.

As três são: Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As duas primeiras estão localizadas na região Nordeste e a terceira fica na região Sul do País. Conheça mais sobre cada uma delas abaixo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Unilab

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira possui sede em Redenção, no Ceará, mas tem também um campus na Bahia, em São Francisco do Conde. O objetivo da instituição é contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em especial os países africanos, promovendo intercâmbio cultural, educacional e científico.

A Unilab foi criada em 2010, após dois anos de atividades de planejamento institucional, que visou, principalmente, em organizar a estrutura acadêmica e curricular, além de organizar pontos como patrimônio e orçamentos.

Campi

A Unilab possui quatro unidades principais: Campus da Liberdade, Campus das Auroras e Unidade Acadêmica dos Palmares, no Ceará, e o Campus dos Malês, localizado na Bahia, além de uma Fazenda Experimental, Piroás, que fica em Barra Nova, no Ceará. Saiba mais sobre os campi:

Redenção (CE)

A cidade de Redenção possui esse nome em referência ao fato da cidade ter sido a primeira a libertar totalmente seus escravos, em 1º de janeiro de 1883. Lá ficam localizados dois campi da Unilab: Campus da Liberdade, que abriga a sede institucional da universidade e o Campus das Auroras, que fica em Redenção, mas na divisa com a cidade de Acarape.

A cidade conta com os seguintes cursos:

  • Campus da Liberdade: Antropologia; Letras – Língua Portuguesa; Pedagogia; e
  • Campus das Auroras: Administração Pública; Agronomia; Ciências Biológicas; Computação e Informática; Enfermagem; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Energias; Farmácia; Física; Humanidades – BI/LI; Letras – Língua Inglesa; Matemática; Química; Serviço Social. 

Acarape (CE)

A Unidade Acadêmica dos Palmares fica localizada em Acarape e foi inaugurada em 2012, com atividades iniciadas no ano seguinte, com os cursos de Enfermagem, Engenharia de Energias e Ciências da Natureza e Matemática.

São Francisco do Conde (BA)

A cidade de São Francisco do Conde faz parte da Região Metropolitana de Salvador e é o município com maior população negra declarada no censo (mais de 90%). O chamado Campus dos Malês conta com o mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África.

As atividades no campus também se iniciaram em 2013 e conta com os cursos de História, Letras – Língua Portuguesa, Humanidades – BI/LI, Relações Internacionais e Computação e Informática, que são dois cursos localizados nos polos de São Francisco do Conde e de Catu.

+ Universidade para quilombolas: conheça vestibulares e políticas de permanência estudantil

Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco foi a primeira instituição de Ensino Superior federal — criada em 2002 — a ser implantada no interior do Nordeste e tem como missão ser uma universidade de qualidade na região do Semiárido. 

A instituição conta com o mais antigo curso de Arqueologia em atividade e os três primeiros campi foram inaugurados em 2008. Antes disso, a universidade utilizava outras instalações.

Campi

A Univasf tem sede em Petrolina, no Pernambuco, além de ter sido fundada com outros dois campi: em Juazeiro, na Bahia, e em São Raimundo Nonato, no Piauí. A Univasf atualmente conta também com um segundo campus em Petrolina e campi em Paulo Afonso e Senhor do Bonfim, na Bahia, além de Salgueiro, em Pernambuco. Conheça mais sobre as instalações e seus cursos:

Petrolina (PE)

A cidade pernambucana recebe dois campi da Univasf. O primeiro, a sede da instituição, foi fundado em 2008 e conta com a reitoria, unidades administrativas, salas e laboratórios e um complexo esportivo. O hospital universitário da cidade também fica sob responsabilidade da universidade. Ali são ministrados os cursos de Administração, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Psicologia.

O outro campus da cidade fica localizado na área rural da cidade e tem, em sua estrutura, o Museu Itinerante de Anatomia Animal, Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema), Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (Crad) e o Hospital Veterinário Universitário (HVU), além dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Juazeiro (BA)

Juazeiro e Petrolina são vizinhas, separadas pelo Rio São Francisco. O campus da cidade baiana conta com complexo multieventos como destaque, e recebe os cursos de Artes Visuais, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

São Raimundo Nonato (PI)

O campus localizado na cidade piauiense de São Raimundo Nonato é chamado de Campus Serra da Capivara, por ser próximo a um dos principais sítios arqueológicos do país, de mesmo nome e que integra a lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Lá, existem os cursos de Antropologia, Arqueologia e Preservação Patrimonial, Ciências da Natureza, Química e Gestão Ambiental.

Senhor do Bonfim (BA)

A cidade de Senhor do Bonfim recebeu um campus da Univasf em 2011 e conta com laboratórios variados para suprir os cursos de Ciências da Natureza, Ecologia, Geografia, Geologia e História.

Paulo Afonso (BA)

Inaugurado em 2014, o campus da Univasf de Paulo Afonso teve início de atividades acadêmicas no local apenas em 2022, com o curso de Medicina. Há um hospital universitário em obras na cidade, com previsão de início das atividades para 2026.

Salgueiro (PE)

O campus de Salgueiro recebe os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção. As instalações da instituição funcionaram provisoriamente na Autarquia Educacional de Salgueiro – Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc) e atualmente está funcionando no Salgueiro Shopping. A construção do campus definitivo da Univasf na cidade está em curso.

UFFS

A Universidade Federal da Fronteira Sul foi fundada em 2010, com o objetivo de desenvolver a fronteira do Brasil com o Mercosul, evitando também o esvaziamento do interior dos estados do Sul, que atualmente apresentam um movimento migratório para o litoral.

A instituição está presente nos três estados da região Sul do País, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, ainda que tenha cursos de outras áreas, seu foco é em licenciaturas e graduações envolvidas com o mundo agrário.

Campi

A instituição possui campi em seis cidades da região: Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Chapecó, em Santa Catarina e Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná. Saiba mais sobre eles:

Cerro Largo (RS)

A UFFS localizada em Cerro Largo conta com ginásio de esportes, restaurante universitário e espaço para eventos. Sedia também nove cursos de graduação diferentes, voltados para atividades agrícolas e formação de professores: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Física, Letras – Português/Espanhol, Matemática, Química e Pedagogia.

Chapecó (SC)

Chapecó, em Santa Catarina, conta 13 cursos de graduação e é onde fica localizada a reitoria da universidade. Como a UFFS não possui hospital universitário, os alunos de Medicina realizam seus estágios e internatos no Hospital Regional São Paulo (HRSP), localizado no município de Xanxerê.

Os cursos existentes em Chapecó são: Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Filosofia, Geografia, História, Letras – Português/Espanhol, Matemática, Medicina e Pedagogia.

Erechim (RS)

O campus Erechim, outra cidade gaúcha, conta com três pavilhões de laboratórios, campo de futebol e um bosque, além de auditórios e demais estruturas comuns universitárias.

Os cursos da UFFS em Erechim são: Agronomia, Agronomia (Pronera), Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Engenharia Ambiental e Sanitária, Filosofia, Geografia – Bacharelado, Geografia – Licenciatura, História, História (Pronera), Interdisciplinar em Educação do Campo (Ciências da Natureza) e Pedagogia.

Laranjeiras do Sul (PR)

Laranjeiras do Sul é localizada no Paraná e conta com 11 cursos distintos de graduação e forte entrada de alunos de escolas públicas em suas vagas (96,4% dos alunos). 

Confira os cursos: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Pedagogia.

Passo Fundo (RS)

Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, recebe apenas o curso de Medicina. Seus alunos atuam, em estágios e internatos, nos nove hospitais existentes na cidade e outros na região, como no hospital da caridade, em Carazinho. 

Realeza (PR)

O campus da UFFS da cidade de Realeza possui três blocos de laboratórios, uma clínica de nutrição e uma unidade hospitalar veterinária universitária. Confira os cursos existentes por lá: Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, Letras – Português/ Espanhol, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Química.

Como ingressar em uma das universidades interestaduais

O ingresso de alunos das três instituições é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, para que instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Unilab criou também um processo seletivo para Medicina de meio de ano, utilizando a nota do Enem, assim como no Sisu.

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um sistema virtual que reúne instituições de Ensino Superior públicas e candidatos que desejam ingressar nessas instituições na mesma plataforma. É dentro do site do programa que é escolhido o curso e a instituição pela qual vai concorrer. A nota que compõe o Sisu é a nota do Enem do ano vigente.

O desempenho do candidato no Enem é determinante para conquistar uma das vagas existentes na UFS. Como a adesão ao Sisu é opcional, muitas outras instituições optam por realizar processos seletivos próprios, que podem incluir, ou não, a nota do exame.

O candidato que deseja se inscrever deve acessar o site do Sisu, entrar no sistema com seus dados de acesso e escolher o curso e a instituição que deseja concorrer às vagas. As inscrições são abertas duas vezes ao ano, mas algumas instituições optam por aderir ao programa apenas uma vez por ano.

Para se inscrever no programa, o candidato precisa saber o número de inscrição no Enem e senha utilizada para acesso ao sistema. Não há pagamento de taxa para participar do Sisu.

Ao final do período de inscrição, o Sisu divulga a primeira lista de chamada com os candidatos mais bem colocados. Apenas candidatos que não zeraram a Redação podem participar do programa.

Como funciona a prova do Enem

A atual prova do Enem contém 180 questões, divididas entre dois domingos consecutivos de aplicação, geralmente nos meses de outubro ou novembro. Com duração de 5 horas e 30 minutos, os candidatos respondem à prova do primeiro dia entre 13h30 e 19h00. Já no segundo domingo, a prova tem duração de 5 horas, ou seja, pode ser respondida das 13h30 às 18h30.

No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, a prova é composta de questões que cobram dos candidatos conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. 

Enem 2024

  • Divulgação do edital
    10/05/2024 – acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    15 a 26/04/2024
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    13/05/2024
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    13 a 17/05/2024
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    24/05/2024
  • Período de inscrições do Enem 2024
    27/5 a 14/6/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição
    27/5 a 19/6/2024
  • Divulgação do local de prova do Enem 2024
    22/10/2024
  • Provas Enem 2024
    03/11 e 10/11/2024
  • Divulgação do gabarito oficial
    20/11/2024
  • Divulgação do resultado
    13/01/2025

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Confira os cursos Enem do Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares oferece cursos específicos para o Enem, planejados de acordo com a banca do exame. Saiba mais detalhes sobre o que oferecemos para que você seja mais um aprovado no curso que tanto deseja!

Black November Lote 1
Você pode gostar também
o que mais cai quimica enem
Leia mais

O que mais cai de Química no Enem?

Veja os assuntos de Química mais cobrados no segundo dia do Enem, de acordo com as dicas dos professores Guilherme Alves e Gabriel Prazeres