Sisu 2024: veja o que é, como funciona e calendário

Sisu 2024: veja o que é, como funciona e calendário

Confira as principais informações e cronograma do programa Sisu e garanta a sua vaga em uma das universidades participantes

O edital com todas as informações e datas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o Sisu? Confira o calendário, como funciona o Sisu e muito mais neste artigo:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Calendário Sisu 2024

A partir de 2024, o Sisu terá apenas uma edição anual. Confira abaixo o Cronograma do Sisu 2024, divulgado pelo MEC:

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Confira o texto completo do calendário Sisu. Atenção! Continue acompanhando o Portal EV para ficar por dentro de todas as novidades do seletivo.

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado de ingresso criado pelo Ministério da Educação em 2010 por meio do qual instituições públicas de Ensino Superior — sejam universidades, institutos ou faculdades — oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por meio do Sisu, os alunos podem se inscrever para as vagas disponíveis nas universidades e instituições brasileiras participantes do sistema. A utilização da nota do Sisu como vestibular e meio de ingresso pelas universidades brasileiras é opcional, por isso algumas instituições ainda contam com processos seletivos próprios e não aderem ao Sisu.

Edital Sisu

No edital estão presentes todas informações sobre os seletivos, como datas e orientações para inscrição.

Confira o Edital Sisu 2024, o Edital Sisu 2023/2, o Edital Sisu 2023/1, o Edital Sisu 2022/2.

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um sistema online que reúne candidatos e instituições na mesma plataforma. É por lá que se escolhe o curso e a instituição pela qual vai concorrer. Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição no Enem e senha utilizada para acesso ao sistema.

Não há pagamento de taxa. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisu, entrar no sistema com seus dados de acesso e escolher o curso e a instituição que deseja concorrer às vagas. A partir de 2024, as inscrições serão abertas apenas uma vez por ano e oferecerá vagas para ingresso nos dois semestres.

Durante o processo de inscrição, as notas de corte dos cursos costumam sofrer alterações de acordo com a demanda, sendo necessário monitorar as inscrições para que a nota esteja sempre acima da nota de corte. Após o encerramento das inscrições, é divulgada uma lista com os aprovados.

Quem pode participar?

Para fazer a inscrição, o candidato precisa ter feito o último Enem e ter tido nota da redação diferente de zero. Candidatos que fizeram inscrição no Enem na situação de Treineiro não podem concorrer às vagas pelo Sisu. Além disso, alguns cursos e instituições podem ter nota mínima para concorrência. Por isso, verifique se atende às exigências.

Quantas opções de curso posso escolher?

O candidato escolhe até duas opções de curso, sendo que é possível alterar suas opções enquanto durar o período de inscrição.

Não perca nenhuma notícia sobre o Sisu, assine nossa newsletter!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como é feita a inscrição no Sisu?

A inscrição é feita online, via portal do Sisu, de forma gratuita. Para isso, é necessário possuir o Login no Portal Acesso Único do Governo Federal e escolher duas opções de curso, que podem ser em universidades distintas. Lembre-se de acompanhar dia a dia o status da inscrição e verifique se está dentro da nota de corte.

Critérios para cursos

Fonte: Sisu

Quantas vezes posso mudar minha opção de curso?

Os candidatos podem alterar suas opções quantas vezes julgar conveniente, desde que o faça no prazo estipulado para inscrição no sistema do Sisu. Vale ressaltar que será considerada válida apenas a última inscrição confirmada.

Mudanças no Sisu 2024

A partir de 2024, o Sisu terá apenas uma edição anual. Nela, serão oferecidas as vagas para ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano.

Além disso, com a atualização da Lei de Cotas de 2012, todos os participantes, inclusive os que têm direito à reserva de vagas (cotas), concorrerão juntos em. A reserva de vagas só será usada caso o participante não atinja nota suficiente para conseguir uma vaga em ampla concorrência.

MEC oficializa apenas uma edição do Sisu em 2024; entenda a mudança

Modalidades dos cursos oferecidos no Sisu

Todos os cursos oferecidos pelo Sisu são em instituições públicas e gratuitas em modalidades presencial e EaD em todas as áreas do conhecimento. No entanto, existem algumas modalidades para ficar de olho:

Bacharelado

São cursos de quatro a seis anos com foco amplo sobre a área de atuação profissional e teórica. Exemplos de bacharelado são: Medicina, Direito e Engenharias.

Licenciatura

São cursos com foco na formação de professores para atuarem na educação básica, fundamental e/ou média. A duração costuma ser de quatro anos. Exemplos são: Letras, Ciências Biológicas e Música — lembrando que existem a modalidade bacharelado nesses cursos também.

Tecnólogo

São cursos de até três anos de duração com foco no mercado de trabalho e formação profissional, de acordo com a demanda. Costumam ser cursos práticos e que simulam a realidade dos ambientes mercadológicos.

O que é a Nota de Corte?

Fonte: Sisu

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliá-lo na inscrição para o curso desejado. Isso vai te ajudar a escolher o curso e a instituição certa para que o seu ingresso aconteça. Muitos candidatos pecam nesse processo e acabam perdendo a oportunidade de entrar no curso.

Por isso, acompanhe com cuidado a sua inscrição. A nota de corte varia de acordo com o número de inscritos naquele curso. Se em algum momento a nota de corte for maior que a sua nota, você poderá alterar a sua opção de curso ou de instituição para que se enquadre na sua situação.

Como é calculada a nota?

Durante o período de inscrição, o Sisu calcula a nota de corte uma vez por dia para cada curso. O cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Quais as modalidades de concorrência?

Os candidatos podem se inscrever em três modalidades: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas para quem se enquadra na Lei de Cotas e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição.

Lei de cotas Sisu

Trata-se da Lei nº 12.711/2012 que garante aos estudantes que cursaram ensino médio em escolas públicas 50% das vagas por curso e turno em todas as instituições federais de ensino. Destas, metade devem ser preenchidas por estudantes com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo.

Além disso, é preciso que haja proporção de autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a composição étnica do estado federativo da instituição de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para os que vão concorrer por esta modalidade, é importante se atentar à documentação comprobatória exigida pela instituição de ensino.

Lista de vagas e universidades do Sisu 2023

As universidades, institutos e centros universitários aderem ao Sisu por meio do Termo de Adesão. O Sisu 2023/2 ofertou 51.297 vagas. Abaixo está a lista de universidades e vagas confirmadas no Sisu 2023.

Em 2024, o Sisu ofertará 264.254 vagas e assim que a divisão por instituições for divulgada, este texto será atualizado:

UniversidadesVagas
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)7825
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)7136
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)7012
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)6309
Universidade Federal do Ceará (UFC)6308
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)6188
Universidade Federal de Sergipe (UFS)5640
Universidade Federal de Alagoas (Ufal)5423
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)5400
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)4977
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)4951
Universidade Federal Fluminense (UFF)4874
Universidade Federal da Bahia (UFBA)4695
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)4444
Universidade Federal de Goiás (UFG)4414
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)3513
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)3431
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)3257
Universidade Federal de Viçosa (UFV)3255
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)3175
Universidade Federal do Piauí (UFPI)3062
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)2948
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)2893
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)2833
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)2799
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)2773
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)2710
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern)2509

Fui aprovado no Sisu: e agora?

Os aprovados nas chamadas do Sisu devem procurar a instituição em que foram aprovados, com toda a documentação necessária. Fique atento no site da universidade com relação aos prazos, horários e formas de envio da documentação e realização da matricula.

Não passei, como participar da Lista de Espera?

Se você não foi selecionado na chamada regular para nenhuma das duas opções de curso, você está apto a participar da lista de espera. O candidato deve acessar o sistema durante o período estabelecido em edital e manifestar interesse em uma das opções de curso que se inscreveu. 

É importante ficar atento aos prazos e à documentação necessária para inscrever-se na Lista de Espera. Muitos candidatos perdem a oportunidade por esquecerem dessas etapas da inscrição. 

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse. Confira o texto que preparamos sobre a lista de espera do Sisu.

Posso participar do Prouni e do Sisu?

O candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa. O Sisu e Prouni adotam a nota do Enem mais recente como critério para seleção dos candidatos.

No entanto, se o candidato for selecionado nos dois programas, deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu. Isso porque é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar simultaneamente matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.

Enem e Sisu com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe as principais informações sobre o Sisu, não deixe de acompanhar este artigo para ficar por dentro de todas as novidades sobre o programa!

Quer começar a se preparar para o Enem 2023? Então clique abaixo e confira os cursos que o Estratégia Vestibulares oferece especialmente para essa prova! 

CTA curso Enem

Tudo o que você precisa saber sobre o Sisu

Texto: Julia Gabriello
Atualização: Lucas Zanetti

Você pode gostar também
Leia mais

Como se inscrever no Sisu?

As inscrições do Sisu acontecem entre os dias 19 e 22 de junho; acesse e saiba mais informações