Como é a prova do vestibular da Uneb?

Como é a prova do vestibular da Uneb?

Saiba mais sobre a prova do vestibular da Uneb, como provas, questões, redação, formas de ingresso e cursos

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) é uma instituição de Ensino Superior pública fundada em 1983 e atualmente conta com mais de 150 cursos de graduação e habilitações distribuídos entre 24 campi.

Ademais, a universidade oferece mais de cinco mil vagas anualmente para ingresso nos cursos de graduação. Conforme o Ranking das Universidades Empreendedoras, a Uneb é a universidade baiana que mais empreendeu em 2021, ocupando a 38° posição entre as instituições brasileiras.

Para ajudar os estudantes que querem prestar o vestibular da instituição, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo com informações sobre como é a prova do vestibular da Uneb.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como participar do vestibular da Uneb?

Para participar dos processos seletivos da instituição, os candidatos devem se atentar ao site da universidade e aos prazos de inscrição. A universidade oferece duas formas de ingresso, sendo pelo vestibular próprio e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Na última edição do vestibular, foram oferecidas 5.396 vagas e a taxa de inscrição foi no valor de R$ 90,00. A universidade ainda oferece a isenção do pagamento para os candidatos que se adequam aos seguintes requisitos:

  • Oriundos da Educação Básica da rede pública de ensino do Estado da Bahia; e
  • Servidores das universidades estaduais da Bahia (Uebas), filhos, cônjuges ou dependentes judiciários de primeiro grau.

Como é o vestibular da Uneb?

O vestibular da Uneb é aplicado uma vez ao ano e possui uma única fase aplicada em dois dias consecutivos. A seguir, confira a divisão das questões:

  • Primeiro dia: 15 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Língua Estrangeira, 20 questões de Ciências Humanas (História, Geografia e Atualidades), e uma redação; e
  • Segundo dia: 15 questões de Matemática e 25 questões de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

Como é a redação da Uneb?

A redação do vestibular da Uneb é aplicada no primeiro dia de provas, e os candidatos devem escrever um texto seguindo a proposta de redação de no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas.

Além disso, o edital do processo seletivo ressalta que o candidato que escrever de forma ilegível, distanciar-se do tema, fazer plágio ou escrever o texto em forma de verso terá a redação desclassificada.

Calendário Uneb 2023

  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 04 e 05/11/2022;
  • Inscrições: 04 a 30/11/2022;
  • Convocação para a realização das provas: 04/01/2023;
  • Divulgação do Cartão de Informação do Candidato: 05/01/2023;
  • Provas: 08 e 09/01/2023;
  • Gabaritos preliminares: 11/01/2023; e
  • Resultado: 27/02/2023.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Tem interesse em realizar o vestibular da Uneb? Não deixe de acompanhar o Estratégia Vestibulares. Aqui você encontra cursos, correção de redações e simulados preparatórios que te ajudarão nesta jornada!

CTA Curso Uneb
Você pode gostar também