Covid-19 no Enem: veja como o tema pode cair na prova e em outros vestibulares

Covid-19 no Enem: veja como o tema pode cair na prova e em outros vestibulares

As chances de vermos o tema Covid-19 no Enem é alta. Afinal, estamos falando do grande assunto da década. Veja como ele pode cair na prova.

Como em 2020 não houve o tema Covid-19 no Enem, as expectativas de que ele seja abordado esse ano são ainda maiores. Afinal de contas, a pandemia é certamente o maior assunto deste século, e seus efeitos serão medidos e questionados ao longo dos próximos anos e décadas.

O tema é multidisciplinar e pode ser abordado em matérias como biologia, geopolítica, química, sociologia e, claro, como repertório sociocultural. O Estratégia Vestibulares preparou um conteúdo com os principais assuntos relacionados que podem cair no Enem e outros exames pelo Brasil.

O que é coronavírus?

Bom, estamos há mais de um ano discutindo o assunto, mas não custa nada relembrar: o coronavírus (CoV) é uma família de vírus — coronaviridae — e a humanidade tem esse conhecimento desde a década de 60. 

Essa família é responsável por outras doenças respiratórias como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A Covid-19 é uma nova variante, chamada SARS-CoV-2, que foi identificada em humanos no final de 2019, em Wuhan, China.

Como funciona o Covid-19?

A Covid-19 é uma doença transmissível por vias aéreas, ou seja, pela boca ou nariz. A pessoa infectada expele gotículas ao falar, tossir, espirrar ou até mesmo respirar, e a carga viral pode encontrar outras pessoas próximas. Vale ressaltar que o contaminado pode passar o vírus mesmo sem ter sintomas da doença.

Os sintomas são, na maioria dos casos, semelhantes ao de uma gripe: tosse, febre e cansaço. Mas, a doença também pode apresentar outros fenômenos como perda de paladar e olfato, dor de cabeça, diarreia, náuseas e vômitos e perda de apetite como exemplos.

Além disso, a Covid-19 afeta de forma mais grave pessoas idosas ou com doenças crônicas ou respiratórias como asma, diabetes, câncer, doenças renais crônicas e problemas cardíacos.

Como a Covid-19 pode cair no Enem e demais vestibulares?

A Covid-19 tem dimensão e peso para ser abordada de forma multidisciplinar pelas quatro áreas do conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além, claro, dos demais vestibulares, como Fuvest, por exemplo. Veja abaixo como o tema pode aparecer nos exames neste ano.

Covid-19 na biologia

No que diz respeito à biologia, alguns temas podem ser abordados: como funcionam os vírus e suas mutações, sintomas e como a doença afeta o corpo do ser humano e como as vacinas atuam no sistema imunológico das pessoas.

Bruna Klassa, professora de biologia do Estratégia Vestibulares, explicou em aula especial sobre a pandemia, alguns temas que podem cair como: funcionamento de um vírus, surgimento do Covid-19 e diferenças entre as nomenclaturas, como elaborado por ela abaixo:

  • Surto: quando há aumento localizado do número de casos de uma doença;
  • Endemia: quando a doença é recorrente em uma determinada região, mas não há um aumento significativo no número de casos, com a população do lugar convivendo com ela. A dengue é um exemplo no Brasil;
  • Epidemia: quando há um aumento de casos da doença em diversas regiões, cidades ou estados, mas sem atingir níveis globais;
  • Pandemia: quando a doença atinge níveis mundiais, ultrapassando um grande número de pessoas em diversos países ou continentes.

Outro tema que pode ser abordado são as variantes do vírus e como elas funcionam. Bruna cita a Delta como um exemplo: “sintomas clássicos da Covid-19 estão se mostrando menos comuns com esta variante, como perda do olfato e paladar, tosse e febre”. 

“As brechas no controle de fronteiras e nas medidas de isolamento, além da distribuição desigual de vacinas também contribuem para essa rápida disseminação”, completa Bruna sobre o tema.

Covid-19 na redação

“É o tema [mais esperado] porque nós estamos vivendo no momento histórico”, assim define o professor de redação Fernando Andrade em aula sobre como o Covid-19 pode cair nas redações. 

Ainda segundo o professor, alguns temas principais podem ser abordados:

  • Coronavírus entre saúde e economia;
  • Autoritarismo em época de pandemia;
  • Multilateralismo e pandemia;
  • O que se pode fazer para evitar as pandemias?;
  • Ciência: alarmismo, pessimismo ou realidade?;
  • Novo normal: algum aprendizado pós-pandemia?; e
  • Estamos no mesmo barco? Como a pandemia impactou diferentes classes sociais?

Ao longo do vídeo, os temas são dissecados e trazem contextualizações que podem ser exploradas como argumentos na sua redação. 

Covid-19 como pano de fundo para outras questões

Dentro das questões que já abordaram a Covid-19 em outros vestibulares, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), muitas usaram como o tema como pano de fundo para falar de matérias básicas, como ressalta Bruna: “São questões que trouxeram assuntos relacionados à Covid, mas que perguntaram sobre o arroz e feijão da biologia: sistema imune, vacina, vírus e síntese proteica”.

Portanto, esse tipo de aplicação pode ser visto também em matérias de outras áreas do conhecimento.

Uma situação muito comum no Enem são exercícios com leitura sobre um determinado assunto, mas que aborda aspectos como linguagem, opiniões divergentes e questões de gêneros textuais.

Uma outra possibilidade, quando falamos em ciências humanas é ver o vocabulário de palavras ligadas à pandemia. Termos como quarentena, intubação ou entubação, Covid-19 e lockdown, estrangeirismo que se tornou popular nesses tempos, podem ser citados.

O contexto pode ser abordado também quando falamos de geografia e história. Temas como as outras pandemias e pragas ao longo da humanidade e como a geopolítica influencia na política de distribuição de vacinas, por exemplo.

Além disso, a globalização e como ela ajudou na rápida circulação do vírus, surgimento de novas variantes e como a desigualdade entre classes sociais ficou mais evidente durante a pandemia, também são temas com possibilidades de aparecer nas provas do Enem, Fuvest, Unicamp e federais pelo País.

Esses panos de fundo podem ocorrer também em questões que envolvam matemática e ciências exatas. Porcentagem e progressão geométrica, por exemplo, com análises de número de pessoas infectadas, mortas, curadas e comparações entre países, são assuntos comuns no Enem que podem ter o Covid-19 como abordagem inicial.

Além desses dois temas, outros assuntos muito presentes em vestibulares como probabilidade e estatística, função exponencial e geometria espacial e analítica são abordagens que podem trazer o tema.

Veja alguns conteúdos sobre Covid-19

Além das lives e conteúdos já citados acima, existem muitos materiais que abordam o tema, até mesmo pela importância histórica do assunto em questão. Separamos algumas obras sobre Covid-19 para você. Confira!

Explicando… O Coronavírus (2020)

Sinopse: Em 2020, o mundo mudou. Esta série investiga a pandemia do coronavírus, os esforços para combatê-la e os impactos na saúde mental.

A corrida das vacinas (2021)

Sinopse: Em 5 episódios, os bastidores de uma grande conquista da ciência: a criação, em tempo recorde, de vacinas contra a Covid-19. Na Índia, na Rússia, na China, nos EUA, na Europa e no Brasil.

A conta fica para a juventude (2021)

Sinopse: Documentário de curta-metragem produzido pela TV Capão Doc e Oxfam Brasil sobre o impacto da pandemia de covid-19 na vida de jovens das periferias de São Paulo. 

Epicentro – 24h em Wuhan (2020)

Sinopse: Neste documentário produzido pela CGTN – China Global Television Network, saiba mais sobre o início da crise de saúde pública na China que se transformou numa pandemia: o COVID-19. 

Veja como o Estratégia Vestibulares pode te ajudar a entrar no Enem e demais universidades

O Estratégia Vestibulares quer ver você na faculdade em alto estilo. Alcance seus objetivos com nossos materiais exclusivos: cursos extensivos e intensivos, simulados e banco de questões completo para seus estudos diários. Confira!

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também