Encceja: prova será reformulada por conta do Novo Ensino Médio

Encceja: prova será reformulada por conta do Novo Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) apresentou nesta quinta-feira (17) as indicações para a mudança e implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2024.

Durante a fala de Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica do MEC, foi afirmado que o Encceja também sofrerá alterações por conta do Novo Ensino Médio, mas que isso ainda será avaliado por um Grupo de Trabalho.

Veja mais
+ Novo Ensino Médio: saiba o que muda na hora de entrar na faculdade
+ Novo Enem: veja o que muda no Enem a partir de 2024

“Nós temos duas missões: redesenhar o Enem e o Encceja, porque, naturalmente, uma mudança no Ensino Médio reflete também no Encceja. […] O Encceja é a próxima etapa de discussão do Grupo de Trabalho”, explicou Rabelo.

Ou seja, as mudanças apresentadas até o momento são válidas apenas para o Enem a partir de 2024. Porém, o Encceja também será reestruturado por conta no Novo Ensino Médio. A expectativa é que o Encceja 2022 e Encceja 2023 siga o modelo das últimas edições, a mudança seria também a partir de 2024.

Para ficar por dentro das possíveis mudanças do Encceja, acompanhe o Estratégia Vestibulares.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova aplicada uma vez ao ano com o intuito de ajudar aqueles que desejam receber o diploma do Ensino Fundamental ou Médio sem a necessidade de fazer um curso supletivo.

  • Encceja Nacional: para residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL: para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas; 
  • Encceja Exterior: para brasileiros residentes em outros países;
  • Encceja Exterior PPL: para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Como estudar para o Encceja?

Agora que você está por dentro do calendário do Encceja, uma opção para se preparar para as provas é acompanhar as aulas gratuitas oferecidas pelo Estratégia Vestibulares, um dos maiores cursos pré-vestibulares on-line, no YouTube!

Todos os dias, os professores do Estratégia realizam aulas ao vivo de assuntos cobrados em diversos vestibulares, inclusive no Encceja.

Além disso, caso você tenha interesse em seguir os estudos com o acompanhamento de uma equipe de professores, ainda é possível assinar o Pacote Encceja do Estratégia Vestibulares. Veja o que está incluso no curso:

  • Aulas completas com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

curso encceja
Você pode gostar também