Você já conhece a forma de ingresso da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? O Portal Estratégia te explica mais sobre o Enem-Unicamp 2025.
Veja também:
+ Gabarito Unicamp 2025: correção da 1ª fase do vestibular
Navegue pelo conteúdo
O que é o Enem-Unicamp?
Nesta modalidade, os candidatos podem concorrer às vagas ofertadas por meio da nota do último Enem. Os participantes interessados devem se atentar ao site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), responsável pelos processos seletivos da Unicamp, para conferir datas, informações e mais.
Calendário Enem-Unicamp 2025
- Inscrições: das 09h de 05/11 até às 17h de 25/11/2024 – Confira o edital;
- Provas Enem 2023: 03/11 e10/11/2024; e
- Matrícula (1ª chamada): 24/01/2025.
Quem pode e quem não pode participar do Enem-Unicamp?
De acordo com o edital do Enem-Unicamp 2025, as vagas oferecidas são reservadas para os seguintes segmentos:
- Candidatos(as) que tenham cursado integral e exclusivamente o Ensino Médio em escola pública brasileira (EP) ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM até o ano de 2016 ou exames oficiais, desde que cumpram o inciso II, § 4º do art. 1º da Deliberação CONSU-A-12/2004, segundo o qual os(as) candidatos(as) devem declarar não ter cursado nenhuma parte do período realizado no Ensino Médio em escola privada;
- Candidatos(as) que tenham cursado integral e exclusivamente o Ensino Médio em escola pública brasileira ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM até o ano de 2016 ou exames oficiais, desde que cumpram o inciso II, § 4º do art. 1º da Deliberação CONSU-A-12/2004, segundo o qual os(as) candidatos(as) devem declarar não ter cursado nenhuma parte do período realizado no Ensino Médio em escola privada, e sejam autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) ou indígenas (EP+PPI); ou
- Candidatos(as) optantes por cotas para Pessoas com Deficiência (PCD), desde que cumpram o art. 14-F da Deliberação CONSU-A-032/2017, segundo o qual os(as) candidatos(as) devem comprovar o tipo de deficiência, apresentando documentos exigidos no ato da inscrição.
Não podem participar da seleção os candidatos que tenham cursado:
- Ensino Médio em escolas pertencentes a fundações privadas, ainda que gratuitas;
- Ensino Médio em escolas pertencentes ao Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Serviço Social da Indústria – SESI e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio – SENAC).
- Ensino Médio em escolas públicas no exterior, parcial ou integralmente; ou
- Ensino Médio em instituição de natureza híbrida (pública e privada), administrada por meio de convênio ou ajuste equivalente com associações civis ou outras entidades privadas, ainda que na condição de bolsista.
- Candidatos(as) que tenham cursado algum período do Ensino Médio em instituição privada na condição de bolsista não podem concorrer às vagas deste processo seletivo, exceto nas vagas de Pessoas com Deficiência. As vagas para PcDs serão disponibilizadas tanto para candidatos de escolas públicas quanto privadas.
Como fazer a inscrição no Enem-Unicamp?
Para se inscrever no Enem-Unicamp, é necessário acessar o site da Comvest durante o período de inscrição. Além disso, no momento da inscrição o candidato deve informar em qual modalidade de ingresso e curso deseja concorrer.
Na edição de 2023, pela primeira vez foi adotada a inscrição automática para a modalidade. Os participantes do vestibular podiam indicar ao se inscrever que também gostariam de participar do Enem-Unicamp. Isso vem se repetindo nos anos 2024 e 2025.
Além disso, cada candidato pode se inscrever em até dois cursos de graduação, declarando a ordem de sua opção, sendo:
- Em cada curso, serão convocados por ordem decrescente da Nota Final Enem (NFE) os candidatos que escolheram o curso como 1ª opção; e
- Havendo vagas não preenchidas pelo critério I, serão convocados por ordem decrescente da Nota Final ENEM todos os candidatos que escolheram o curso como 2ª opção.
Qual é o valor da taxa de inscrição do Enem-Unicamp?
O valor da taxa de inscrição do Enem-Unicamp é de R$ 40,00. A universidade também contempla os candidatos com a isenção da taxa de inscrição por critério econômico.
Quais são as vagas do Enem-Unicamp?
A instituição disponibilizou 345 vagas para o Enem-Unicamp 2025, pouco menos da metade das 639 vagas na edição 2023 para ingresso nos cursos de graduação, também por conta do Provão Paulista, novo vestibular do Estado.
Serão 345 vagas reservadas para a seleção, sendo 173 delas para candidatos de Escola Pública (EP), 141 vagas para candidatos de EP e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) e 31 vagas extras para Pessoas com Deficiência.
As inscrições para a seleção começam em amanhã (05 de novembro), às 09h, e vão até o dia 25 do mesmo mês, às 17h. É obrigatória a inscrição do Enem 2024 para participar desta seleção.
A lista de cursos e vagas disponibilizadas no processo seletivo Enem-Unicamp pode ser vista no Manual do Candidato 2025, juntamente com outras informações.
Posso participar do vestibular da Unicamp e do Enem-Unicamp ao mesmo tempo?
De acordo com o edital, os candidatos podem participar das diferentes formas de ingresso. Dessa forma, caso seja aprovado nas duas seleções, é necessário optar por uma delas no momento da matrícula.
Qual é o formato do Enem?
O Enem é aplicado em dois domingos consecutivos, e possui 180 questões de diferentes áreas do conhecimento, além de uma redação dissertativa-argumentativa. A seguir, como são os dias de prova:
Enem – primeiro dia
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias: Espanhol, Inglês, Literatura e;
- 45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias: Filosofia, Geografia, História, Sociologia; e
- 1 redação dissertativa-argumentativa.
No primeiro dia de prova, os candidatos têm 5 horas e 30 minutos para realizar as questões e a produção textual. Neste dia, a aplicação das provas acontece entre às 13h30 e 19 horas.
Enem – segundo dia
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias: Biologia, Física e Química; e
- 45 questões de Matemática e suas tecnologias: Matemática.
Já no segundo dia, os candidatos têm máximo 5 horas para responder às questões. Além disso, a aplicação acontece entre às 13h30 e 18h30.
Guia do Enem
Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada.
Para te ajudar, o Portal do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade.
Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:
- Enem Impresso x Enem Digital
- Calendário do Enem 2023
- TRI: como funciona a nota do Enem
- Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
- Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
- Exemplos de redação nota 1.000
Como estudar para o Enem?
O Enem está chegando, ou seja, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano.
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Estude com o Estratégia Vestibulares
Já pensou ingressar na Unicamp? Aqui no Estratégia Vestibulares você encontra cursos e simulados preparatórios que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!