Gabarito UFPR 2022: confira o gabarito e a correção da prova

Gabarito UFPR 2022: confira o gabarito e a correção da prova

Confira o gabarito UFPR 2022 e a correção ao vivo das questões pelo Estratégia Vestibulares; prova foi aplicada em 13 de fevereiro

O vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2022 ocorre neste domingo (13). A prova será aplicada nas cidades paranaenses de Curitiba, Maringá, Palotina, Toledo, Jandaia do Sul e Matinhos.

De acordo com o edital oficial da prova, a nota máximo que o candidato pode alcançar são 100 pontos, sendo 70 das questões objetivas e 30 da redação. A divulgação do resultado oficial do vestibular será realizada em 14 de março.

Veja também:
+ Vestibular UFPR: provas, calendário, cursos e mais
+ Calendário UFPR 2022: datas, inscrições, provas e resultado
+ UFPR: notas de corte da universidade

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Veja o gabarito da UFPR 2022

A divulgação do gabarito provisório da prova será apenas em 14 de fevereiro o pela Universidade. Por isso, o time de professores do Estratégia Vestibulares realizará a correção ao vivo das questões da prova.

⚠️ Atenção: o texto será atualizado em tempo real com o gabarito, de acordo com a correção dos professores do Estratégia Vestibulares. 

O modelo de prova escolhido para a correção, será o modelo recebido pela coordenação pedagógica do Estratégia Vestibulares. Quer que a sua "cor" de prova seja corrigida? Envie fotos do seu caderno de prova para o [email protected].

Confira abaixo o gabarito da UFPR 2022, de acordo com o Estratégia Vestibulares*:

Gabarito UFPR 2021 – Espanhol

1 – B**13 – A25 – D37 – A49 – E
2 – C14 – B26 – D38 – C50 – A
3 – D15 – C27 – E39 – B51 – C
4 – B16 – D28 – A40 – E52 – E
5 – C17 – D29 – A41 – B53 – D
6 – D18 – B30 – D42 – B54 – B
7 – A19 – E31 – D**43 – E55 – E
8 – C20 – A32 – B44 – C56 – C
9 – B21 – D33 – E45 – B57 – C
10 – C22 – C34 – B46 – D58 – A
11 – B23 – E35 – B**47 – E59 – D
12 – E24 – C36 – D48 – A60 – C

Gabarito UFPR 2021 – Inglês

1 – D13 – E25 – E37 – C49 – A
2 – B14 – C26 – C38 – D50 – D
3 – C15 – E27 – C39 – A51 – D**
4 – A16 – C28 – A40 – C52 – B
5 – B17 – D29 – D41 – B53 – E
6 – E18 – D30 – C42 – C54 – B
7 – A19 – E31 – E43 – D55 – B*
8 – B20 – A32 – A44 – E56 – D
9 – D21 – A33 – C45 – B57 – A
10 – C22 – B34 – E46 – A58 – B
11 – B23 – E35 – D47 – D59 – E
12 – B24 – D36 – B48 – C60 – C

Gabarito UFPR 2021 – Alemão

1 –  D
2 –  B
3 –  C
4 –  A

Gabarito UFPR 2021 – Italiano

1 – B
2 – C
3 – D
4 – A

Gabarito UFPR 2021 – Japonês

1 – B
2 – A
3 – C
4 – D

Gabarito UFPR 2021 – Polonês

1 – A
2 – C
3 – D
4 – B

Gabarito UFPR 2021 – Francês

1 – B
2 – A
3 – C
4 – D

*O gabarito divulgado nesta publicação é a correção extraoficial realizada pelos professores do Estratégia Vestibulares.
**Questão passível de anulação e/ou revisão.
*** Questão retificada no gabarito oficial (correção da banca está de acordo com a correção do Estratégia Vestibulares)
X – questão anulada pela banca

Tema de redação da UFPR 2022

Além das 60 questões objetivas, a vestibular também possui a Prova de Compreensão e Produção de Textos, composta pelo desenvolvimento de uma redação dissertativa-argumentativa.

O tema foi vacinação e os diferentes pontos de vista sobre o assunto. Foram dois textos escolhidos pela banca: a música “Ponto de vista” do artista Edu Krieger e o artigo “Entenda por que tomar vacina não é uma decisão pessoal, mas coletiva”, da repórter Juliana Contaifer, do veículo de comunicação Metrópoles.

A banca solicitava aos candidatos “identificar a tese principal e eventuais teses secundárias de cada texto; manifestar e defender, fundamentada em argumentos, sua opinião a respeito; respeitar as características discursivo-formais do gênero solicitado; e ter no mínimo 12 e no máximo 15 linhas”.

Veja a letra da música de Edu, “Ponto de vista”:

Ponto de vista (Edu Krieger / João Cavalcanti)

“Do ponto de vista da Terra quem gira é o Sol
Do ponto de vista da mãe todo filho é bonito
Do ponto de vista do ponto
O círculo é infinito
Do ponto de vista do cego sirene é farol

Do ponto de vista do mar quem balança é a praia
Do ponto de vista da vida um dia é pouco
Guardado no bolso do louco
Há sempre um pedaço de Deus
Respeite meus pontos de vista
Que eu respeito os teus

Às vezes o ponto de vista tem certa miopia
Pois enxerga diferente do que a gente gostaria
Não é preciso por lente
Nem óculos de grau
Tampouco que exista somente
Um ponto de vista igual

O jeito é manter o respeito e ponto final”

Resolução comentada

Os professores do Estratégia fizeram a resolução comentada da UFPR 2022 (estamos atualizando conforme as resoluções ficam prontas), confira:

Geografia — Prof. Saulo Takami
Física — Prof. Lucas Costa
Biologia — Prof. Carol Negrin

Como entrar com recurso contra o gabarito UFPR 2022?

Para entrar com recurso na UFPR é necessário estar cadastrado no vestibular, entrar no link do processo seletivo e preencher informações como o número de inscrição do candidato, senha individual, número do RG e data de nascimento, e seguir o restante dos procedimentos necessários indicados pela instituição.

  • Questão 1 (Espanhol): veja a pergunta e o comentário da professora de Espanhol do Estratégia Vestibulares, Nailla Malta:

El país donde las discotecas son más importantes que las escuelas (David Jiménez – 27 de agosto de 2020)

Fútbol, playas, corridas de toros y discotecas. Las prioridades en la apertura de España tras meses de confinamiento se podían leer como una declaración de intenciones sobre la visión del país. Finalmente, a una semana del comienzo del curso escolar, nuestros políticos han decidido abordar lo que consideran menos urgente: la educación de millones de estudiantes. Atrás quedan meses desaprovechados, advertencias ignoradas y planes por hacer. La falta de previsión que ha sumido en el desconcierto, la reapertura de las escuelas es parte de una gestión lastrada por la opacidad, la falta de datos fiables, la inconsistencia y la lentitud de reacción por parte de los gobiernos central y autonómicos. Y así, tras sufrir una de las peores primeras olas de contagios, España se enfrenta ahora al peor rebrote de Europa. ¿Puede haber mayor prueba de la urgencia de reformar la educación que la incompetencia de una clase política producto de sus deficiencias? La pandemia ha desnudado un modelo escaso de medios, con un profesorado mal pagado y desmotivado, planes de estudio anclados en el siglo XIX y una creciente desigualdad que permite a las familias con recursos eludir las carencias del sistema con apoyo extraescolar, enseñanza privada y cursos en el extranjero para sus hijos. El inicio del curso, previsto en algunas partes del país para el 4 de septiembre, se producirá en mitad del caos de una huelga de estudiantes, estrategias diferentes en cada región y planes improvisados para reducir a toda prisa la ratio de alumnos, reorganizar horarios, contratar profesores e implementar medidas que debieron ser planeadas con meses de anticipación, como en otros países. Lo sorprendente habría sido que unas autoridades que _____________ el sistema educativo a su suerte hace décadas _____________ los deberes a tiempo.

(Texto adaptado. Disponible en: https://www.nytimes.com/es/2020/08/27/espanol/opinion/vuelta-cole-espana.html.)

1 — Señala la alternativa que rellena correctamente los huecos en el orden que aparecen en el texto.

a) abandonaban – habían hecho.
b) abandonaron – hubieran hecho.
c) abandonan – han hecho.
d) han tenido que abandonar – habrán hecho.
e) van a abandonar – hayan hecho.

Recurso:
O primeiro espaço deve ser completado por um verbo no pretérito, que não tem relação com o presente, visto que a ação de abandonar foi concluída pontualmente num período de tempo já finalizado. Neste caso, apenas o pretérito indefinido é adequado, pois denota exatamente essa conclusão.

Portanto, a primeira lacuna deve ser preenchida por abandonaron.

Já a segunda deve apresentar uma ação anterior a ação de abandonar, que esteve apenas no plano hipotético – refletida então pelo pluscuamperfecto do subjuntivo. Nesse caso, teríamos hubieran hecho.

Por fim, transcrevo abaixo o parágrafo originalmente publicado:

[…]
El inicio del curso, previsto en algunas partes del país para el 4 de septiembre, se producirá en mitad del caos de una huelga de estudiantes, estrategias diferentes en cada región y planes improvisados para reducir a toda prisa la ratio de alumnos, reorganizar horarios, contratar profesores e implementar medidas que debieron ser planeadas con meses de anticipación, como en otros países. Lo sorprendente habría sido que unas autoridades que abandonaron el sistema educativo a su suerte hace décadas hubieran hecho los deberes a tiempo.
[…]

Pede-se, portanto, a alteração do gabarito publicado pela banca para a letra B.

Assista a correção ao vivo do vestibular UFPR 2022

Confira a correção ao vivo da prova realizada pelos professores do Estratégia Vestibulares e a divulgação do gabarito em primeira mão:

Como foi a prova da UFPR 2021?

Por conta da pandemia de Covid-19, a UFPR mudou extraordinariamente o formato do vestibular. Por isso, a prova terá apenas uma fase com o seguinte formato:

  • 60 questões objetivas: Biologia, Geografia, Filosofia, Física, História, Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Português e Sociologia; e
  • Redação.

Veja a distribuição das questões:

DisciplinaNúmero de questões
Matemática6
Física6
Química6
Biologia6
Geografia6
História6
Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol,
Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano)
4
Português (Língua Portuguesa)8
Português (Literatura Brasileira)4
Filosofia4
Sociologia4

Dessa vez, serão selecionados 5.383 candidatos para os 127 cursos oferecidos pela universidade.

Lista de obras obrigatórias 2021

Confira a lista de obras obrigatórias cobradas na aplicação do vestibular da UFPR 2021:

ObrasAutores
O UruguaiBasílio da Gama
Últimos CantosGonçalves Dias
Casa de PensãoAluísio de Azevedo
Clara dos AnjosLima Barreto
SagaranaGuimarães Rosa
Morte e Vida SeverinaJoão Cabral de Melo Neto
Nove NoitesBernardo Carvalho
Relato de um certo orienteMiltom Hatoum

Nota de corte dos cursos mais concorridos

Veja abaixo a lista com a nota de corte dos principais cursos da UFPR:

CursosNota de 2019
Medicina828.36
Direito806.98
Odontologia805.74
Engenharia Mecânica802.11
Ciência da Computação784.41

Como estudar para o vestibular da UFPR?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na UFPR no próximo ano, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da UFPR 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso UFPR

Veja também:

Você pode gostar também
Universidade Federal de Minas Gerais
Leia mais

UFMG: tudo sobre a universidade

Neste texto, você confere tudo o que você precisa saber sobre a UFMG. Cursos de graduação, unidades, oportunidades da universidade e muito mais, veja a seguir.