A Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP) é uma das principais competições de conhecimento em âmbito nacional. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), ela conta também com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
A OBMEP é uma olimpíada de Matemática voltada para alunos do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas e privadas no Brasil.
Para a realização das provas, os estudantes são divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade em que estiverem matriculados no momento da inscrição.
Se você quer saber como é e o que cai na prova do OBMEP, está no lugar certo! O Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo para te explicar tudo sobre o conteúdo programático da competição. Confira!
Navegue pelo conteúdo
Quais são os níveis da OBMEP?
A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. Para cada nível, deve ser considerado o ano escolar em que será aplicada a prova.
- Nível 1:
- Para estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; e
- Para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 6º e 7º anos;
- Nível 2:
- Para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental; e
- Para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 8º e 9º anos;
- Nível 3:
- Para estudantes do ensino médio;
- Para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio.
Como são as provas da OBMEP?
Independentemente do nível, a estrutura da competição é a mesma para todos os participantes, composta por duas fases, sendo a primeira objetiva e a segunda discursiva. Veja detalhes sobre cada etapa:
- 1ª fase: Os participantes respondem a 20 questões objetivas de múltipla-escolha, e as provas são diferentes conforme o nível do aluno;
- 2ª fase: Os participantes classificados na 1ª fase, passam para a 2ª etapa e respondem a 06 questões discursivas.
Conteúdo programático OBMEP
O conteúdo programático da OBMEP segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define a construção dos currículos estaduais, municipais e das escolas, ditando o que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica (Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).
Se você deseja aprofundar seus estudos para a competição, a OBMEP indica, no seu site oficial, as apostilas utilizadas no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). São elas:
- Apostila 1 – Iniciação à Aritmética;
- Apostila 2 – Métodos de Contagem e Probabilidade;
- Apostila 3 – Teorema de Pitágoras e Áreas;
- Apostila 4 – Indução Matemática;
- Apostila 5 – Grafos – Uma Introdução;
- Apostila 6 – A Geometria do Globo Terrestre,Os Três Problemas Clássicos da Matemática Grega, A Matemática dos Códigos de Barras;
- Apostila 7 – Criptografia;
- Apostila 8 – Uma Introdução às Construções Geométricas;
- Apostila 9 – Oficina de Dobraduras;
- Apostila 10 – Atividades de Contagem a partir da Criptografia
- Apostila 11 – Explorando Geometria com Origami
- RPM – Especial PIC 2007;
- RPM – Especial PIC 2008;
- RPM Especial PIC 2013;
- RPM Especial 10º PIC;
- Encontros de Aritmética;
- Encontros de Geometria – Parte 1.
Universidades que aceitam a OBMEP
As universidades que aceitam a OBMEP como forma de ingresso são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
+ Principais olimpíadas do conhecimento aceitas pelas universidades
O que você encontrará no e-book Guia Olimpíadas do Conhecimento?
O livro digital “Guia Olimpíadas do Conhecimento” traz tudo o que você precisa saber sobre as competições do conhecimento: quais existem, como funcionam, quando e como participar, quais os níveis, premiações e muito mais.
Além disso, o e-book reúne todas as informações para você que quer se tornar um medalhista de Olimpíadas do Conhecimento para ingressar em uma universidade pública através das Vagas Olímpicas: veja quais instituições aceitam a modalidade, quais pontuações exigidas e como é a graduação para um medalhista. Clique no banner abaixo e faça o download gratuito do material.
Conte com o Estratégia para conquistar a vaga dos seus sonhos!
Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares. Além disso, você ainda pode aproveitar a plataforma para complementar seus estudos rumo à medalha em Olimpíadas Científicas.
E se a universidade que você deseja ingressar não oferece a opção de entrada por Vagas Olímpicas, o Estratégia ajuda você a conseguir a sonhada aprovação no vestibular tradicional, com cursos específicos sobre as bancas mais concorridas do País. Dá uma olhada nos benefícios que a Coruja oferece:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão abaixo e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!