Quais são os filmes cobrados no Vestibular Uesb 2024?
Foto: filme “Filho de Boi”/Divulgação

Quais são os filmes cobrados no Vestibular Uesb 2024?

Os filmes “Filho de boi” (2019), “Cabra marcado para morrer” (1984) e “Os porcos e a reza” (2020) farão parte das provas aplicadas neste final de semana; confira

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) aplica, no domingo e na segunda-feira, 03 e 04 de dezembro, o vestibular 2024. As provas do primeiro dia são compostas por 40 questões objetivas e uma redação, enquanto no segundo dia, os candidatos respondem a mais 45 questões objetivas.

O conteúdo programático corresponde às matérias obrigatórias do Ensino Médio, entre elas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Conhecimentos Contemporâneos. 

Além disso, o vestibular possui uma lista de livros e filmes obrigatórios. Entre os livros encontram-se: “A Legião Estrangeira” de Clarice Lispector e “Torto Arado” de Itamar Vieira Junior. Já os filmes cobrados são: “Filho de boi” (2019) de Haroldo Borges; “Cabra marcado para morrer” (1984), de Eduardo Coutinho; e “Os porcos e a reza” (2020), de Rogério Luiz Oliveira e Filipe Gama.

Para te deixar preparado para o Vestibular Uesb 2024, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo contando detalhes sobre cada filme que cai na prova. Acompanhe esta viagem cinematográfica!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

“Filho de boi” (2019) – Haroldo Borges

O filme “Filho de boi”, dirigido por Haroldo Borges, retrata a história de João, pastor de cabras de 13 anos que vive no sertão baiano. João é caçoado por seus colegas e chamado de “filho de boi”, termo usado para quando a mãe larga o marido e o filho. 

Ao longo do filme, o garoto quebra seu vínculo com o pai e, por não ter ninguém, nem amigos, sonha em fugir do lugar onde vive. A rotina de João então se transforma quando o Circo Papaléguas chega à pequena cidade. Ele vê nisso uma oportunidade de escapar da monotonia e explorar um mundo além de sua realidade.

De acordo com Eder Amaral e Silva, professor de Cinema e Audiovisual da Uesb, o filme aborda a relação entre a realidade e a fantasia, a discussão sobre a masculinidade e suas diversas representações e a singularidade da figura paterna. Para mais informações sobre o filme, veja as análises feitas pelos professores da Uesb ou assista ao longa-metragrem gratuitamente no canal oficial da Produtora Plano 3 Filmes, até o dia 30 de novembro.

“Cabra marcado para morrer” (1984) – Eduardo Coutinho

“Cabra Marcado para Morrer” é um documentário brasileiro dirigido por Eduardo Coutinho. Inicialmente, o documentarista planejava fazer um filme sobre a vida e a luta pela reforma agrária de João Pedro Teixeira, líder camponês assassinado em 1962. Coutinho começou a filmar na década de 1960, mas a produção foi interrompida devido ao golpe militar no Brasil em 1964, quando o projeto foi abandonado e o material apreendido pelas autoridades.

Anos depois, em 1981, Eduardo decidiu retomar o projeto, reunindo parte da equipe original, inclusive os atores. No entanto, ao invés de seguir um roteiro pré-definido, Coutinho adota uma abordagem mais reflexiva, entrevistando não apenas esses atores, mas também a família e conhecidos de João Pedro Teixeira, como sua viúva, Elizabeth Teixeira, para refletir sobre as mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram desde o início do projeto.

O documentário se torna uma reflexão não apenas sobre a vida de João Pedro Teixeira, mas sobre as condições sociais, políticas e econômicas do Brasil, especialmente no que diz respeito à luta pela terra e à reforma agrária. 

Além disso, o professor de Geografia da Uesb, Jânio Roberto Diniz dos Santos, também destaca a relação de violência que existia entre os fazendeiros e os jagunços da época. Se você quer uma análise mais profunda sobre o documentário, veja no site da Uesb, ou assista na plataforma Itaú Cultural Play de forma gratuita.

“Os porcos e a reza” (2020) – Rogério Luiz Oliveira e Filipe Gama

O documentário “Os Porcos e a Reza” é um curta-metragem dirigido por Rogério Luiz Oliveira e Filipe Gama que explora a vida dos moradores da região da Barragem de Pedras, situada no município de Jequié, interior da Bahia. 

O filme retrata tanto a criação de porcos quanto uma expressiva manifestação religiosa, destacando o papel central dessas práticas na vida e na cultura local, protagonizadas pelos habitantes da comunidade.

Para Mônica Medina Santos, professora de Cinema e Audiovisual da Uesb, o documentário debate diversos assuntos, como fé, sobrevivência e, mesmo que indiretamente, relações humanas e afetividade. Para assistir ao comentário dos professores da universidade sobre o filme, acesse o site da Uesb. Você também pode assistir à obra “Os porcos e a reza” gratuitamente no Youtube.

Calendário Uesb 2024

  • Inscrições: 05 a 31/10/2023;
  • Solicitação da taxa de isenção: 05 a 10/10/2023;
  • Data limite para pagamento da taxa: 01/11/2023;
  • Cartão de Convocação: até 24/11/2023;
  • Provas: 03 e 04/12/2023;
  • Resultado: a partir de 19/12/2023.

Estude na Uesb em 2024

Você tem o sonho de estudar na Uesb? Se sim, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar! Além de oferecer aulas diárias gratuitas no Youtube sobre todos os temas que caem no vestibular da Uesb, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular Uesb 2024. Confira os benefícios:

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado, assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

CTA Curso UESB
Você pode gostar também