A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP), aplicou em outubro um Simulado Oficial da 1ª fase do vestibular 2026. De acordo com o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, “a prova refletiu as mudanças no Programa do Vestibular aprovadas no ano passado”.
Logo após a divulgação dos cadernos de provas do Simulado Oficial da Fuvest, o time de professores do Estratégia Vestibulares, que já havia adequado o material da plataforma com base nas mudanças anunciadas pela instituição, avaliou e corrigiu cada uma das 90 questões da prova que simula a 1ª fase do vestibular 2026.
E o Portal EV, reuniu, a seguir, as principais mudanças apontadas pelos docentes, os comentários sobre as matérias e dicas sobre como estar preparado para o novo formato do Vestibular Fuvest. Confira
Confira também:
+ Simulado Fuvest 2026: confira provas e gabarito da prova feita pela banca
+ Quais são as mudanças no Vestibular Fuvest 2026?
Navegue pelo conteúdo
Como foi o Simulado Oficial da Fuvest?
O Simulado Oficial da Fuvest seguiu o modelo da prova da 1ª fase do vestibular, ou seja, foi composto por 90 questões objetivas que abrangeram as áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.
De acordo com o time de professores do Estratégia Vestibulares, houve equilíbrio no número de questões por disciplina, exceto Matemática, que teve um número de itens considerado menor do que o esperado. Sociologia e Filosofia também estiveram entre as disciplinas menos abordadas, o que já era esperado, segundo os professores, já que são matérias recém adicionadas ao programa de prova da Fuvest.
As áreas do conhecimento com mais questões foram Ciências Humanas e Ciências da Natureza, que compuseram cerca de 30% da prova cada.
O que mudou na prova da Fuvest?
As principais mudanças apontadas pelos professores do Estratégia no Simulado Oficial da Fuvest foi o aumento da interdisciplinaridade, a maior densidade dos conteúdos em detrimento da dificuldade e um desnível entre as questões, sendo algumas muito fáceis enquanto outras eram muito difíceis.
A interdisciplinaridade, que é a união de conhecimentos de duas ou mais disciplinas para resolver uma questão, não é vista como a maior novidade, ainda que tenha aparecido com recorrência no Simulado Oficial. De acordo com os professores do Estratégia, essa característica já estava presente na prova desde, pelo menos, o vestibular 2023.

“Mas qual conhecimento eu vou mobilizar para responder uma questão como essa? Aquele que você conseguir! Essa é a vantagem da gente ter uma prova transversal, interdisciplinar. O que eu quero que você entenda é que todos esses conhecimentos são válidos e, portanto, você pode mobilizá-los para conseguir fazer a questão”, explica a professora Alê Lopes sobre as questões que mesclam disciplinas.
O aumento da densidade do conteúdo em detrimento da dificuldade das questões é explicado por uma maior inserção de textos, imagens e gráficos nas questões, por exemplo, além de alternativas com textos maiores e menos diretos, mas diminuindo o nível do conhecimento necessário para a resolução. Em poucas palavras: a prova parece mais cansativa do que difícil.
Essa característica aproxima a Fuvest de provas como a da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aponta a professora Alê Lopes, mas entendendo que o Enem ainda tem um nível de dificuldade muito mais baixo.
Sobre a diferença de dificuldade entre as questões, com algumas muito complexas e outras mais fáceis, os professores garantem que a Fuvest não adotou um modelo de correção como a Teoria de Resposta ao Item (TRI), como o Enem, e que todas as questões da prova valerão 1 ponto cada.


Comentários dos professores do Estratégia Vestibulares
Confira, na íntegra, os comentários da equipe de professores sobre cada uma das disciplinas:
História e Sociologia – Alê Lopes
Eu não sei se a Fuvest vai fazer isso no dia da prova, eu espero que ela encontre maior equilíbrio, porque eu sinceramente achei questões com desnível muito grande entre elas. Foram questões muito fáceis e questões muito complexas.
Literatura – Luana Signorelli
Em Literatura, notei três pontos interessantes:
- Uma questão de Linguagens e Códigos envolvendo uma pintura de Tarsila do Amaral e uma obra literária que nem está mais na lista (lista desatualizada, pois levaram em consideração o Vestibular Fuvest 2025 e não da Fuvest 2026);
- Das nove obras literárias da lista, três questões foram sobre uma única obra;
- Uma questão não foi sobre as obras da lista, mas sim sobre um poema de Manuel Bandeira. Tudo bem, era uma pergunta de figuras de linguagem (teoria literária ou Gramática aplicada à Literatura), mas me chamou a atenção por isso pode confundir os alunos.
Geografia – Priscila Lima
O simulado apresentou muita interpretação de gráfico e imagem. Alguns temas tangenciam Atualidades (em especial, sobre petróleo e Amazônia). Acredito que a prova esteja mais trabalhosa e menos difícil.
Inglês – Andrea Belo
As questões de Inglês vieram com bastante interpretação de texto e pouca gramática, como é, de fato, o estilo Fuvest nos últimos anos. Questões bem elaboradas, com temas atuais e que são cobertos por muitos jornais e revistas internacionais.
Uso de expressões idiomáticas e phrasal verbs nos textos escolhidos pelos elaboradores e, claro, necessidade se ter vocabulário (o que se desenvolve com prática de questões do banco e simulados inéditos) e conhecer as técnicas de leituras ensinadas no material, para conseguir encontrar as respostas e estar preparado para a prova.
Biologia – Bruna Klassa
O simulado contou com oito questões de Biologia e uma questão relacionada a impactos ambientais, que privilegiou conhecimentos de Biologia e Geografia para sua resolução. Os textos base para as questões estão maiores e os enunciados mantiveram-se muito bem escritos, com certo grau de intradisciplinaridade, ou seja, com integração de duas ou mais matérias da Biologia.
Isso ajuda a pensar na disciplina como um todo, ao invés de adotar a compartimentalização dos conteúdos. Contudo, é algo que já acontecia nos processos seletivos anteriores e não reflete uma caracterização específica do novo edital.
Física – Henrique Goulart
Este simulado oficial oferecido pela Fuvest não apresentou grandes diferenças com as provas anteriores. Eu esperava mais mudanças na Física.
Os temas que apareceram repetiram e quase copiaram algumas questões de nossos simulados, feitos por mim e pelo professor Lucas. Estou na expectativa por mais mudanças e adequações dessa chamada Nova Fuvest.
Química – Gabriel Prazeres
Particularmente, em Química, esperava-se mais interdisciplinaridade. As questões continuam conteudistas, porém, foi observado um baixo parâmetro de dificuldade de maneira geral. Apenas uma questão interpretativa envolvendo gráfico em Química que marcou a essência da velha Fuvest e sua dificuldade.
Se a prova da Nova Fuvest se mantiver com esse comportamento, e depender da prova de Química, as notas de corte irão decolar.
Matemática – Andrew Cazé
Matemática foi uma prova que mediu muito bem a capacidade do aluno em interpretar enunciados e visualizar problemas (especificamente em geometria). Ela não se contentou apenas com a aplicação de fórmulas, mas exigiu que o aluno soubesse quando e como aplicá-las. A presença forte de geometria e funções está alinhada com o histórico da Fuvest.
Dicas para o próximo Vestibular Fuvest
A dica central dos professores do Estratégia Vestibulares diante do Simulado Oficial da Fuvest é priorizar a resolução das questões menores e menos conteudistas logo no início da prova. “Você tem que ter uma estratégia de prova para você fazer mais pontos do que os outros. E essa estratégia de fazer muita questão logo no começo da prova, que você tem mais atenção, tá menos cansado, é fundamental”, explica Alê.
Além disso, a professora aponta que “se essa prova do Simulado Oficial da Fuvest nos deu uma certeza, é de que não tá tão diferente assim dos anos anteriores”, e por isso, ela recomenda que os candidatos usem os últimos dias de preparação para resolver e estudar as provas das últimas três edições do Vestibular Fuvest.
“Onde eu encontro as três últimas provas com resolução escrita e resolução em vídeo? No Banco de Questões do Estratégia. Lá, você vai ter a questão, a resolução escrita e a resolução em vídeo. Errou, você vai direto na questão. Você não precisa voltar no material longo, encontrar o conteúdo daquele que foi cobrado naquela questão. Não, você já tem ali a resolução que traz para você a explicação”, sugere.
Como são as provas do Vestibular Fuvest?
O Vestibular Fuvest é aplicado em duas fases presenciais. Na primeira etapa, aplicada no dia 23 de novembro, o exame será composto de 90 questões de Conhecimentos Gerais múltipla escolha, já a segunda fase, que ocorre nos dias 14 e 15 de dezembro, será constituída por provas de Conhecimentos Específicos, com duas provas de natureza discursiva.
Além das provas comuns a todos os participantes, os candidatos às carreiras de Música – ECA (São Paulo), de Música – Ribeirão Preto, de Artes Visuais e de Artes Cênicas, que forem convocados para a 2ª fase, serão submetidos às avaliações de Competências Específicas, de caráter eliminatório e classificatório.
Calendário Vestibular Fuvest 2026
- Divulgação do edital: 01/08/2025;
- Pedidos de isenção: 12/05 a 11/07/2025;
- Pagamento da taxa: até 09/10/2025;
- Inscrições: 18/08 a 07/10/2025;
- Locais de prova da 1ª fase: 31/10/2025;
- Provas 1ª fase: 23/11/2025;
- Resultado 1ª fase: 01/12/2025;
- Locais de prova da 2ª fase: 01/12/2025;
- Provas 2ª fase: 14 e 15/12/2025;
- Provas de competências específicas: 09 a 12/12/2025;
- Resultado 1ª chamada: 23/01/2026.
- Matrículas: ainda sem data.
Como estudar para o Vestibular Fuvest?
Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na USP, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a seleção da Fuvest, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!



