Tem interesse em ingressar em uma das melhores instituições públicas de ensino técnico do Brasil? O Estratégia Vestibulares reuniu as principais informações sobre o vestibular do Colégio Técnico da UFMG, o Coltec. Vamos mostrar mais detalhes sobre o processo seletivo e os cursos da instituição.
Navegue pelo conteúdo
Sobre o Coltec?
O Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mais conhecido como Coltec, é uma instituição pública de ensino técnico brasileira localizada em Belo Horizonte (MG).
Foi criada em 1969 a partir de um convênio entre a UFMG, o Conselho Britânico, o CNPq e o Ministério da Educação (MEC). A instituição tem o intuito de atender a demanda para formação de profissionais técnicos de nível médio, nos cursos integrados de: Análises Clínicas, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica e Química.
Atualmente, o Coltec investe na criação de novos cursos técnicos e atua nas áreas de formação voltada à educação, o que o torna uma grande referência para estágio curricular de alunos de cursos de graduação de todo país.
Calendário Coltec 2024
- Divulgação do edital: 24/08/2023
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 18 a 22/09/2023
- Divulgação do resultado da isenção: 27/09/2023
- Inscrições Coltec 2023: 18/09 a 16/10/2023
- Pagamento da taxa de inscrição: 18/09 a 17/10/2023 – R$ 100,00
- Divulgação do local de prova: 13/11/2023
- Aplicação do vestibular Coltec 2023: 19/11/2023
- Resultado do vestibular Coltec: 01/12/2023
Como ingressar no Coltec?
O processo seletivo, aplicado pela UFMG, ocorre uma vez ao ano e é destinado a alunos formados no Ensino Fundamental ou que estejam cursando o Ensino Médio.
Este ano, serão ofertadas 180 vagas para os cinco cursos técnicos, sendo distribuídas da seguinte forma: 50% destinadas à ampla concorrência e 50% aos candidatos que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública.
Os cursos técnicos de Análises Clínicas, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica e Química terão 36 vagas ofertadas para cada um.
O Edital Coltec 2024, disponibilizado em agosto de 2023, pode ser encontrado na página oficial da Coltec/UFMG e no botão abaixo. Neste edital estão todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo modalidade de vagas, cursos e conteúdo programático.
Taxa de inscrição e isenção
Candidatos a partir de 15 anos devem realizar a inscrição na página da Copeve/UFMG a partir do dia 18 de setembro até o dia 16 de outubro. Para efetivar a inscrição é necessário preencher todos os campos, apresentar CPF e Número de Identificação Social (NIS) do candidato ou do responsável legal, além de informar a opção de modalidade de vagas.
A taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00, deve ser paga por boleto bancário e, após o pagamento, o candidato deve imprimir o comprovante definitivo de inscrição e apresentar no local de realização.
Para solicitar a isenção de taxa, o candidato e/ou sua família devem fazer parte de programas sociais do governo. O pedido é feito por meio de uma declaração na página da Copeve/UFMG, confirmando que o candidato pertence a uma família de baixa renda. Além disso, é preciso informar seu NIS e gerar o comprovante de inscrição.
Coltec: provas
A prova é composta por 60 questões objetivas, sendo 6 questões de Geografia, 6 questões de História, 15 questões de Língua Portuguesa (com peso 2), 15 de Matemática (com peso 2) e 18 de Ciências Naturais. A prova é aplicada em apenas uma fase.
Coltec: lista de obras obrigatórias
Este ano, a prova da Coltec conta com duas obras literárias obrigatórias, além de letras de quatro canções brasileiras: “Clube da esquina 2” (Márcio Borges/Lô Borges/Milton Nascimento) “O trem azul” (Ronaldo Bastos/Lô Borges) “Paisagem da janela” (Fernando Brant/Lô Borges) e “Um girassol da cor de seu cabelo” (Márcio Borges/Lô Borges). Veja os livros e contos abaixo:
Obra Literária | Autor |
---|---|
Dom Casmurro | Machado de Assis |
O Navio Negreiro | Castro Alves |
Conteúdo Programático
Quer saber o que precisa estudar para passar na prova do seletivo do Coltec? Então confira o conteúdo programático:
Língua Portuguesa
- Contexto de produção, circulação e recepção de textos;
- Variação linguística;
- Organização temática;
- Seleção lexical e efeitos de sendo;
- Identificação das vozes do discurso;
- Textualização das sequências discursivas;
- Sintaxe da norma padrão;
- Signos não verbais;
- Textualização do discurso poético e suas implicações na produção de sendo;
- Especificidades do texto literário;
- Conceito de literatura;
- Elementos de análise literária: enredo, personagem, foco narrativo, espaço e tempo;
- Características dos estilos de época da Literatura Brasileira, suas concepções de vida social, os principais autores e principais obras;
- Intertextualidade; e
- Metalinguagem.
Matemática
- Linguagem básica de conjuntos;
- Conjuntos numéricos naturais, inteiros, racionais e reais;
- Sistema legal de unidades de medida;
- Razão e Proporção;
- Cálculo algébrico;
- Equações e inequações;
- Geometria plana;
- Funções;
- Noções de estatísticas descritivas; e
- Noções de Raciocínio Lógico.
Ciências Naturais
- Tópicos obrigatórios e complementares do Conteúdo Básico Comum (CBC) do Ensino Fundamental do Estado de Minas Gerais.
História
- A formação do mundo moderno;
- A consolidação do capitalismo e a formação do mundo contemporâneo; e
- O mundo contemporâneo.
Geografia
- Noções gerais de Cartografia;
- Ordenamento do Espaço Mundial; e
- Brasil.
Coltec: cursos
Quer conhecer um pouco mais dos cursos que o Coltec oferece? O Estratégia Vestibulares explica para você! Vale lembrar que são cursos técnicos de nível médio, ou seja, não equivalem a uma graduação de universidade, mas melhoram muito seu currículo.
- Análises Clínicas: tem como objetivo formar técnicos aptos para atuar em laboratórios especializados, além de ajudar na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas ligadas à área;
- Automação Industrial: atuação em projetos, execuções e instalação de sistemas de automação e controle;
- Desenvolvimento de Sistemas: profissionais capacitados para atuação em diversas áreas da tecnologia de programação;
- Eletrônica: o curso prepara os estudantes para terem certificações profissionais que são reconhecidas internacionalmente; e
- Química: maior foco em planejamentos, coordenação, operação e controle de processos industriais, além de realizar amostras químicas.
Coltec: oportunidades
Os projetos do Coltec são muito reconhecidos na Universidade e possuem diversas propostas, com o intuito de agregar experiência e valor aos alunos e seus aprendizados, além de proporcionar mais oportunidades na vida profissional. Alguns projetos que se destacam:
- Projeto com as comunidades de Caparaó, Alto Caparaó, Morro Alto e São Bartolomeu: contribuem no desenvolvimento das comunidades e formação de estudantes.
- Ensino Médio para Jovens e Adultos: constituído a partir de uma proposta pedagógica especial para o público alvo.
A Coordenadoria Pedagógica do Ensino Profissional (COPEP) promove projetos para integrar os cursos de graduação, oferecidos nas universidades, com a educação profissional, O objetivo é organizar e propor atividades e mudanças curriculares. Ficou interessado?
Agora que você já sabe mais sobre o Coltec, que tal estudar com a gente para se preparar para o processo seletivo? Venha conhecer os cursos preparatórios e simulados do Estratégia Vestibulares! Clique abaixo e visite nossos cursos para o Colégio Técnico da UFMG.