Quais documentos levar para o Enem?

Quais documentos levar para o Enem?

Você já sabe quais documentos são válidos como documento de identificação para o Enem? Acompanhe neste artigo e esteja preparado para a prova!

Para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o candidato deve apresentar alguns itens indispensáveis, como documento de identificação com foto. Neste artigo, você confere quais documentos são válidos para os dias de prova!

📢 Saiba mais
> Gabarito Enem 2023: correção do 1º dia de prova
> Tema de redação Enem 2023: invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quais documentos são aceitos como documento de identificação?

Ao entrar na sala para realização do Enem, o candidato deve apresentar um documento de identificação com foto. Para isso, são aceitos os seguintes documentos para o Enem:

  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira de Dispensa de Incorporação;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pela Polícia Federal;
  • Certificado de Reservista;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; e
  • Passaporte.

Atenção: nesta edição, o Inep também incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Atenção: capturas de telas não serão aceitas.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Perdi meu documento. E agora?

Em caso de roubo, furto, perda ou extravio do documento, o candidato deve realizar o Boletim de Ocorrência, feito no máximo 90 dias antes do primeiro dia de prova, e apresentá-lo nos dias de prova. Nestes casos, será feito uma outra forma de identificação, com coleta de dados e assinatura de formulário específico.

O que levar no dia da prova?

Para a prova do Enem 2023, que acontece nos dia 05 e 12 de novembro, os candidatos devem apresentar obrigatoriamente os seguintes itens:

  • Documento de identificação com foto;
  • Caneta esferográfica preta;
  • Máscara (nas cidades e estados em que o uso de máscara for obrigatório); e
  • Cartão de inscrição (não é obrigatório).

Além disso, outros itens são permitidos, como: Garrafa d’água, álcool em gel e lanche, desde que dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Tem mais alguma dúvida sobre o Enem 2023? Acompanhe o Estratégia Vestibular e encontre textos, cursos e simulados preparatórios para te ajudar!

CTA curso Enem

Saiba mais sobre o Enem

Você pode gostar também