Entenda a questão sem resposta do Enem; professores pedirão anulação

Entenda a questão sem resposta do Enem; professores pedirão anulação

Professores do Estratégia comentam a questão sem resposta do Enem que deve ser anulada e que rendeu memes na internet

Uma questão do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado ontem para milhões de brasileiros está dando o que falar. Isso porque, segundo os professores, é daquelas perguntas cujo cálculo e resolução correta não encontra-se entre as alternativas. Por este motivo, trata-se de uma questão sem resposta e, portanto, deverá ser anulada.

No caderno rosa é 157; no azul, 138; no cinza 155 e no amarelo, 178. Trata-se da questão sobre a Copa do Brasil, que trouxe Palmeiras e Flamengo lado a lado, um dia após o fim da libertadores onde os times se enfrentaram.

A questão pedia ao aluno que agrupasse os 30 títulos em seis prateleiras, para que cada umas ficasse com cinco escudos. Na livre de correção da prova feita pelo Estratégia Vestibulares, o professor Thiago afirmou que “É uma questão de arranjo, não de combinação. Tem muita gente que pensou em permutação com repetição”.

O professor Andrew completou: “Não dá certo a primeira alternativa porque ele não considerou o primeiro arranjo”.

Para os professores a alternativa que mais se assemelha é a letra E, mas há um erro de cálculo que impede que ela se torne correta em um dos itens.

Memes

Além da polêmica com a questão sem gabarito, a questão foi alvo de memes entre os amantes do futebol no twitter. Os alvos foram principalmente o São Paulo, que não tem título da Copa do Brasil e o Vasco, que “caiu” no Enem (o time está na série B do Brasileiro).

Para mais memes do #AprendiNoEnem, acesse a matéria que preparamos com os melhores tweets!

CTA curso Enem
Você pode gostar também
o que estudar de física para o enem
Leia mais

O que mais cai de Física no Enem?

Saiba em quais conteúdos focar seus estudos e revisões de Física durante os últimos dias de preparação para a prova