Curso preparatório para o Enem: conheça o funcionamento e saiba escolher o seu

Curso preparatório para o Enem: conheça o funcionamento e saiba escolher o seu

Conheça o funcionamento dos cursos preparatórios para o Enem e saiba como escolher o melhor para você e sua rotina

Quem procura por um curso preparatório para o Enem quer saber mais sobre o formato da prova, quais matérias são mais comuns e dicas de como se dar bem no maior processo seletivo do País.

Com tantas opções on-line e também presenciais, é necessário observar quais são as vantagens e destaques de cada um, pensando em itens como materiais didáticos, custo benefício, assistência dos professores e variedade de produtos ofertados para a jornada até a aprovação.

O Exame Nacional do Ensino Médio tem sua nota utilizada como parâmetro para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que funciona como vestibular para diversas universidades públicas, para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas e também para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia a graduação de milhares de estudantes pelo Brasil. 

O Portal Estratégia Vestibulares preparou um conteúdo explicando mais detalhes sobre os cursos preparatórios para vestibular e como funciona o Enem. Confira!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é um curso preparatório?

Os cursos preparatórios para o vestibular reúnem um conjunto de aulas específicas e voltadas para os conteúdos que estarão presentes nos vestibulares nacionais. Eles podem ser específicos também por processo seletivo, como o Enem, por exemplo, ou até mesmo por cursos, como acontece em cursos dedicados aos vestibulandos de Medicina ou da área militar.

Há, portanto, uma seleção dos conteúdos aplicados até o final do terceiro ano do Ensino Médio e mais comuns nas provas, sendo transmitidos em aulas explicativas, mas diretas, para que haja o aprendizado de forma dinâmica. Para escolher os temas, são utilizados os editais, documentos públicos em que são divulgadas as informações de um vestibular, inclusive o que deve ser estudado por matéria.

Os materiais didáticos são aplicados para um único ano, com o objetivo de preparar, ao longo desse tempo, os alunos para os vestibulares, que geralmente acontecem no final do ano. Mas é possível encontrar também turmas e materiais intensivos, para quem não tem esse período disponível para estudar.

Vale ressaltar que os cursos preparatórios não são necessários para concluir o Ensino Médio e nem mesmo para ingressar no Ensino Superior, sendo um conteúdo opcional que reforça os conteúdos para os vestibulares.

Vantagens de se fazer um curso preparatório

Foco no vestibular

Diferentemente do que acontece no Ensino Médio, em que há notas e um diploma de conclusão de nível, os cursos preparatórios têm o foco 100% nos vestibulares e, por conta disso, o conteúdo é bem diferente e mais amplo, comparado ao último ano do EM.

Materiais especializados

Os cursos preparatórios desenvolvem materiais exclusivos para este ano de estudo, trazendo os conteúdos que podem aparecer nos principais vestibulares ou em um processo seletivo específico.

Investimento baixo

A mensalidade e o valor integral de um curso preparatório é bem mais barato do que a ampla maioria dos cursos de graduação disponíveis nas instituições privadas de Ensino Superior. Além disso, contam com alto número de aprovações em instituições públicas, que são gratuitas e costumam ser mais disputadas do que as vagas privadas.

Aulas de redação

Ainda que existam redações em aulas de Língua Portuguesa, o exercício de textos voltados para o vestibular não é algo obrigatório, e nem sempre é praticado pelas escolas no EM. Nos cursos pré-vestibular os alunos contam com aulas específicas da matéria, com temas que podem aparecer nos exames, e servindo como comparativo e treinamento para as provas.

Porque estudar on-line?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre estudar on-line e presencial na preparação para os vestibulares. Com o avanço das tecnologias de conexão à internet e a recente pandemia de Covid-19, a educação a distância ganhou força e adeptos, pela necessidade, em um primeiro momento, e pelas facilitações, após o fim da quarentena. Confira algumas vantagens:

  • Flexibilidade e gestão do tempo: a modalidade de estudo em casa permite  que o aluno tenha a liberdade de escolher os horários mais propícios para fazer suas aulas, possibilitando inclusive sessões de estudo na madrugada, por exemplo. Além disso, não há tempo gasto em deslocamento, uma vez que os estudos podem ser realizados dentro do próprio quarto;
  • Independência: o estudante pode organizar sua agenda de acordo com suas preferências, o que aumenta a autonomia nas decisões relacionadas aos estudos e à rotina diária. Desde a definição dos horários, como mencionado anteriormente, até a escolha das disciplinas e dos métodos de estudo.
  • Utilização da tecnologia: se surgir alguma dúvida durante uma aula em vídeo, é possível retornar ao momento específico para obter esclarecimentos. Quer responder a uma questão sobre o conteúdo? Basta acessar o Banco de Questões. A tecnologia oferece diversas adaptações que facilitam o processo de aprendizagem;
  • Diversidade de recursos: os recursos disponíveis on-line incluem uma variedade de formatos, como vídeos, textos, questões, imagens, mapas mentais, áudios e fóruns de discussão em tempo real, proporcionando uma variedade de opções para os alunos;
  • Foco e concentração: estudar individualmente promove um aumento na concentração, uma vez que reduz as distrações encontradas em um ambiente de sala de aula; e
  • Economia financeira: os cursos preparatórios on-line geralmente apresentam custos mais acessíveis em comparação com os presenciais, pois podem atender a um grande número de alunos simultaneamente, ao invés de depender de uma estrutura física rotativa. Além disso, há economia nos gastos com transporte e alimentação diária.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 e seu principal objetivo é atribuir notas para os participantes do Exame. A partir de 2004, passou a dar oportunidades aos estudantes usarem este resultado para ingressar em Instituições de Ensino Superior.

Atualmente, o exame também permite o ingresso em instituições de Portugal conveniadas com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, órgão responsável pela organização da prova.

Como é a prova do Enem?

A atual prova do Enem contém 180 questões, divididas igualmente entre dois domingos consecutivos de aplicação. Com duração de 5 horas e 30 minutos, os candidatos respondem à prova do primeiro dia entre 13h30 e 19h00. Já no segundo domingo, a prova tem duração de 5 horas, ou seja, pode ser respondida das 13h30 às 18h30.

No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, a prova é composta de questões que cobram dos candidatos conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. 

Redação do Enem

A prova de Redação é uma das partes mais importantes da prova do Enem e influencia muito a nota final do candidato. O texto pode ter até 30 linhas escritas à mão sobre um tema proposto. Os candidatos têm à disposição uma coletânea de textos que podem ser utilizados como base para a escrita do texto dissertativo-argumentativo. 

Historicamente, o tema da prova gira em torno de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. A dica para não ser pego de surpresa no dia da prova é: manter-se sempre atualizado sobre as últimas notícias e assuntos em evidência. 

Inscrições, isenção e calendário

As inscrições no Enem são realizadas pelos candidatos na Página do Participante. É nesse momento que o candidato seleciona se irá realizar a prova de Língua Estrangeira de Inglês ou de Espanhol. Como o exame é aplicado em todo o Brasil, os candidatos precisam selecionar o estado e a cidade em que querem prestar a prova.

A taxa de inscrição é de R$ 85,00, mas há isenção. Se você quer receber a gratuidade da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, precisa cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos, listados pelo Inep: 

  • Estar no último ano do Ensino Médio de uma escola pública, registrada no Censo Escolar;
  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública, caso já tenha se formado, e ter renda per capita igual de até um salário mínimo e meio; ou
  • Ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos, além de ter o Número de Identificação (NIS) registrado. 

As inscrições costumam abrir no meio do ano, em junho. Um mês antes, em maio, acontece o período de isenção. Já as provas objetivas são realizadas em novembro.

Calendário Enem: datas, inscrições, provas e resultado

Universidades que utilizam o Enem como nota

Dentre as universidades que participam do Sisu e, portanto, oferecem boa parte das suas vagas a partir das notas do Sisu estão: UFRJ, UFPB, UFBA, UFMG, UFMT, UFRN, UFSCar, UFF, UFC, UFMA, UFPE, UFG e muitas outras. 

As três instituições estaduais paulistas contam com um vestibular próprio que utiliza as notas do Enem, mas não são cadastradas pelo Sisu, os processos são chamados de Enem-Unesp, Enem-Unicamp e Enem-USP.

Quais são os diferenciais do Estratégia Vestibulares?

Você já percebeu que, a cada ano que passa, o Enem e os outros vestibulares estão cada vez mais concorridos e difíceis? Por isso, se você quer garantir aquela vaga no seu curso dos sonhos, o Estratégia Vestibulares está aqui para te ajudar.

Afinal, a plataforma oferece cursos preparatórios exclusivos para mais de 70 vestibulares ao redor do Brasil, com professores especialistas, além de oferecer diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais interativos;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados gratuitos com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Veja outros diferenciais do Estratégia Vestibulares abaixo:

Pacotes exclusivos

O EV oferece cursos preparatórios on-line para os principais vestibulares do Brasil. Nossos alunos contam com Livro Digital Interativo (LDI), questões inéditas, Corujaflix e podem interagir com os professores diretamente por meio do Fórum de Dúvidas e das Salas VIP, nossa plataforma de videoconferência. 

Nossos pacotes são elaborados de forma personalizada de acordo com o estilo de prova de cada seletiva do país. Então não perca o lançamento dos cursos inéditos!

Maior Banco de Questões de vestibulares do Brasil

Se você está se preparando para o Enem, Fuvest, Unicamp, Unesp, Uece, Uerj, UEA, UnB, UFMS, UFRGS ou para qualquer outro vestibular do Brasil, essa é a sua melhor oportunidade de otimizar e aperfeiçoar os seus estudos com a metodologia engenharia reversa, em que você estuda a partir da resolução de questões.

Atualmente, o Banco de Questões do Estratégia Vestibulares tem mais de 268 mil questões cadastradas e milhares de resoluções realizadas pelos professores do Estratégia.

Se você é adepto ao método de estudo por engenharia reversa, ou seja, a partir da resolução de questões, o BQEV é ideal para você. Veja os diferenciais da plataforma:

  • +276 mil questões cadastradas;
  • +71 mil questões respondidas por professores;
  • +55 mil questões respondidas em vídeo;
  • Combinação de Filtros para estudo personalizado;
  • Plataforma intuitiva;
  • Aplicativo iOS e Android;
  • Soluções completas em texto e vídeo, alternativa por alternativa;
  • Criação de listas de questões para otimizar o tempo;
  • Criação de Simulados – Experiência de Prova; e
  • Compartilhamento de listas e simulados com amigos.

Por que estudar com resolução de questões?

Para ser aprovado no vestibular, além de ter conhecimento dos assuntos cobrados na prova, é preciso ir além e compreender também qual é o estilo de banca responsável pelo vestibular, entender qual é o seu desempenho sob pressão do tempo cronometrado, qual é o tipo de análise que a prova exige, entre outros detalhes que fazem toda a diferença na hora da prova.

Com a resolução de questões, você treina não apenas o seu conhecimento, mas também essas particulares que podem se transformar em uma vantagem. Confira alguns dos benefícios dessa metodologia de estudo:

  • Possibilita conhecer as exigências da banca escolhida pela universidade;
  • Contribui para a memorização do conteúdo estudo;
  • Permite a análise do rendimento;
  • Direciona os estudos por meio dos subtemas das questões; e
  • Monitora o autocontrole e o tempo.

Estudo ativo

O estudo ativo representa uma ação, ou seja, sai do campo da observação do que está sendo passado para um questionamento, exercício, escrever sobre o assunto ou mesmo tentar ensinar o que foi aprendido anteriormente.

A memória humana busca conectar informações novas com informações relevantes passadas, facilitando a assimilação de conteúdo. Por conta disso, o estudo ativo se destaca, já que é a partir dele que mais conexões são testadas e implementadas pelo cérebro.

Os métodos de estudo do Estratégia Vestibulares são ativos e trazem questões para serem respondidas, possibilitando a integração entre alunos e professores em aulas ao vivo e no fórum de dúvidas, além de simulados e redações constantes como treinamento para as provas.

Correção de redações ilimitadas

Está treinando redação e quer ter todos os seus textos corrigidos por uma equipe de especialistas? Aluno do Estratégia Vestibulares têm direito ao serviço de correção ilimitada. Isso mesmo! Você pode enviar quantas redações quiser que os nossos professores darão dicas orientando como melhorar o seu texto.

Para participar do projeto Correções Ilimitadas, basta ser aluno de qualquer um dos cursos do Estratégia Vestibulares e Estratégia Militares. Os nossos alunos têm à disposição uma equipe de especialistas que conhecem bem os procedimentos de correção das bancas bem como conhecimentos sobre a estrutura ideal do texto dissertativo.

Ao tornar-se aluno do Estratégia você pode mandar quantas redações você quiser por dia! 10? 100? 1000? Não há limite. Ou seja, o suporte necessário para alcançar aquela nota alta na redação ou, até mesmo, a sonhada redação nota mil.

Aulas gratuitas diárias

Está em dúvida quanto à qualidade do nosso material? Então acesse nosso canal no YouTube e confira as Aulas Gratuitas que disponibilizamos para o público geral! Confira aqui a programação das aulas gratuitas. Fique atento, algumas transmissões não ficam disponíveis depois de terminadas!

Além das videoaulas, você também pode treinar para o Vestibular dos seus sonhos com nossos simulados gratuitos que acontecem aos fins de semana! As provas são aplicadas de forma on-line e todas as questões são inéditas. Aqueles que participarem concorrem a 100% de desconto em nossos cursos preparatórios! Confira a programação aqui

No Portal do Estratégia Vestibulares, os candidatos também podem encontrar as últimas notícias sobre os principais seletivos do Brasil, Dicas de Estudo e Atualidades que podem ser cobradas na sua prova. Além disso, também montamos guias completos com tudo o que você precisa saber sobre o vestibular e a universidade dos seus sonhos.

Ficou interessado em estudar conosco? Então, clique no botão abaixo e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA curso Enem
Você pode gostar também
Leia mais

O que acontece se eu faltar ao Enem?

Você já sabe o que fazer em caso de ausência no Enem? Aqui você confere todas as informações para saber como justificar sua falta!
o que é um treineiro no enem
Leia mais

O que é um treineiro no Enem?

As inscrições para o Exame vão de 05 a 16 de junho; entenda como funciona a modalidade de autoavaliação