Estrutura interna da Terra: camadas e características

Estrutura interna da Terra: camadas e características

Você já deve ter ouvido falar de um livro chamado “viagem ao centro da Terra”, mas, afinal, será que existe um centro do planeta? Neste artigo, você vai descobrir  essa e outras informações sobre a estrutura interna da Terra. Acompanhe!

Como é a estrutura interna da Terra?

A estrutura interna da Terra é dividida em três principais camadas: manto, crosta e núcleo. Cada uma delas se diferencia por suas características de composição, pressão e estado físico. 

Estrutura interna da Terra
Fonte: Wikimedia

O estudo dessas camadas, por mais que utilize diversas tecnologias, é muito limitado dadas as condições de temperatura, distância e pressão — que impedem uma exploração detalhada de cada uma delas. 

Assim, as informações que temos são obtidas a partir de sondagens subterrâneas, análise do vulcanismo, observação do tectonismo, com a criação de hipóteses que confirmem esses efeitos. Nos tópicos seguintes você verá um panorama dos três componentes terrestres.

Crosta terrestre

A crosta terrestre é a camada mais externa e mais fina da Terra. Nela, se situam a vida dos seres vivos, atividades humanas e fenômenos climáticos — de forma que se torna a mais conhecida, estudada e de maior importância para o cotidiano.

Ela é predominantemente composta por rochas de origem mineral, como a sílica, bauxita e alumínio. A crosta terrestre se estende por todo o planeta, de forma que, nos oceanos, a composição química pode ser diferente daquela encontrada nas porções continentais:

  • A crosta terrestre abaixo dos continentes têm maior quantidade de silício e alumínio, por isso pode ser chamada de “SIAL”; já a 
  • Crosta em que se apoiam os oceanos demonstram maior concentração de silício e magnésio, admitindo a sigla “SIMA”.

Também nessa porção terrestre acontecem as atividades de extração mineral, como a obtenção dos metais preciosos, e extração vegetal, como a captura de madeira para a construção civil, por exemplo.

Além disso, a estrutura da crosta é fragmentada — formam-se grandes blocos rochosos chamados de placas tectônicas. Responsáveis pela atividade geológica e pela deriva dos continentes, como veremos a seguir.

Manto terrestre

Mais espesso do que a crosta, o manto terrestre se situa logo abaixo dela — a transição entre as duas porções não ocorre de maneira uniforme: existe a descontinuidade de Mohorovicic: uma composição que está entre o manto e a crosta mas possui características diferentes das duas camadas.

Esse estrato da estrutura interna da Terra possui uma espessura que varia, aproximadamente, entre 50 km a 3000 km, a depender da localização geográfica. Além disso, pode atingir temperaturas com mais de 2000 ºC — o que causa o derretimento das rochas e a formação da porção líquida, o magma.

Manto superior e inferior

O manto pode ser dividido em duas porções principais: o manto superior e o manto inferior, que se diferenciam pela distância da crosta e, principalmente, pelo valor termométrico. Por estar mais próximo do núcleo, o manto inferior tem maiores temperaturas do que o outro. 

Essa diferença de temperatura influencia na transferência de calor, o que determina consistência do magma em cada uma das partes: ele é mais pastoso na porção superior e mais líquido nos locais mais inferiores.

As atividades vulcânicas e o extravasamento de magma para superfície terrestre acontecem a partir do manto superior. Ou seja, essa camada se relaciona, também, com o ciclo de formação das rochas.

Além do mais, o deslizamento das placas tectônicas está atrelado às correntes de convecção presentes nessa parte da terra — a presença do manto superior está ligada à atividade sísmica e formação dos continentes.

Núcleo

O núcleo pode ser considerado o centro da Terra, é o local mais quente e mais interno da estrutura terrestre. Sua composição é mineral, como Níquel e Ferro (NIFE) e suas temperaturas podem atingir 6000 ºC, dependendo do local a que se refere. 

Assim como no caso anterior, a interface entre o núcleo e o manto é marcada por uma descontinuidade chamada de Gutemberg — as propriedades físico-químicas dessa porção demonstram diferenças entre as duas camadas subjacentes.

De modo semelhante ao manto, também, o núcleo é classificado como externo e interno, veja:

Núcleo externo

Seu estado físico é líquido suas temperaturas são muito altas, por volta de 4 a 5 mil graus celsius. Sua espessura varia na casa dos 2000 quilômetros, o que demonstra certa profundidade desta subcamada terrestre.

Núcleo interno

Embora as temperaturas presentes no núcleo interno sejam de alta magnitude, alcançando os 6000 ºC, a pressão interna do Planeta sobre essa camada ocasiona a solidificação de sua estrutura.

Estudos apontam que o grau de calor presentes no núcleo interno se assemelha ao do Sol, ao mesmo tempo em que a pressão é cerca de 109 vezes maior que a pressão atmosférica ao nível do mar (1 atm ou 786 mmHg). 

Indica-se ainda que a composição entre o núcleo externo líquido e o núcleo interno sólido formam uma “capa protetora” sobre a porção solidificada, por isso ela tem uma velocidade de rotação maior do que a rotação terrestre.

Além do mais, o movimento empenhado pelo núcleo pode estar relacionado com a geração de corrente elétrica e com a formação do campo magnético terrestre, tão importante para as bússolas e até mesmo para a migração sazonal de animais.

Por fim, é importante ressaltar que o núcleo é a porção menos estudada da estrutura interna da Terra, visto que existem diversas limitações técnicas, biológicas e químicas que impedem uma pesquisa aprofundada sobre ele.

Exercício de vestibular sobre estrutura interna da Terra

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) — 2013

Considerando as diferenças de densidade e composição, supõe-se que a estrutura da Terra seja formada por três camadas: a crosta terrestre, o manto e o núcleo. Segundo a composição da geosfera é correto afirmar que:

a) a crosta terrestre é a parte interna do planeta, formada por magma em estado pastoso.
b) a parte rochosa, chamada crosta, é constituída por inúmeras partes, chamadas de placas tectônicas.
c) o manto ou camada intermediária é composta predominantemente por rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
d) a crosta terrestre é constituída por magma, material fluído ou pastoso.
e) na parte pastosa ou fluida do núcleo interno, predominam dois minerais – o silício e o alumínio.

A crosta terrestre é formada por rochas e está fragmentada, cenário que permite a formação das placas tectônicas — afirmativa correta é a letra B. Veja, também, na imagem a seguir quais pontos estão incorretos nas demais alternativas.

Aprenda mais sobre a Terra com o Estratégia Vestibulares

Com as aulas gratuitas fornecidas pelo Estratégia Enem e Vestibulares no YouTube, você pode aprofundar seu conhecimento geográfico nas diversas áreas dessa disciplina: geopolítica, geomorfologia, geologia, demografia, entre outras.

Na preparação para o vestibular, é essencial treinar seu conhecimento com questões, para entender como os assuntos são cobrados nas provas. Clique no banner e conheça, então, o banco de questões do Estratégia: exercícios selecionados e com resolução para te ajudar na trajetória rumo à aprovação!

Banco de Questões EV
Você pode gostar também