Clima da região Sul: principais características

Clima da região Sul: principais características

O Brasil é um país com grande extensão territorial e diversidade de biomas, que atravessa a linha do Equador e também o trópico de Capricórnio. Por isso, está situado em diferentes regiões climáticas e cada área do território tem diferentes características meteorológicas. Neste artigo você aprenderá mais sobre o clima da região Sul. 

Serão apresentados os principais dados climáticos observados nessa localidade, em termos de temperatura, amplitude térmica, níveis de precipitações, características das diferentes estações e quais elementos influenciam nessa dinâmica climática. Leia agora!

Qual o clima da região Sul?

Segundo a climatologia, a região Sul é a área que atinge as menores temperaturas do território brasileiro. Esse aspecto se explica, principalmente, porque trata-se da parte mais afastada da linha do Equador, que concentra as temperaturas mais altas. 

O que contribui para essa característica mais fria também é a proximidade com o trópico de Capricórnio. Ao sul dessa linha geográfica está a zona climática Temperada Sul, que tem temperaturas marcadamente mais baixas que em áreas tropicais. 

É importante notar que a região é composta por 3 estados: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os dois últimos estão completamente envolvidos no clima subtropical, enquanto que o Paraná ainda recebe a classificação de tropical de altitude, que é mais quente que o outro.

O conjunto de características da região do brasil, incluindo localização geográfica, altitude e latitude, estão na base de uma grande amplitude térmica observada nessa localidade. Os verões tendem a ser extremamente quentes, com máximas de até 40ºC, enquanto que os invernos são rigorosos chegando a temperaturas próximas a 0ºC, com possíveis geadas.

Como é o clima da região Sul?

Em geral, o clima da região Sul é ameno com média entre 15ºC e 21ºC. Devido às influências do relevo, algumas regiões terão médias anuais maiores, acima dos 24ºC. As regiões que mais se diferenciam desse padrão é onde está estabelecido o clima tropical de altitude, que já atinge verões quentes e chuvosos, associados com invernos rigorosos e secos, inclusive porque há uma maior altitude nesses pontos do território.

Um ponto importante a ser observado no clima sulista são as estações do ano muito bem definidas. Isso significa que o verão tenderá às altas temperaturas, ao mesmo tempo que os invernos caminham para a baixa temperatura, o que também está relacionado com a amplitude térmica discutida anteriormente. 

As massas de ar são elementos de influência para o clima da região Sul; durante o inverno, uma massa de ar vinda das áreas polares (massa polar atlântica – MPA) resulta em uma queda significativa da temperatura, especialmente nos planaltos catarinenses, associado com um aumento da umidade. Os valores abaixo de 0ºC chamam a atenção de turistas brasileiros, o que impulsiona a economia de cidades típicas como São Joaquim da Serra e Urubici.

Durante o verão, a influência das massas de ar que vêm do Oceano Atlântico é maior. Nesse caso, atua principalmente a massa tropical atlântica (MTA), que resulta em maiores temperaturas e aumento da umidade relativa do ar, também com maior número de precipitações.Além disso, há um fenômeno climático que favorece as chuvas na região Sul do Brasil: são os ventos alísios, que surgem do Sudeste e levam umidade e mais calor para o sul. 

Ainda sobre o tema pluviométrico, registra-se uma média histórica anual em torno de 1500 e 2000 mm. Mas esses valores variam quando observa-se as regiões paranaenses, que tendem a ser mais chuvosos do que isso, com mais de 2000mm ao ano. 

Relevo e clima da região Sul 

O relevo tem íntima relação com o clima, principalmente porque o aumento ou redução de altitude está relacionado com a umidade e temperatura da localidade. Veja, neste tópico, como isso é observado na região Sul do Brasil. 

Em locais com mais de 1000 metros de altitude, as temperaturas são extremamente baixas, com médias de 10ºC em determinadas épocas do ano. À medida que a altura em relação ao mar diminui, as temperaturas ficam mais altas, com verões extremamente quentes, que apresentam média de mais de 38ºC.

Vegetação da região Sul 

Devido às variações de temperatura, além de pontos com extremos de frio e de calor, a vegetação da região Sul está completamente associada ao frio. Afinal, é necessário que as plantas resistam ao calor ou frio intensos, a depender do ponto do território em que se encontram. 

O primeiro cenário típico da região é a Mata das Araucárias, que é mais frequente em regiões mais frias,que coincidem com as partes mais altas do relevo. As araucárias são importantes pela madeira do pinho, pela produção de um alimento característico da região, que é o pinhão; e também por participar da extração de celulose. 

Existem os campos, também conhecidos como pampas gaúchos. Estão em regiões mais planas, com vegetação baixa e de pequeno porte, predominantemente as gramíneas, que ganham grandes extensões e acompanham as ondulações do terreno. 

Por fim, nas porções mais ao norte dos estados sulistas, é possível encontrar vegetações tropicais. E, nos litorais, há uma população densa que forma fragmentos de Mata Atlântica, um dos biomas mais biodiversos do Brasil.

+ Veja também: Climas do Brasil: quais são, tipos e características

Questões de vestibulares

(Uece) “Uma das principais características que distinguem os climas da porção Sul do restante do país é a sua maior regularidade na distribuição anual da pluviometria, associada às baixas temperaturas do inverno.”

Mendonça, F. Climatologia, noções básicas e climas do Brasil. São Paulo. Oficina de Textos. 2007.

Essas características, que definem o clima subtropical úmido presente na região Sul do Brasil, são resultantes da

a) combinação da atuação das massas de ar polar atlântica (MPA) e equatorial atlântica (MEA).

b) associação entre posição geográfica, relevo e atuação dos sistemas atmosféricos intertropicais e polares.

c) atuação de massas equatoriais continental e marítima (MEC e MEAN).

d) área de transição entre os climas quentes e úmidos, que predominam mais ao norte, e tropicais da região Sudeste.

Estude com o Estratégia Vestibulares!

Os cursos da Coruja trazem o essencial para te ajudar na jornada rumo à aprovação: as aulas estão disponíveis em vídeos, pdf ou livros digitais. Com isso, o acesso ao conteúdo é facilitado e você pode aprender de onde quiser. Além disso, suas anotações ficam salvas e podem ser conferidas durante as revisões. Não perca tempo e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também