Dia da Mulher: 9 autoras que caem no vestibular
Colagem: Isabela Giordan

Dia da Mulher: 9 autoras que caem no vestibular

Veja a lista e saiba quem são as autoras que caem no vestibular e quais são as obras cobradas em cada prova

Durante muito tempo a literatura foi dominada por escritores homens. William Shakespeare, Charles Dickens, Machado de Assis e muitos outros foram, e ainda são, referência quando o assunto é literatura, inclusive no vestibular. Entretanto, isso está mudando (ainda bem)!

Cada vez mais, autoras mulheres estão sendo reconhecidas como as grande escritoras que são. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, veja abaixo quem são autoras que caem no vestibular e que merecem ser relembradas, exaltadas e celebradas:

Veja também:
+ 7 livros para entender a sociedade brasileira
+ Domínio público: veja livros que caem nos vestibulares disponíveis para download
+ 9 livros que mudaram a história da humanidade
+ Quais são os principais livros que caem no Enem?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

1 – Cecília Meireles

Jornalista, professora, poetisa, pintora e professora, Cecília Meireles é considerada uma das maiores escritoras brasileiras. Curiosamente, Cecília não se identificava com nenhum movimento literário, porém as suas obras têm inclinações para o Simbolismo e o Neossimbolismo. Entre os seus maiores sucessos, estão “Romanceiro da Inconfidência”, “Janela Mágica” e “Ou Isto Ou Aquilo“.

Quais são as obras obrigatórias no vestibular?

  • Romanceiro da Inconfidência (Fuvest/PUC-SP); e
  • Viagem e Vaga música (UFMS).

2 – Lygia Fagundes Telles

Conhecida como “dama da literatura brasileira”, Lygia Fagundes Telles é considerada por muitos como a “maior escritora brasileira viva”. Atualmente, a escritora tem 98 anos. Lygia ganhou todos os prêmios de literatura no Brasil e foi a primeira brasileira a ser indicada ao Nobel de Literatura. Entre os seus maiores sucessos estão “As Meninas”, “Antes do Baile do Verde” e “Seminário dos Ratos”.

Quais são as obras obrigatórias no vestibular?

  • Seminário dos Ratos (Uenp/ITA/UFMS/Unicamp/Unicentro); e
  • Melhores contos (Acafe);
  • As Meninas (UFRGS).
autoras que caem no vestibular

3 – Clarice Lispector

Nascida na Ucrânia, Clarice Lispector, registrada como Chaya Pinkhasivna Lispector, é uma das maiores escritoras brasileiras do século XX (e, curiosamente, a maior escritora judia desde Franz Kafka). Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela logo migrou para a área da escrita e filiou-se ao Modernismo. Alguns dos seus grandes sucessos são “Hora da Estrela”, “Laços de Família” e “A Paixão segundo G.H.”

Quais são as obras obrigatórias no vestibular?

  • A hora da estrela (Unicentro/FGV/UniRV);
  • De amor e amizade (Acafe);
  • Os desastres de Sofia (Unaerp);
  • Crônica para jovens: de amor e amizades (UFSC); e
  • A legião estrangeira (UEM).
autoras que caem no vestibular

4 – Júlia Lopes de Almeida

Nascida no Rio de Janeiro em 1862, ainda no Brasil Império e escravocrata, a escritora Júlia Lopes de Almeida foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras (ABL), seu nome é um dos 40 imortais que fundaram o órgão. Júlia também foi uma das primeiras autoras da literatura infantil brasileira. Entre as suas obras mais famosas são “Ânsia Eterna”, “A Casa Verde” e “Memórias de Marta”.

Quais são as obras obrigatórias no vestibular?

  • A Falência (Unicamp);
  • Ânsia Eterna (UFSC); e
  • Seleção de Contos (Coltec).
autoras que caem no vestibular

5 – Luci Collin

A paranaense Luci Collin é muito famosa nos vestibulares do Sul do Brasil. A escritora é formada em Música, Letras e em Percussão Clássica, além de ter um mestrado em em Literatura, um doutorado em Estudos Linguísticos e um pós-doutorado em Literatura Irlandesa. Em seus mais de 40 anos de carreira, os seus livros mais conhecidos são “Querer Falar”, “Rosa que está” e a “A palavra algo”.

Quais são as obras obrigatórias no vestibular?

  • Rosa que está (Unicentro); e
  • A palavra algo (UEL/UEM/).
autoras que caem no vestibular

6 – Paulina Chiziane

Nascida em Moçambique, Paulina Chiziane é a primeira mulher africana a ser laureada pelo Prêmio Camões, a maior honraria para escritores de países lusófonos e também foi mulher a publicar um romance em seus país natal. Algumas das suas obras mais famosas são “Niketche: Uma História de Poligamia”, “Balada de amor ao vento” e “O Alegre Canto da Perdiz”. Em 2021, foi lançado o documentário “Paulina Chiziane: do mar que nos separa à ponte que nos liga” sobre a sua carreira e vida pessoal.

Quais são as obras obrigatórias no vestibular?

  • Niketche – uma História de Poligamia (Unicamp).
autoras que caem no vestibular

7 – Chimamanda Ngozi Adiche

Outras escritora africana em ascensão é a Chimamanda Ngozi Adiche. Nascida na Nigéria, é formada em Comunicação e Ciências Políticas pela Universidade de Connecticut, dos Estados Unidos, e possui mestrado em Escrita Criativa pela Universidade Johns Hopkins e outro de Artes e Estudos Africanos pela Universidade de Yale. Entre os seus maiores sucessos estão “Hibisco roxo”, “Meio Sol Amarelo”, “Americanah”, “Sejamos Todos Feministas” e “No Seu Pescoço”.

Quais são as obras obrigatórias no vestibular?

  • Hibisco roxo (Unitau Medicina).
autoras que caem no vestibular

8 – Carolina Maria de Jesus

Uma das primeiras escritoras negras do Brasil, Carolina Maria de Jesus é a autora de “Quarto de Despejo”, uma das obras brasileiras mais conhecidas no exterior, o livro foi traduzido para 14 idiomas. A autora nasceu em Minas Gerais, mas viveu boa parte da sua vida na Favela do Canindé, em São Paulo (SP), cenário da sua principal obra. Em 2021, a UFRJ concedeu o título de Doutora Honoris Causa, o título mais importante concedido por uma universidade, para a escritora. Além de “Quarto de Despejo”, outras obras conhecidas são “Pedaços de Fome” e “Provérbios”.

Quais são as obras obrigatórias no vestibular?

  • Quarto de Despejo (UFT/UEL/UEM/UFGD).
autoras que caem no vestibular

9 – Alice Ruiz

Ganhora do Prêmio Jabuti por “Dois em um”, Alice Ruiz é uma escritora, poetisa, tradutora e letrista brasileira. Além dos seus livros, Alice também compõe letras e possui mais de 20 obras publicadas. A autora também foi casada com Paulo Leminski, famoso escritor brasileiro. Entre os seus maiores sucessos estão “Dois em um”, “Jardim de Haijin” e “Nuvem Feliz”.

Quais são as obras obrigatórias no vestibular?

  • Dois em um (Unicentro).
autoras que caem no vestibular

Quais dessas escritoras é a sua favorita? Conte pra gente nas redes sociais!

Como estudar literatura para o vestibular?

Quer melhorar os seus conhecimentos de Literatura e arrasar no vestibular? O Estratégia Vestibulares irá te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo para mais de 60 vestibulares diferentes, além do Enem, com professores especialistas nas provas e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Além disso, o Estratégia Vestibulares possui o Banco de Questões, maior banco de questões de vestibulares do Brasil, com mais de 258 mil questões cadastradas e milhares de resoluções realizadas pelos professores do Estratégia, inclusive de todas as edições do Enem.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Você pode gostar também