Número Pi (π): origem e aplicações!

Número Pi (π): origem e aplicações!

Você já se deparou com alguma fórmula ou equação que contenha o número Pi (π)? Saiba então que em março, no dia 14, é comemorado o Dia Internacional do Pi – um número muito apreciado por estudiosos e curiosos.

O π é uma constante numérica utilizada por várias áreas das ciências exatas e naturais, e muito encontrada nos vestibulares. Mas, afinal, o que é, de onde surgiu e para que serve o π? 

A seguir, o Estratégia Vestibulares apresenta para você a história do π e sua utilidade nas ciências atuais. Confira! 

História de π

A constante representada por π é estudada desde a Antiguidade, tanto que o cálculo e a obtenção numérica de Pi foram previstos por Arquimedes e Ptolomeu, dois grandes estudiosos que contribuíram para a evolução das ciências em geral.  Há indícios de que os povos mesopotâmicos já haviam notado a existência desse número e, além disso, alguns estudiosos até afirmam que π foi citado na Bíblia. 

Após outras descobertas e o estabelecimento da constante, surgiu a ideia de padronizar um símbolo para ela. Então, há aproximadamente 250 anos, foi adotada a simbologia “π” que introduziu o Pi à comunidade científica e permitiu o desenvolvimento de outras fórmulas essenciais para o conhecimento atual.

Conheça, abaixo, algumas equações que utilizam π para determinar valores: 

Fórmulas científicas com o número Pi

  • Matemática:
    • Área do círculo: π.r² ;
    • Volume da esfera: (4/3).π.R³ ;
    • Área lateral do cilindro: 2.π.r.h; e
    • Período da função f(x)=sen  ax: T=2π/a.
  • Física:
    • Velocidade angular: 2.π.f; e
    • Força elétrica entre dois condutores paralelos: (μ.i1.i2)/2.π.d.

O valor do número Pi

O número Pi é irracional, constante e infinito. A principal característica de π é que ele possui muitas casas decimais – o que atrai vários admiradores. Após o desenvolvimento de computadores e inteligências artificiais, pesquisadores encontraram trilhões de algarismos decimais e não sequenciais

Para facilitar os cálculos, é comum que nos vestibulares o Pi apareça de forma reduzida. Nessas condições, são consideradas apenas 2 de suas casas decimais, conforme a igualdade π = 3,14.

No entanto, é válido lembrar: a aproximação de Pi não é uma regra e pode variar conforme a banca produtora de provas. Por isso, sempre observe atentamente os enunciados e avisos em suas avaliações!

Como calcular o Pi

É possível determinar o valor de Pi por meio da divisão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro, observe:

divisão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro

Como consequência, toda circunferência com diâmetro igual a 1 possui também perímetro igual a π.

Perímetro de um círculo

Note também que o cálculo acima antecede à fórmula que determina a medida da circunferência de um círculo.

Dia Internacional do Pi

Para comemorar a existência de um número tão importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, foi criado o Dia Internacional do Pi. A data é baseada na aproximação do próprio número, que é 3,14. Para isso, é utilizada a notação americana, em formato mês/dia: 3/14 – 14 de março.

Se forem consideradas as outras casas decimais, que são 3,14159, o principal momento comemorativo ocorre em 14 de março, à 1h59. Nesse dia, muitas festividades servem pizzas, bolos e comidas redondas, para evidenciar a influência de Pi na geometria circular.

Além disso, nos países que falam inglês, as tortas são o principal prato do cardápio. Isso acontece porque a pronúncia de Pi em inglês é idêntica a Pie, que significa torta.

Curiosidades do número Pi 

  • Por diversão, foi criado um site que tenta encontrar datas em meio às casas decimais de Pi;
  • A sequência 14/03/2021 encontra-se na posição 198.188° de π;
  • Albert Einstein nasceu em 14/03/1879
  • Stephen Hawking morreu em 14/03/2018;
  • Nunca saberemos os valores exatos da área ou circunferência para objetos redondos. Isso acontece porque o Pi é indispensável na determinação desses números, porém, também é um número irracional infinito;
  • Não existem zeros nas 31 primeiras casas decimais de π;
  • O número Pi é utilizado nas explicações de diversos fatos naturais, como a sinuosidade de rios;
  • O símbolo π surgiu da palavra perímetro que, em grego, começa com a letra π;
  • Em radianos, π=180°. Por isso, essa correspondência permite a conversão numérica graus→radianos, e vice-versa; e
  • Por definição, um círculo tem 360 graus. No número Pi, o número 360 ocupa a 359ª posição decimal – o que impressiona muitos curiosos.

Gosta de curiosidades matemáticas? Acompanhe o Blog do Estratégia Vestibulares e encontre novos conteúdos interessantes sobre números e sequências!

Para conhecer nossos cursos preparatórios e materiais didáticos, clique no banner abaixo:

banner Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também