Abiogênese e biogênese: características, diferenças e mais

Abiogênese e biogênese: características, diferenças e mais

Abiogênese e biogênese são duas teorias biológicas que tentam explicar a origem da vida. Esse tema é curioso para a humanidade desde os tempos mais remotos. Filósofos e cientistas debateram por muitos anos para entender se a vida pode ou não surgir a partir de matéria não viva. Continue lendo e entenda melhor sobre esse debate!

O que é abiogênese e biogênese?

Abiogênese

A teoria da abiogênese surgiu durante a Antiguidade, quando filósofos tentavam encontrar explicações para a origem da vida, em um movimento de fugir das propostas místicas próprias da época.

O termo abiogênese pode ser resumido como “surgimento da vida a partir da não-vida”. Assim, os cientistas que tentavam provar essas ideias diziam que os microrganismos surgiam espontaneamente no ambiente, sem a necessidade de um reprodutor com vida para isso.

Algo que para a atualidade pode ser absurdo, mas foi aceito por muitos anos, é que um simples pano poderia dar origem a seres vivos, como microrganismos ou até mesmo ratos.

Veja um exemplo de como ideias se conectavam: se deixarmos uma camisa suja em um local aberto, por exemplo, ratos poderão se alojar nela. Para os indivíduos que observavam tal fenômeno, era como se esses roedores tivessem nascido a partir da camiseta, e não sido atraídos pela sujeira presente nela.

De modo semelhante, muitos estudiosos acreditavam que os restos de comida originavam moscas — diferentemente do que sabemos atualmente, que esses dejetos atraem animais e microrganismos decompositores.

Dadas essas características de um organismo organizado que nasce de uma situação aleatória e sem vida, o outro nome para a teoria da abiogênese é “geração espontânea”.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Biogênese

Na teoria da biogênese, que muito se assemelha ao que acreditamos atualmente, os seres vivos são originados a partir de outros organismos com vida.

Observamos que para o nascimento de uma bactéria, por exemplo, é necessário o processo de reprodução, seja por conjugação, divisão, cissiparidade ou qualquer outro meio em que os materiais genéticos e informações “de vida” sejam transmitidas. 

Como fica nítido, a biogênese aparece como contestação direta da teoria da abiogênese. Ao notar que materiais não vivos são incapazes de gerar vida, toda aquela ideia de que “ratos surgem de camisetas” ou “moscas aparecem a partir de comida estragada” pode ser desconsiderada. 

Embora pareça tão simples e óbvio para os humanos do nosso século, foram necessários anos de estudo e muitos experimentos para refutar completamente a abiogênese — cientistas como Louis Pasteur e Francesco Redi tiveram êxito em demonstrar que a biogênese fazia mais sentido, como veremos no tópico abaixo.

Contestação da teoria da abiogênese

No século XVII, o estudioso Francesco Redi lançou a ideia de que nenhuma vida surgia de algo não vivo. Para isso, colocou alguns potes abertos com alimentos e outros tampados. 

teorias da abiogênese e biogênese
Imagem: Adaptação/Wikimedia

Com o passar dos dias, o biólogo observou que apenas os potes expostos apresentavam larvas — com essa percepção, ele propôs que elas teriam surgido a partir da deposição de ovos de moscas ali, e não porque surgiam do nada (se elas fossem geradas espontaneamente, todos os recipientes apresentariam esses seres).

Suas ideias não foram bem aceitas pela comunidade científica — muitos teóricos tentavam provar com o seguinte método: ao ferver potes com caldos nutritivos, depois tapá-los e armazená-los, ainda assim apareceriam larvas e microrganismos. 

Hoje sabemos que isso acontece porque a fervura aconteceu com os recipientes abertos, mas essa informação não era nítida na época. 

Como a ciência está sempre questionando a si mesma e em constante evolução, alguns anos depois, o padre Lazzaro Spallanzani decidiu montar um novo experimento em contestação à teoria da abiogênese. 

Dessa vez, Spallanzani utilizou a lógica de ferver o conteúdo nutritivo a partir de duas diferentes vedações: uma com rolha (mais fraca) e outra com vedação hermética (mais eficiente).

Aconteceu que apenas os potes “mal vedados” apresentaram microrganismos em crescimento com o passar do tempo. Essa experimentação demonstrou que o tipo de fechamento no momento da fervura está relacionado com o aparecimento de seres vivos no recipiente — a teoria da abiogênese encontrou mais um ponto de declínio.

Para reforçar a biogênese, ainda, o pesquisador francês Louis Pasteur se dedicou a criar um novo experimento que acabasse de vez com o debate que durava séculos. Veja um resumo de suas ideias na figura abaixo:

teorias da abiogênese e biogênese
Imagem: Adaptação/Wikimedia

O formato do frasco escolhido por Pasteur permitia que apenas o ar estivesse em contato direto com o fluido nutritivo. Assim, não houve surgimento de microrganismos, porque não ocorreu deposição de materiais vivos no recipiente.

Quando o gargalo do pote era quebrado, ou ele era virado antes do repouso, havia tempo suficiente para que microrganismos se depositassem no conteúdo — por isso colônias de bactérias surgiam depois de um tempo.

Com esse experimento, Pasteur conseguiu refutar por completo a teoria da abiogênese e provar, finalmente, que a vida só pode surgir a partir de outras matérias vivas.

Questões de vestibulares sobre as teorias da abiogênese e biogênese

ENEM 2012

Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea.

Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, a partir dos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que

a) seres vivos podem ser criados em laboratório.
b) a vida se originou no planeta a partir de microrganismos.
c) o ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo pré-existente.
d) seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.
e) vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e nos caldos nutritivos, respectivamente.

O principal objetivo dos experimentos de Pasteur e Redi era demonstrar que os seres vivos surgem a partir de material vivo. De forma que não podem ser criados em laboratório, a não ser pela utilização da reprodução de outros seres vivos.

Além de que as teorias da abiogênese e biogênese nada se relacionam com a semelhança evolutiva entre vermes e microrganismos, muito menos sobre o surgimento do planeta terra. 

Por último, é importante lembrar que nenhuma matéria não viva gera espontaneamente vermes, microrganismos ou qualquer outro ser vivo, como aponta erroneamente a opção D. Portanto, a única alternativa aceitável para essa questão é a letra C.

Estude biologia para o vestibular com o banco de Questões do Estratégia!

Além de conhecer os conteúdos e teorias biológicas, é muito importante estar antenado sobre como cada banca costuma cobrar os assuntos. No Banco de Questões da Coruja você pode escolher sua banca favorita e resolver muitos exercícios de biologia — depois é só conferir o gabarito e a resolução proposta por nossos especialistas!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também