Doenças bacterianas no Enem: conheça as mais cobradas

Doenças bacterianas no Enem: conheça as mais cobradas

As doenças bacterianas afetam a sociedade desde os primórdios da humanidade. Epidemias de cólera, a grande pandemia de peste negra e a disseminação da lepra são citadas em muitos relatos históricos. Devido a importância do tema, ele é cobrado com frequência em questões do Enem e dos vestibulares. 

Para te ajudar com esse assunto, o Estratégia Vestibulares preparou o resumo abaixo que aborda as principais doenças bacterianas, qual a espécie de procarionte envolvida, um panorama geral dos sintomas, medidas de prevenção, formas de transmissão, entre outras informações. Leia mais!

Introdução

Doenças bacterianas, ou bacterioses, são enfermidades causadas pela presença de bactérias patológicas no organismo humano. Elas surgem quando parte do metabolismo dos microrganismos afeta o funcionamento do corpo humano, seja pela liberação de substâncias tóxicas, pela ligação com os tecidos que causam uma irritação, pela penetração na célula, ou outros meios danosos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

As enfermidades podem atingir diferentes gravidades, sejam como pequenas manchas avermelhadas na pele e que precisam apenas de pomadas, otites que se curam com antibióticos ou bactérias que atingem o sistema nervoso central e podem levar ao óbito.

Um ponto importante a ser considerado neste tópico é o fato de que, nem todas as bactérias que habitam o corpo humano estão causando doenças. Grande parte do nosso organismo é composta por bactérias “do bem”, que habitam as mucosas e o trato gastrointestinal sem causar dano algum. 

Ao conjunto de bactérias que constitui um indivíduo sem causar danos, dá-se o nome de microbioma. Esses seres convivem com a espécie humana por meio de uma relação ecológica de simbiose e contribuem até mesmo para melhorar a imunidade e, possivelmente, combater outras bactérias que tenham a capacidade de danificar o organismo. 

Características e classificação das bactérias

Conhecer as características das bactérias e a classificação delas pode ser importante no momento de tratar as doenças bacterianas, porque os antibióticos são específicos para cada tipo de microrganismo e precisam ser prescritos corretamente.

Os principais atributos das bactérias é que elas são procariontes (núcleo sem envoltório), unicelulares, pequenas, com material genético circular e muito condensado e têm crescimento rápido

Em termos de microbiologia, a ciência que se dedica ao estudo dos microrganismos, as bactérias são divididas principalmente em coradas (gram-positivas) e não coradas (gram-negativas). 

Essa divisão diz respeito ao número de membranas que suas células possuem e é muito importante para entender qual antibiótico é capaz de penetrar essas camadas e qual não é. Na foto abaixo você encontra uma divisão geral sobre essas informações.

doenças bacterianas - classificação de bactérias
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Além disso, as bactérias também podem ser divididas conforme o formato que assumem. Os bacilos são os microrganismos que admitem uma forma mais alongada, enquanto os cocos representam as estruturas bacterianas mais arredondadas, observe no esquema abaixo.

cocos e bacilos - doenças bacterianas

Principais doenças bacterianas

Tuberculose

É causada por um bacilo da espécie Mycobacterium tuberculosis, conhecido como bacilo de Koch.  A bactéria é transmitida por meio da  inalação de partículas infectantes e causa pneumonia grave.

Os sintomas mais comuns são tosse frequente, febre, perda de peso, indisposição, além da lesão progressiva e irreversível que se desenvolve nos pulmões. 

Hanseníase

A hanseníase ou lepra é uma doença com relatos que remetem a períodos históricos distantes,foi muito abordada na bíblia, por exemplo. Ela é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que tem baixa capacidade de infecção. A transmissão só ocorre em casos de contatos muito próximos com o doente.

Os sintomas mais evidentes são as lesões de pele, tosse e possível acometimento do sistema nervoso. 

Sífilis

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pelo microrganismo Treponema pallidum, que também pode ser transmitida durante a gestação, ou seja, pode ter origem congênita

Ela causa lesões nas genitálias, reto e boca, além de estar relacionada com casos de aborto espontâneo e acometimento do sistema nervoso central. 

Assim como a maior parte das ISTs, a sífilis pode ser prevenida por meio do uso de preservativo.

Coqueluche

A coqueluche é uma doença transmitida pelo contato com secreções do doente, causada pela bactéria Bordetella pertussis. Os principais sintomas são tosse seca intensa, com outros sinais gripais, como coriza, congestão nasal e espirros.

Além do isolamento dos doentes, a prevenção de coqueluche envolve o acompanhamento do esquema vacinal desde a infância, já que o calendário nacional de imunização cobre a proteção contra essa infecção.

Cáries

As cáries surgem quando bactérias oportunistas se instalam na região bucal do indivíduo, aproveitando-se dos nutrientes que sobram das refeições. O principal patógeno causador de cárie são cocos da espécie Streptococcus muttans

A marca visual dessa doença é a destruição do esmalte dos dentes, além de possível mau hálito. A prevenção está relacionada, principalmente, com a boa higienização da boca após a alimentação. 

Tétano

A bactéria Clostridium tetani libera uma toxina que atrapalha a integridade das membranas celulares humanas. Se disseminando no sistema nervoso central, essas substâncias interagem com os neurônios e produzem espasmos musculares intensos, sudorese e outros sintomas relacionados.

A prevenção pode ser feita por meio da vacina dTpa (tríplice bacteriana acelular).

Meningite meningocócica

A bactéria Neisseria meningitidis tem baixa prevalência na população, mas está muito relacionada aos óbitos. Ela causa a meningite meningocócica, que ataca os tecidos que envolvem o  sistema nervoso central e se dissemina por todo o sangue.

Os sintomas incluem febre, vômito, fotofobia, rigidez de nuca, convulsões e possível estado de coma.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença causada pelo microrganismo Leptospira interrogans, que podem ser adquiridas pelo contato com a urina de animais infectados. Os casos estão muito relacionados com enchentes e aglomerações urbanas, quando os indivíduos ficam mais expostos a essa contaminação.

Os sintomas incluem febre, comprometimento dos rins, problemas nervosos, entre outros.

Cólera

A bactéria causadora da cólera é um bacilo curvo em forma de vírgula, chamado de Vibrio Cholerae. No metabolismo bacteriano, ocorre a liberação de uma toxina que atrapalha no equilíbrio homeostático das células intestinais.

Devido a essas características, a cólera é marcada por uma diarreia aquosa intensa, conhecida principalmente por seu aspecto esbranquiçado (similar a água de arroz). O tratamento inclui reposição de líquidos e a prevenção é, principalmente, o saneamento básico e higienização de alimentos antes de ingerir.

Gonorreia

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível, que tem alta prevalência nas populações, mas não causa muitas mortes. Na mulher ela pode causar sintomas no colo do útero, enquanto os homens têm a uretra mais afetada.

Para se proteger da infecção por Neisseria gonorrhoeae o indivíduo deve optar por utilizar preservativos em todas as suas relações sexuais.

Botulismo

A bactéria Clostridium botulinum é altamente infectante e pode ser adquirida a partir de alimentos enlatados, como palmitos ou até mesmo no mel. 

A ação da toxina liberada pela pelo C. botulinum é impedir a contração dos músculos, o que pode causar o óbito, caso a musculatura respiratória seja atingida. 

Para prevenção, é importante observar o aspecto dos alimentos antes da ingestão, bem como não comer alimentos que estiverem em embalagens estufadas, por exemplo.

Antibióticos

Antibióticos são formulações farmacêuticas que atuam no metabolismo de bactérias, visando matá-las e impedir sua ação no corpo humano. Seu uso é restrito e deve ser bem controlado, para evitar que as cepas resistentes sobrevivam e sejam selecionadas.

Videoaula sobre bactérias

Você gostaria de aprender mais sobre as bactérias, as doenças que elas causam? Conheça o canal do YouTube do Estratégia Vestibulares: lá você encontra aulas gratuitas sobre biologia dos microrganismos!

Questão de vestibular sobre doenças bacterianas

Agora que você já conhece as doenças bacterianas mais famosas, vamos testar o conhecimento com questões de vestibulares?

Ao final de sua resolução, acompanhe o raciocínio proposto pela Coruja e veja em quais pontos você está confiante e quais precisam ser aprimorados.

Enem 2020 — Digital

Nas últimas décadas vários países, inclusive o Brasil, têm testemunhado uma grande proliferação de bactérias patogênicas, envolvidas em uma variedade de doenças e que apresentam resistência a múltiplos antibióticos. Atualmente têm se destacado as superbactérias que acumularam vários genes determinantes de resistência, a ponto de se tornarem resistentes a praticamente todos os antimicrobianos.

FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. O problema da resistência a antibióticos. Ciência Hoje, v.48, n.287, 2011 (adaptado).

Essa resistência tem ocorrido porque os(as)

a) bactérias patogênicas se multiplicam de maneira acelerada.
b) antibióticos são utilizados pela população de maneira indiscriminada.
c) bactérias possuem plasmídeos que contêm genes relacionados à virulência.
d) bactérias podem ser transmitidas para um indivíduo utilizando várias estratégias.
e) serviços de saúde precários constituem importantes focos de bactérias patogênicas.

Um dos principais dilemas no uso de antibióticos é que eles devem ser tomados corretamente em termos de horário, dose e período de tratamento. Quando utilizados indiscriminadamente, esses medicamentos matam algumas bactérias, mas aquelas cepas que podem resistir a eles sobrevivem no organismo.

Com o passar do tempo, esses microrganismos resistentes se multiplicam e podem desenvolver infecções muito graves.

As superbactérias foram geradas dessa forma, a união dos genes de muitos seres resistentes geram essas estruturas que não são combatidas com quase nenhum dos antibióticos existentes. Conforme o que foi dito até aqui, a alternativa correta é a letra B.

Treine seu conhecimento com a Coruja

O Banco de Questões do Estratégia Vestibulares é a ferramenta que faltava na sua rotina de estudos! Nessa plataforma você encontra exercícios de vestibulares de diversas bancas, com resoluções e classificados por disciplina e tema. Não perca tempo e assine o Banco de Questões de Enem e Vestibulares!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também