Ovócito: o que é, onde são produzidos, ovulação

Ovócito: o que é, onde são produzidos, ovulação

O ovócito é uma célula do ciclo reprodutor feminino, que dá origem aos óvulos. Os óvulos são as células germinativas femininas, os gametas, que quando unidos aos espermatozoides podem originar um zigoto, que desenvolvem em um feto humano. 

Neste artigo, conheça mais sobre os ovócitos, quais são os tipos existentes, onde eles são produzidos, qual a relação deles com o ciclo menstrual e a ovulação feminina. Depois, veja a resolução de questões de vestibulares sobre o assunto. Vamos lá?

O que é ovócito?

Ovócito é a denominação dada para as diferentes fases das células germinativas humanas. Eles são gerados a partir da gametogênese feminina, que também pode ser chamada de ovogênese. Inclusive, esse processo não ocorre apenas nos humanos, mas também em fêmeas de outras espécies.

Onde os ovócitos são produzidos?

Em um feto do sexo feminino, a geração dos ovócitos começa desde a vida intrauterina. Durante o desenvolvimento embrionário, as células precursoras, chamadas de ovogônias, entram em um processo meiótico.

Nesse processo, primeiramente as ovogônias migram até o ovário, que ainda está em desenvolvimento, onde os ovócitos serão produzidos. Lá, as células precursoras passam por sucessivas mitoses para gerar muitas cópias. Isso garante que as mulheres possuam um número grande de gametas durante sua vida reprodutiva. 

Depois disso, aproximadamente no terceiro mês de vida, essas células precursoras passam por modificações estruturais e funcionais. Não há mais divisão mitótica, elas tornam-se maiores, com duplicação do material genético e se encaminham para a primeira prófase da meiose. Elas são chamadas, agora, de ovócito primário.

O fato curioso é que essa divisão mitótica fica estacionada na fase de diplóteno da prófase e o processo só será retomado quando a menina entrar na puberdade, por volta dos 10 a 12 anos de idade, tempo que pode variar segundo características individuais.

Isso significa que todas células germinativas que uma mulher possuir são determinadas a partir do seu nascimento e primeiros anos de vida. Inclusive, as humanas nascem com milhões de ovócitos I, que se degeneram em mais da metade, ao longo da vida. 

+ Veja mais: Mitose e meiose: o que são, diferenças e importância

Ovócito no ciclo menstrual

Quando os estímulos hormonais iniciam a puberdade, a fêmea humana passa pela primeira experiência menstrual, que é chamada de menarca. Esse processo será cíclico durante toda a sua vida, até o momento em que a vida reprodutiva se encerra, com a menopausa.

Em cada ciclo menstrual, numerosos ovócitos I retomam a divisão meiótica. Diferentemente do que é visto nas células masculinas, aqui, o processo não ocorre de maneira equivalente, gerando diversas estruturas haploides.

Nas células germinativas femininas, a meiose acontece com separação desigual do citoplasma. Dessa forma, nasce um novo ovócito, que é chamado de ovócito secundário e tem carga genética haplóide (n). A célula que ficou com pouco citoplasma será denominada de corpo polar e entra em degeneração rapidamente.

Finalmente, o ovócito secundário é quem passa pelo processo a meiose II. Mas haverá uma nova pausa no processo, é o que conhecemos como ovulação. 

Ovulação

A ovulação ocorre devido a estímulos hormonais coordenados por todo o corpo, incluindo a hipófise, os ovários e até mesmo a tireoide.

Existe um hormônio chamado de FSH (hormônio folículo estimulante) que só é liberado na puberdade e induz o desenvolvimento dos ovócitos no ovário. A partir do momento em que essas células já estão maiores, começam a liberar estrógeno. 

O estrógeno ou estrogênio tem a capacidade de interferir na ação do FSH. Por isso, a produção de FSH diminui. O estrogênio é um hormônio interessante para a reprodução porque prepara o útero para receber os espermatozóides e até mesmo favorece o espessamento da parede uterina, onde um possível embrião poderia se fixar. 

Diante disso, há um momento em que a quantidade de estrogênio é máxima e, ao mesmo tempo, o hormônio luteinizante (LH) entra em ação. Ele tem a função de liberar o ovócito II, fenômeno conhecido como ovulação. Lembre-se a meiose ainda não foi finalizada, está paralisada na etapa de metáfase II.

Depois de tudo, há ainda a fase lútea do ciclo menstrual. Nessa época, o LH induz a formação do corpo lúteo. Uma estrutura reprodutiva que produz estrogênio e uma grande quantidade de progesterona. 

A progesterona é um hormônio ovariano que tem a função de favorecer a gestação. Ela permite, por exemplo, a alteração do endométrio (epitélio uterino) para que, caso a fecundação se efetive, o embrião possa se estabelecer corretamente, até que a placenta esteja formada.

Depois de um tempo, caso não haja fertilização, o corpo lúteo entra em processo de regressão. Isso diminui drasticamente a produção e liberação de progesterona e estrógeno. Então, as modificações induzidas por esses hormônios, não podem se sustentar. É por isso que o endométrio entra em descamação, o que origina a menstruação.

Por outro lado, quando ocorre a fecundação entre ovócito II e espermatozóide, finalmente a meiose II da ovulogênese pode ser concluída. Nesse caso, forma-se um segundo corpo polar e o gameta feminino (óvulo), que dará origem ao zigoto, juntamente com o espermatozóide.

+ Veja mais: Embriogênese: conceitos e características

Questões sobre ovócitos

(UFMA) Com relação à gametogênese humana, é correto afirmar que:

a) cada ovócito I produz 4 ovócitos II.
b) ovogônias e ovócitos primários são formados durante toda a vida da mulher.
c) espermatogônias são formadas apenas durante a vida intrauterina.
d) cada espermatócito I produz um espermatozoide.
e) a ovulogênese só é concluída se o ovócito II for fecundado.

A alternativa A está incorreta porque, cada ovócito I entra em meio formando 2 corpos polares. Ou seja, formam-se apenas 2 ovócitos II. 

A alternativa B é errada, já que as ovogônias se formam apenas na vida uterina e primeiros meses de vida da mulher. 

A alternativa C não é correta, porque, diferentemente das mulheres, os homens podem produzir células germinativas durante toda sua vida. 

D também não se conclui, porque cada espermatócito I, na espermatogênese, é responsável pela formação de 4 espermatozóides, como está indicado na imagem abaixo. 

Por fim, a opção correta é a letra E. Como vimos, nos ciclos menstruais, os ovócitos entram em degeneração ainda na metáfase da meiose II. A única situação em que se formam os óvulos, concluindo a ovulogênese, é quando o ovócito II é fecundado por um espermatozoide.

+ Veja mais: Polialelia: alelos múltiplos, genética, sistema ABO e exemplos 

Estude mais com o Estratégia!

Assista às aulas abaixo e entenda melhor como funciona o ciclo menstrual, quais as etapas que os ovócitos percorrem e quais os órgãos que formam o sistema reprodutor feminino. 

Os cursos intensivos da Coruja possuem um conteúdo programático completo para cada área do conhecimento. Todas as aulas foram montadas a partir dos assuntos que mais aparecem em cada exame, assim, você se aplica em conhecer os temas essenciais para aprimorar seu desempenho. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também