Sistema reprodutor masculino: órgãos e funções

Sistema reprodutor masculino: órgãos e funções

O sistema reprodutor masculino é o componente fisiológico responsável pela produção de espermatozóides, os gametas humanos, que propiciam a fecundação e crescimento da espécie humana sobre a Terra. Saiba mais sobre a anatomia desse sistema, quais são os órgãos envolvidos e quais as funções atribuídas a eles. 

Anatomia do sistema reprodutor masculino

Imagem: Adaptação/Wikimedia

Na fisiologia dos organismos, um sistema compreende a união entre os órgãos e as funções que eles exercem naquele corpo. No caso do sistema reprodutor masculino, está envolvido na perpetuação da espécie, com a produção de gametas, armazenamento e liberação desses espermatozoides para que ocorra a fecundação, no corpo feminino. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Para que isso aconteça, os hormônios e estruturas anatômicas se posicionam de maneira a proteger as células gaméticas, além de proporcionar o ambiente perfeito para o armazenamento e liberação desses componentes. Conheça, a seguir, a organização anatômica do sistema reprodutor masculino.

Órgãos internos

Os órgãos podem ser classificados conforme sua posição no corpo. Aqueles que estão dentro do organismo, protegidos por músculos e outras estruturas, são chamados de órgãos internos. Compreendem, no geral, glândulas e canais para a passagem de secreções.

Testículos

Os testículos são a sede de produção dos gametas, no sistema reprodutor masculino. Sua organização forma uma rede de pequenos tubos, chamados de túbulos seminíferos, já que produzem o sêmen.

Sua função não se restringe apenas à gametogênese, mas também atua na produção de testosterona. Popularmente, esse é o chamado hormônio masculino. De maneira biológica, pode-se dizer que o hormônio que permite a diferenciação dos caracteres masculinos ainda durante a fase fetal. Depois, favorecem uma voz mais grave, crescimento de pelos na face, entre outros pontos.

Glândulas bulbouretrais

As glândulas bulbouretrais são pequenas estruturas internas, responsáveis pela produção de lubrificantes. Com isso, a passagem dos espermatozoides e outros componentes do sêmen é facilitada, assim, há maiores chances de gametas viáveis serem eliminados. Veja que são características evolutivamente importantes para a sobrevivência da espécie humana.

Vesícula seminal

A secreção produzida pelo par de vesículas seminais também participa do conteúdo ejaculado, com substâncias como a frutose, que auxiliam na obtenção de energia para a movimentação dos flagelos dos espermatozoides.

Além disso, também é importante para criar certa viscosidade no sêmen, além de neutralizar a ação da urina, que pode ser extremamente tóxica para os gametas masculinos. Assim, o objetivo evolutivo de chegar até o ovócito feminino fica mais próximo de ser alcançado.

Próstata

Outra glândula importante no sistema reprodutor masculino é a próstata. Depois que o líquido é liberado das vesículas seminais, recebe conteúdo secretado por essa glândula única e relativamente grande quando comparada ao tamanho das outras. 

Em geral, é um órgão muito conhecido e importante para a saúde masculina. Com o passar dos anos, é comum que a estrutura prostática tenha um crescimento progressivo, mas, por vezes, pode ser um processo prejudicial ou evoluir para tumores malignos. Então, é essencial acompanhar o desenvolvimento da próstata ao longo dos anos.

Epidídimo

Os epidídimos são dois arcabouços que ficam envoltos em cada testículo, com a função de armazenar os espermatozóides que se formam durante a vida de um homem pós-puberdade. Se localizam, aproximadamente, na região posterior (de trás) de cada testículo.

Quando o indivíduo fica excitado e ejacula, o conteúdo armazenado nos epidídimos é encaminhado por dentro de um canal chamado de ducto deferente. Esse ducto se relaciona com as outras estruturas do sistema reprodutor masculino e permite a junção entre gametas masculino e todo o conteúdo seminal que propicia a sobrevivência desses espermatozoides.

Uretra

Existe, ainda, uma estrutura importante que o sistema reprodutor masculino compartilha com o sistema urinário: a uretra. Esse tubo muscular se liga a bexiga, próstata, vesículas seminais e ducto deferente para fazer o trajeto do sêmen. Ela passa por dentro de todo o corpo do pênis, que é um órgão externo. 

Na uretra, são encaminhadas todas as substâncias seminais e, durante a ejaculação, esse líquido percorre todo o túbulo, se encaminhando para a região externa. Esse conteúdo pode ser observado, com aspecto leitoso e esbranquiçado, com o objetivo de alcançar o trato reprodutor feminino, concretizando a reprodução humana.

Órgãos externos

No caso dos órgãos externos, são aquelas estruturas que ficam expostas no corpo, recobertas por pele, ou seja, o pênis e a bolsa escrotal. Dentro deles, estão situados alguns dos órgãos internos citados no tópico anterior.

Pênis

O pênis é um órgão que fica exposto, na região central do corpo humano, entre as pernas. No cotidiano, ele se mantém flácido e também é utilizado para a passagem de urina, também por meio da uretra. 

Por fora, é possível observar o orifício por onde esses líquidos são eliminados. Mas, a principal diferença entre as duas funções é o estado do pênis. Afinal, a liberação de sêmen acontece quando o pênis torna-se ereto, devido a estímulos sexuais que influenciam em maior circulação de sangue na região. Do ponto de vista evolutivo, a ereção facilita a introdução do órgão no canal feminino, o que possibilita menor trajeto dos gametas até os ovócitos.

Bolsa escrotal 

Estruturas ancement-514378a8-235c-4f60-8c39-27774e7cea43″ class=”textannotation”>que acompanham o pênis, as bolsas escrotais ficam uma em cada lateral do órgão canalicular. Dentro delas, estão abrigados os testículos e epidídimos. Inclusive, sua localização na parte mais inferior do corpo permite uma menor temperatura na região, o que favorece maior sobrevivência dos espermatozóides.

Questões sobre sistema reprodutor masculino

(FGV-SP — adaptada) Associe as estruturas abaixo relacionadas com a função realizada por cada uma:

1.       Túbulos seminíferos
2.       Epidídimo
3.       Testículo

(  ) local de produção de espermatozoides
(  ) local de armazenamento de espermatozoides
(  ) local de produção do hormônio sexual masculino

a) 1, 2, 3
b) 2, 3, 1
c) 3, 1, 2
d) 3, 2, 1

Estude mais com o Estratégia!

Assista às aulas abaixo e entenda melhor como funciona o sistema reprodutor masculino e como é a biologia da reprodução. 

Os cursos intensivos da Coruja possuem um conteúdo programático completo para cada área do conhecimento. Todas as aulas foram montadas a partir dos assuntos que mais aparecem em cada exame, assim, você se aplica em conhecer os temas essenciais para aprimorar seu desempenho. Clique no banner e saiba mais!

CTA curso Enem
Você pode gostar também