Função horária da posição: conceito, fórmulas e aplicações

Função horária da posição: conceito, fórmulas e aplicações

Se um carro trafega com velocidade constante de 70 km/h por uma estrada retilínea, depois de duas horas ele terá percorrido uma trajetória de 140 km. Entretanto, se a velocidade do veículo for variável ao longo do tempo, os cálculos se tornam mais complexos e seguem a função horária da posição

As equações horárias do movimento uniformemente variado (MUV) são necessárias para encontrar a aceleração, velocidade e posição dos corpos. Além disso, são importantes para entender a importância dos freios e dos aceleradores nos automóveis.

Compreenda esse assunto com os exemplos abaixo e veja como as fórmulas podem ser aplicadas em situações cotidianas ou em provas de vestibulares. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Função horária da posição no MUV

Para entender a função horária da posição no MUV, em primeira instância, é necessário notar que o movimento uniformemente variado é aquele em que os corpos alteram sua velocidade por meio de uma aceleração constante. Entenda melhor nos tópicos a seguir.

Aceleração

Simbolizada com “a”, a aceleração diz respeito à quantidade de velocidade adicionada ao movimento em um determinado intervalo de tempo, conforme a fórmula a = ΔV/Δt. No sistema internacional de unidades (SI), sua unidade padrão é m/s2.

Por ser uma grandeza vetorial, a direção e o sentido devem ser considerados:

  • quando o vetor aceleração está no mesmo sentido que o vetor velocidade, a tendência é que a velocidade aumente — isso é o que chamamos de movimento acelerado; e
  • se o sentido da aceleração for contrário ao sentido da velocidade, o corpo têm sua velocidade diminuída e tende a parar seu deslocamento — contexto denominado de movimento retardado.

Posição no espaço

Essa grandeza é medida conforme a trajetória definida— a distância do marco 0 é o referencial adotado. Ela é representada pela letra S0  (posição inicial) ou S’ (posição final).

Além do mais, por meio de fórmulas é possível encontrar o valor S(t) que indica a posição do objeto no tempo t do deslocamento.

Tempo

Como prenuncia o nome, diz respeito ao tempo de deslocamento do corpo. O tempo inicial do movimento é marcado por “t0”, e o tempo final é simbolizado por “t’”.
Além disso, pode-se referir a um instante qualquer da trajetória com a letra t. 

Velocidade

É a distância percorrida pelo corpo em uma unidade de tempo. No movimento uniformemente variado, ela ao longo da trajetória. Por isso, existe uma velocidade inicial (V0) e uma velocidade final (V’).

+ Veja também: Velocidade Relativa: conceitos e fórmulas

Fórmula da função horária da posição

A função horária da posição relaciona a posição do corpo no espaço com o tempo de deslocamento. Com isso, permitem encontrar diversas informações sobre a trajetória do corpo. Veja a fórmula.

S = S0 + V0.t  + a.t2/2

Perceba que a equação fornecida anteriormente possui uma grandeza elevada à segunda potência, o que caracteriza uma função do segundo grau. Por isso, o gráfico que a representa é uma parábola.

função horária da posição - gráfico

Conforme os princípios matemáticos, quando o valor de a é positivo, a concavidade da parábola é para cima. Quando esse valor é negativo, o gráfico é côncavo para baixo.

Com essa equação, é possível prever:

  • a posição do móvel em um determinado instante da trajetória, 
  • a velocidade do corpo no início do movimento, 
  • o tempo de deslocamento até uma posição determinada, 
  • a aceleração do objeto.

Veja um exemplo com essa questão sobre função horária da posição que apareceu no vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em 2013:

Seja o gráfico da velocidade em função do tempo de um corpo em movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) representado abaixo.

Gráfico de Velocidade em função do tempo de um corpo em MRUV

Considerando a posição inicial desse movimento igual a 46 m, então a posição do corpo no instante t = 8 s é

a) 54 m
b) 62 m
c) 66 m
d) 74 m

Considera-se que a fórmula da aceleração é a = ΔV/Δt. Conforme o gráfico, em um intervalo de 5s, a velocidade decaiu de 10m/s para 0 m/s, então;

a = ΔV/Δt
a = V – V0 / t – t0
a = 0 – 10 / 5 – 0
a = – 10 /5
a = -2 m/s2

Agora, nota-se que o S0 = 46 m e t=8s, como pede o enunciado. Com essa informação em mãos, pode-se aplicar a fórmula da função horária da posição para o MRU: 

S = S0 + V0.t  + a.t2/2
S = 46 + 10.8 + (-2).82/2
S = 46 + 80 – 82
S = 126 – 64
S = 62 m, como diz a alternativa B.

Função horária da posição no movimento uniforme

Quando um corpo admite uma velocidade constante na trajetória, admite-se que ele é um movimento retilíneo uniforme MRU. Para calcular a função horária da posição nesse caso, basta admitir bons referenciais e aplicar as fórmulas do MRU.

Se Vm = ΔS/Δt, em que ΔS = S – S0 e Δs = t -t0, então:
Vm = (S – S0) / (t -t0)
Vm. (t -t0) = (S – S0)  

Como, em geral t0 = 0 e a velocidade média Vm do movimento uniforme é igual a toda a velocidade V da trajetória admite-se que:

V.t – 0 = S – S0
V.t + S0 = S
S = S0 + V.t  é a função horária da posição no movimento retilíneo uniforme.

Por exemplo, um automóvel parte de Ribeirão Preto no quilômetro 150 km da estrada A, com velocidade de 80 km/h, no sentido em que a quilometragem cresce na trajetória. Em qual quilômetro da estrada A ele se encontrará daqui 2 horas e meia?

Nota-se que:
S0 = 150 km
S = ?
V = 80 km/h
t = 2,5 h

Assim:
S = S0 + V.t
S = 150 + 80.2,5
S = 150 + 200
S = 350 km o automóvel se encontra no quilômetro 350 km da estrada A.

Quer aprender mais sobre função horária da posição?

Confira as aulas gratuitas que o Estratégia Enem e Vestibulares publica no youtube frequentemente: conteúdos didáticos e explicações objetivas!

Se quiser saber mais sobre física e cinemática, conheça os cursos do Estratégia: correção de redações, simulados com resolução e mentoria, tudo isso por um preço acessível. Clique no banner abaixo e tenha mais informações!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Veja também:

Você pode gostar também