Características do Cerrado: vegetação, clima e localização

Características do Cerrado: vegetação, clima e localização

O cerrado é um bioma brasileiro, composto por savanas e com extensão de centenas de quilômetros. Marcado por intensa biodiversidade e espécies únicas, também está ameaçado de extinção. 

Conhecer as características do cerrado e sua importância para o ecossistema brasileiro, traz uma noção mais clara sobre os diferentes elementos que constituíram o meio ambiente do Brasil, bem como a necessidade de caminhar para a preservação da natureza.  

Este tipo de conhecimento é trazido nos vestibulares, tanto o conhecimento teórico sobre os biomas brasileiros, assim como um olhar crítico sobre a relevância da natureza e o cuidado com os bens naturais. Acompanhe o texto para se inteirar do assunto e depois veja questões de vestibulares que abordam o assunto.

Localização do cerrado

No estudo dos ecossistemas brasileiros, foram determinados 5 grandes biomas. Entre eles está o cerrado, que é o segundo maior bioma do Brasil e também da América do Sul. Em nosso país, abrange áreas dos estados do Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, além de porções da Bahia, do Maranhão, do Piauí e de São Paulo.

Nessas regiões, em geral, o cerrado se estabelece nos pontos em que predominam os planaltos, que são relevos de grande altitude, mas com formato plano. Sua localização é privilegiada, porque corta vários territórios brasileiros e, assim, tem limites com a floresta amazônica, caatinga, mata atlântica e pantanal.

Hidrografia do cerrado

Em termos de hidrografia, o cerrado possui um grande potencial aquífero e faz contatos com diferentes bacias hidrográficas. Inclusive, alguns estudiosos gostam de classificar esse bioma como “berço das águas”, porque grande parte dos rios principais nascem no território do cerrado. 

Por exemplo, o rio São Francisco, também chamado de Velho Chico, nasce na Serra da Canastra — que fica no cerrado mineiro. Já o rio Araguaia tem sua nascente na Serra de Caiapó, que fica na porção central do país; lembre-se que o Araguaia conflui para a formação do rio Tocantins. Só com esses modelos, fica evidente a relação entre o cerrado e duas grandes bacias brasileiras: Bacia do São Francisco e Bacia do Tocantins. 

Das doze redes hidrográficas mais importantes do Brasil, oito estão envolvidas com este bioma. São elas: Amazônica, Atlântico Norte e Nordeste,  Atlântico Leste, Paraná e Paraguai, além das duas já citadas acima.  

Clima do cerrado

Como o cerrado se instala em uma grande área territorial, recebe influência dos climas que estão nessas regiões. Mas, em geral, a climatologia pode ser classificada como tropical sazonal, em que os invernos são secos, com verões úmidos. 

Em geral, os invernos possuem um frio não muito rigoroso, apesar da baixa umidade do ar. Ao mesmo tempo, os verões tendem a ser mais quentes, com uma forte incidência solar sobre a região como um todo.

A relação com o espaço do território se manifesta assim: onde há maior proximidade com a Amazônia, o cerrado tende a ser mais úmido; já nas áreas mais próximas à caatinga, a quantidade de chuvas será relativamente menor.

+ Veja também: Climas do Brasil: quais são, tipos e características

Vegetação do cerrado

Agora que você já conhece as características do cerrado em termos de localização, hidrografia e clima, vamos entender quais vegetações se adaptam melhor a esse ambiente e são clássicas desse bioma brasileiro

Lembre-se que, dentro dos grandes domínios morfoclimáticos, o cerrado é considerado como uma savana. Diante dessa classificação, trata-se da savana com maior biodiversidade já estudada até os dias atuais. 

Parte dessa variação entre as espécies está relacionada com a extensão territorial, que corta diferentes umidades, características de relevo, solos, temperaturas e proximidade com outros biomas. Isso aponta para um aspecto relevante do cerrado: é um bioma que não possui apenas um padrão de disposição único, mas diversos padrões de savana. 

De forma geral, o cerrado possui vegetações arbustivas, além de ervas e gramíneas. Em alguns pontos, é possível encontrar árvores longas de troncos mais tortuosos. É comum que essas plantas sejam resistentes, principalmente ao calor e à incidência solar, uma vez que o bioma tem grande influência desses fatores. 

É necessário mencionar que muitos desses vegetais não conseguem estabelecer um tronco muito firme e profundo, porque o solo do cerrado tende a ser mais ácido do que em outras regiões do Brasil. A baixa profundidade faz com que as partes mais superficiais das árvores fiquem mais secas e, com o calor do sol, podem entrar em combustão — essa é a origem das famosas queimadas da savana brasileira.

Fauna do cerrado 

Para acompanhar a vegetação, os diferentes ecossistemas do cerrado possuem animais típicos, entre eles uma grande variedade de artrópodes, em especial os insetos. Lembre-se que esse filo é um dos mais numerosos entre os animais e apresentam uma grande capacidade de adaptação em diferentes ambientes.

Os principais animais são  tamanduá-bandeira, macaco-prego, raposa-do-campo, gato-do-mato, lobo-guará, onças parda e pintada, teiús, cachorro-do-mato, ema, lontra, caititu, paca, veado-mateiro, anta, jaguatirica, entre outros.

Ação antrópica no cerrado

Uma das importâncias no estudo do cerrado é entender que trata-se de um bioma com grande biodiversidade e relação com muitos corpos hídricos de importância mundial. Com esse conhecimento fica evidente como o impacto ambiental sobre o bioma seria prejudicial para os seres vivos em geral. 

No Brasil, a atividade que tem influenciado diretamente na degradação do cerrado é a agropecuária, no sentido de aumentar as fazendas latifundiárias, tanto para plantio como para criação de gado. 

Isso se relaciona com a queimada realizada por ação antrópica, para estender a zona de plantio, além do estabelecimento das tecnologias na atividade agrícola, que permitiu uma produção mais maciça dos vegetais, e do maior uso de conhecimentos bioquímicos para a criação de animais na pecuária.

Há também uma relação com o extrativismo vegetal, especialmente da madeira que constitui o tronco das árvores. Pela grande resistência desses materiais biológicos, são interessantes para a formação de carvão, porque ele demora mais a queimar e se desfazer com o calor.

Questões sobre características do cerrado

(cement-1ea906f7-6003-4c56-b27b-d13eb34f7397″ class=”textannotation disambiguated wl-organization” itemid=”https://data.wordlift.io/wl110249/entity/fuvest”>Fuvest/2022) Uma forma de conservação do Cerrado é a prática de queimadas controladas que simulam o ciclo natural do fogo. Observe a imagem que retrata os efeitos visuais de uma queimada controlada em um trecho de Cerrado da Estação Ecológica de Santa Bárbara, no interior do estado de São Paulo.

Nessa área foram conduzidos experimentos com queimadas controladas, e os resultados sugerem que essa prática é benéfica para a flora, cujas plantas rebrotam rapidamente depois da passagem do fogo. Nos grupos vegetais em que as queimadas produziram mais efeitos positivos foi registrado até um discreto aumento de espécies vegetais. Antes das queimadas, os pesquisadores contabilizaram 38 espécies de gramíneas e 68 de outras ervas. Depois, esses números subiram para 44 e 74, respectivamente.

Durigan G et al. (2020), Front. For. Glob. Change, 3:13, doi:10.3389/ffgc.2020.00013. Adaptado.

No bioma Cerrado, de acordo com a informação do texto, a prática de queimadas controladas

A) contribui para a manutenção da biodiversidade local.

B) constitui uma técnica de ponta para o plantio agrícola.

C) é uma técnica tradicional denominada agricultura itinerante.

D) tem como objetivo permitir a pecuária extensiva.

E) apresenta desvantagem em termos de ganho para a flora.

Estude mais com o Estratégia!

Os cursos intensivos da Coruja possuem um conteúdo programático completo para cada área do conhecimento. Todas as aulas foram montadas a partir dos assuntos que mais aparecem em cada exame. Assim, você se aplica em conhecer os temas essenciais para aprimorar seu desempenho na prova de acordo com o que a banca solicita. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também