Climas do Brasil: quais são, tipos e características

Climas do Brasil: quais são, tipos e características

O Brasil é conhecido por ser um país tropical, muito marcado por sua biodiversidade, clima quente e capitais litorâneas. Mas afinal, como estão distribuídos os climas do Brasil? Todos os lugares possuem as mesmas características de chuva, temperatura, umidade e outros?

Neste artigo você encontrará um resumo com os principais tipos de clima presentes em solo brasileiro, em quais regiões eles estão distribuídos e qual a relação deles com a fauna e flora daquela localidade. Veja também questões de vestibular que tratam sobre esse assunto, com gabarito e resolução. Vamos lá!

O que é clima?

O conceito de clima é encontrado a partir da média das condições atmosféricas de um local, em um intervalo longo de tempo, por volta de 20 anos. Para determinar o tipo climático, utilizam-se elementos como a temperatura, a umidade relativa do ar e a pressão atmosférica. 

Em geral, no Brasil, os climas são quentes e úmidos. Isso acontece devido aos fatores climáticos aqui encontrados: grande parte do território está situado em uma latitude próxima à linha do Equador e antes de cruzar o trópico de Capricórnio, o que determina altas temperaturas.

Como parte do nosso país está enquadrado na zona climática intertropical, conforme foi dito, ocorre influência dos ventos alísios e da zona de convergência intertropical. Esse fenômeno geográfico se relaciona com aumento da pluviosidade e, consequentemente, da umidade do ar — principalmente na região Norte.

Mapas de clima do Brasil

Grande parte dos climas brasileiros são classificados como tropicais, diferenciados apenas pela altitude, umidade, proximidade com os litorais ou a presença de temperaturas mais frias que a média tropical. 

O único clima brasileiro que não apresenta o termo “tropical” como sufixo ou prefixo é o equatorial, que se encontra majoritariamente na região amazônica. Acompanhe no mapa abaixo uma relação entre as localidades, as temperaturas e a quantidade de precipitação.

mapa de climas do brasil
Imagem: Adaptação/Wikimedia

Lembre-se que neste artigo vamos abordar as principais divisões climáticas do Brasil, mas cada microrregião pode apresentar panoramas climáticos diferentes e admitir uma denominação mais específica.

Clima equatorial

Como foi descrito anteriormente, o clima equatorial é extremamente úmido, característica que deriva principalmente do alto índice de precipitação nessas regiões. A região Norte, porções do Mato Grosso e Maranhão possuem esse tipo de clima, geralmente.

A temperatura média durante o ano é alta (acima de 25ºC, principalmente), marcado como um local quente. As chuvas, além de volumosas, são equilibradas no ano todo — com muita chuva (não é exagero!). Em regiões da floresta amazônica, por exemplo, pode chover o ano todo.

 climas do brasil: climograma equatorial
Imagem: Adaptação/Wikimedia

O climograma acima mostra a quantidade de chuvas ao longo do ano, em azul. Na linha vermelha, estão descritas as temperaturas anuais, que se mantiveram praticamente estáveis entre 25ºC e 30ºC.

Clima tropical

O clima tropical é aquele presente nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Geralmente, as estações do ano marcadas por solstícios são bem definidas: inverno seco e frio, com um verão muito quente, chuvoso e úmido.

As temperaturas médias não são tão altas quanto no clima equatorial, variando entre 18ºC e 28ºC. O fato do valor mínimo ser menor do que nos outros perfis climáticos, demonstra a rigorosidade do inverno.

Clima tropical semiárido

O clima tropical semiárido é muito marcante em várias porções do território nordestino e algumas partes mais ao norte do estado de Minas Gerais. A temperatura média é notadamente elevada, com poucas chuvas ou até mesmo nenhuma, dependendo do ano. 

Esse tipo de clima já foi muito utilizado como base para temas literários. O livro “Vidas Secas”, escrito por Graciliano Ramos, aborda os desafios da sobrevivência em um clima semiárido. 

As secas atingem diretamente tanto os homens quanto as espécies animais e vegetais. Por isso, plantas como cactos apresentam uma adaptação evolutiva voltada para a manutenção dos metabolismos na falta de água.

Clima tropical de altitude

O clima tropical de altitude está presente em regiões em que a altitude influencia diretamente nos elementos climáticos, como em alguns pontos do Sudeste brasileiro.

As temperaturas anuais são mais baixas que o encontrado nos outros tipos climáticos tratados até aqui. Geralmente, estão entre 18ºC e 22ºC , com chuvas em regime semelhante ao clima tropical.

Nesses locais, quando chegam as frentes frias podem ocorrer geadas, como em Campos do Jordão (SP) e Monte Verde (SP), que são turísticas devido a essa característica. 

Clima tropical litorâneo

Como marca o nome, o clima tropical litorâneo é aquele que está presente nas regiões costeiras. Por isso, esse perfil está distribuído desde o Rio Grande do Norte até o Sul, no Paraná. 

A temperatura média anual é notadamente elevada, por volta de 25ºC. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano e regulares. No litoral do nordeste, essa pluviosidade é de maior intensidade no nordeste; enquanto no sudeste essas chuvas são mais volumosas durante o verão.

Clima subtropical

O clima subtropical é predominante na região Sul, partes do Sudeste (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, parte de São e Mato Grosso do Sul), já que essa zona está mais abaixo do trópico de capricórnio, na zona temperada climática temperada do sul. 

As temperaturas médias anuais são de 18ºC, aproximadamente. Os invernos são extremamente rigorosos para os padrões brasileiros e em muitas cidades podem ocorrer eventos como geadas e nevoeiros, algumas vezes no ano. O verão também é bem marcado e muito quente.

Em termos de pluviosidade, as precipitações são regulares e distribuídas equilibradamente ao longo do ano. 

Questões sobre climas do Brasil

Universidade Estadual da Paraíba — UEPB 2014

Os cIimogramas abaixo representam dois tipos climáticos que atuam em regiões do país. O clima representado na figura l recebe influência da massa de ar continental equatorial e caracteriza-se por altas temperaturas e chuvas abundantes o ano todo. Já o clima representado na figura 2 recebe influência da massa tropical atlântica e caracteriza-se por altas temperaturas, chuvas escassas e mal distribuídas.

climas do brasil - questões

Os climogramas correspondem, respectivamente, aos climas:

a) Equatorial e Semiárido
b) Equatorial e Subtropical
c) Subtropical e Tropical de Altitude
d) Tropical Úmido e Subtropical
e) Semiárido e Subtropical

O climement-0d395586-7cc9-44f8-a597-75335e748c15″ class=”textannotation”>ograma I mostra uma localidade com altas temperaturas anuais e menor quantidade de chuvas nas estações invernais — como acontece nos climas equatoriais, principalmente pelo grande índice de pluviosidade.

O climograma da figura 2 já mostra uma região com chuvas escassas, mal distribuídas ao longo do ano e temperaturas extremamente elevadas — gráfico clássico de um perfil climático semiárido.

A melhor opção é a alternativa A. 

+ Veja também: Elementos e fatores climáticos: como são definidos os climas
Fenômenos Climáticos: tudo sobre!

Estude geografia com o Estratégia vestibulares 

Nas aulas do Estratégia Vestibulares você encontra as informações geográficas contextualizadas, organizadas em mapas e transmitidas de maneira dinâmica, com materiais digitais e fóruns de dúvidas. Não perca tempo e seja nosso aluno, clique no banner abaixo!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também