Comunidade dos Estados Independentes (CEI): origem e importância

Comunidade dos Estados Independentes (CEI): origem e importância

Com a dissolução da União Soviética e o fim da Guerra Fria, os países que estavam do lado socialista precisavam se estabelecer novamente frente ao mundo. Foi nesse contexto que surgiu a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), que auxiliou na economia e proteção dessas nações.

No texto abaixo você verá a Comunidade dos Estados Independentes em resumo, com os aspectos de origem, organização, importância, países integrantes e influência geopolítica desse grupo para o cenário mundial.

O que é a CEI?

A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) é um grupo que reúne os países que faziam parte da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Entre eles, Rússia e Ucrânia, por exemplo. 

Diferentemente de um bloco econômico propriamente dito, os países da Comunidade dos Estados Independentes possuem uma responsabilidade de proteção com os outros membros do conjunto. 

É importante ressaltar que não existem relações de comercialização, nem organizações que diminuam tarifas alfandegárias entre os integrantes. O que unifica esse grupo é a origem soviética que compartilham entre si.

Qual a origem da CEI?

A URSS era formada por um grupo de países que estavam subjugados ao poder de um só partido, o Partido Comunista da União Soviética. A capital era Moscou e as nações que a integravam deveriam obedecer as ordens do soberano, de forma que não tinham autonomia política.

Com a dissolução da URSS em 1991, os países que tinham recém saído do grupo ainda tinham certa dependência militar, política e econômica. A estratégia para manejar essa situação foi a criação de um grupo, no qual as nações fossem totalmente independentes mas pudessem realizar operações em conjunto. 

Os principais idealizadores e fundadores do projeto que deu origem a CEI ou Comunidade dos Estados Independentes são Rússia, Belarus e Ucrânia. Mas eles deixaram claro que a aliança aceitaria a entrada de novos países que tivessem participado da União Soviética. 

Uma das principais diferenças entre a CEI e a URSS está na liberdade e independência dos países. Nas regras da Comunidade dos Estados Independentes, todas as nações integrantes possuíam sua soberania intacta, mesmo em meio a um grupo multinacional. 

Atualmente, são membros da CEI: Armênia, Azerbaijão, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Uzbequistão e Turcomenistão. 

O rublo representa a união econômica entre algumas dessas nações, pois é uma moeda comum que circula na Rússia e Belarus, membros da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Os recorrentes conflitos que acontecem na Europa também atingiram o grupo. Por volta de 2014, as relações entre Ucrânia, Rússia e CEI se tornaram mais tensas. Depois que os russos anexaram o território da Criméia, a Ucrânia adotou uma postura de aversão ao governo da Rússia e optou por deixar a CEI.

Estônia, Letônia e Lituânia optaram por não participar da Comunidade. Esses Estados entendem que não participaram espontaneamente da União Soviética, por isso não se sentem soviéticos e não aderiram ao grupo.

A Geórgia, por sua vez, demorou a adentrar na aliança, somente em 1993. Depois disso, a nação voltou atrás na sua decisão e deixou a CEI entre 2008 e 2009.

Organização da CEI

A Comunidade dos Estados Independentes tem sua sede situada na cidade de Minsk, capital de Belarus, um dos países integrantes do tratado.

Ela é organizada politicamente em dois diferentes conselhos, que reúnem os chefes de Estado das 12 nações e o outro que agrega os chefes de governo desses países. A cada trimestre essas autoridades discutem a situação do grupo e propõem novas idéias que agreguem ao conjunto.

Em termos de identificação visual, a aliança possui uma bandeira. Esse tipo de símbolo adiciona uma identidade aos grupos e alianças, de forma que as nações podem se sentir representadas por eles. Veja uma foto da bandeira da CEI:

Mesmo que o poder de sede esteja situado no Belarus, a Rússia é o país com poder mais hegemônico do grupo. Isso é consequência de seu tamanho, influência política e grandeza econômica frente às outras nações da CEI.

É relevante destacar que embora a CEI tenha sido criada para manejar a dependência entre os países ex-soviéticos, a ideia e tendência é que cada Estado assuma o controle de seu território. Espera- se que eles se tornem gradativamente mais independentes uns dos outros nos campos político, econômico, militar e social.

População e índices geográficos

A CEI e a geografia se aproximam no sentido tanto de entender a importância geopolítica dessa aliança para as relações dos antigos países soviéticos com a Euros e outros continentes, bem como compreender a grandeza desse grupo em termos demográficos.

Atualmente, a população absoluta da Comunidade dos Estados Independentes é de aproximadamente 240 milhões de habitantes, com o PIB total de cerca de 590 bilhões de dólares. Ainda, as estimativas mais otimistas apontam que o PIB pode alcançar a ordem dos trilhões.

A qualidade de vida nos países que são membros da CEI é considerada alta. No ano de 2018 o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) era de 0,75. 

Veja também: Por que a Rússia invadiu a Ucrânia? Entenda a tensão

Questão de vestibular sobre a Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

A questão está relacionada ao mapa da CEI (Comunidade dos Estados Independentes) e às afirmações a seguir.

CEI - exercício

I. Cerca de 25% do território russo está situado na zona polar, o que cria sérios problemas de ocupação de espaço.

II. O sudoeste da Rússia e as repúblicas situadas nas proximidades dos mares Negro, Cáspio e Aral apresentam climas semiáridos.

III. As elevações dos Urais constituem dobramentos terciários e apresentam inúmeros vulcões ainda em atividade.

IV. Mais de 50% do espaço da CEI é recoberto de estepes e pradarias.

Estão corretas SOMENTE

a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) III e IV

A questão aborda a Comunidade dos Estados Independentes em uma visão geomorfológica e climática considerando também os biomas do mundo presentes na localidade. A análise do mapa e a relação dos países que compõem a CEI permitem afirmar que as frases I e II estão corretas.

Melhore seus estudos com a Coruja!

Com as mentorias do Estratégia Vestibulares você pode alinhar os seus estudos com as provas que você fará, além de avaliar suas expectativas, pontos a melhorar e habilidades mais importantes. Quer saber mais? Clique no banner abaixo!

Você pode gostar também