Fontes de energia renováveis e não renováveis: quais são?

Fontes de energia renováveis e não renováveis: quais são?

As fontes de energia renováveis e não renováveis se diferenciam pela possibilidade de restauração natural do combustível utilizado para gerar o potencial energético. Saber quais são as diferenças entre elas é necessário para compreensão da importância do assunto. 

No artigo abaixo, você terá acesso a um resumo com as principais formas de obtenção de energia e como cada uma delas afeta a natureza, apresentando vantagens e desvantagens, abordando combustíveis fósseis, hidrelétricas, usinas termelétricas, parques eólicos, entre outras categorias. 

Contexto histórico para fontes de energia renováveis e não renováveis

Com as revoluções industriais, a produção e consumo de mercadoria depende diretamente da presença de fontes energéticas. Nesse sentido, é necessário que diferentes formas de usinagem sejam construídas para o suprimento da sociedade. 

Um país com grande pólo energético é atrativo para as indústrias e, consequentemente, para o desenvolvimento socioeconômico como um todo. 

Para que isso aconteça, as fontes de energia devem ser selecionadas quando comparados os parâmetros do custo, o benefício social, o potencial de energia e a possibilidade de transportá-la entre diferentes regiões.  

O que são fontes de energia renováveis?

Quando a energia é gerada a partir de grandezas que se regeneram ao longo do tempo, trata-se de uma fonte renovável. Nesse caso, não há liberação de resíduos para a natureza e considera-se que é uma forma limpa de obtenção energética

Veja, isso não diz necessariamente que o impacto ambiental é nulo. Por exemplo, nas hidrelétricas, o trabalho realizado pela força da água é o principal motor para a geração de eletricidade — esse potencial físico é renovável e “limpo”.

Por outro lado, a construção de usinas hidrelétricas demanda o alagamento de áreas florestais, mudança nos cursos dos rios e até mesmo a retirada de população de uma determinada região.

Na região da usina de Belo Monte, no Pará, um debate intenso ocorreu ao longo de muitos anos: os ativistas defendiam que comunidades indígenas seriam afetadas, espécies de peixe sofreriam impactos, muitas árvores estariam sujeitas ao alagamento e morte, entre outros argumentos. 

Do ponto de vista geopolítico, a presença de substrato energético sempre foi uma questão de disputa entre as nações. As energias renováveis, então, aparecem como uma alternativa para o nascimento de potências internacionais em zonas em que não existem combustíveis fósseis.

De toda forma, essas fontes de energia podem ser consideradas as mais adequadas para o meio ambiente e, apesar de seus dilemas, quando bem planejadas cumprem seu papel com segurança. Veja outros exemplos de energia renovável:

Solar

fontes de energia renováveis e não renováveis - solar
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Utiliza o calor, a radiação e a luminosidade para o armazenamento de potencial energético. No estado de São Paulo, por exemplo, existem projetos de energia solar residencial.

Nesse caso, painéis fotovoltaicos são instalados nas casas com a intenção de captar carga para o aquecimento ou pré-aquecimento de banhos, economizando nas contas de luz dos moradores e reduzindo o impacto ambiental.

Eólica

A força dos ventos favorece a movimentação de grandes pás, parecidas com ventiladores gigantes. Com o poder da energia cinética, os geradores são capazes de fornecer eletricidade para os circuitos.

A principal desvantagem, nesse caso, é a instabilidade da força dos ventos e a possibilidade de parar de ventar a qualquer momento. Por isso, usinas de energia eólica são implantadas em locais onde há maior incidência de movimentação do ar: no Brasil, o litoral nordestino é o principal polo de aplicação desse princípio.

Geotérmica

Por meio do calor emitido pela estrutura interna da terra, geradores são utilizados para a produção de energia elétrica. Essas usinas são mais eficientes em locais de intensa atividade sísmica e maior chance de encontrar rochas magmáticas quentes.

Como ponto negativo, nota-se que a construção é cara e os tremores de terra da região podem abalar os fundamentos estruturais. Apesar disso, é uma fonte de energia renovável bem limpa, quando bem implantada.

Maremotriz

A energia maremotriz utiliza a força de variação das marés para a conversão da energia mecânica em eletricidade. Nesse sentido, observa-se uma grande vantagem: a maré sempre existe, apesar das alterações climáticas.

No Brasil, o porto de Pecém/CE utiliza a movimentação das ondas para a usinagem. Os pontos de desvantagem para a instalação dessas fontes está no turismo, lazer, especulação imobiliária, áreas de pesca, entre outros. 

Biomassa

Por último, vamos tratar sobre a energia obtida a partir de biomassa: com a decomposição de matéria orgânica é possível formar etanol, utilizado como combustível para motores. Inclusive, a criação do motor biocombustível é de origem brasileira. 

Atualmente, os Estados Unidos conseguem fabricar o comburente a partir de beterraba e milho, por exemplo. No Brasil, o substrato é a cana-de-açúcar, que é mais barata que a matéria orgânica utilizada pela outra nação.

Apesar de suas vantagens, o biocombustível possui menor potencial de rendimento do que os hidrocarbonetos, como a gasolina e o diesel. Além disso, a intensificação da plantação de cana foi crucial para o crescente desmatamento que acontece em território brasileiro atualmente. 

O que são fontes de energia não renováveis?

Na contramão do que viemos tratando até aqui, as fontes de energia não renováveis são aquelas que utilizam matérias primas que não se regeneram ao longo do tempo. O principal exemplo são os combustíveis fósseis.

Combustíveis fósseis 

Baseados na combustão de hidrocarbonetos, essas fontes de energia não renováveis geram grandes danos ambientais: a queima incompleta do composto libera substâncias tóxicas na atmosfera e a fumaça polui o meio ambiente e cria uma crescente poluição, principalmente nos grandes centros urbanos. 

Os principais exemplos são o petróleo, como a gasolina, o carvão mineral, o gás natural veicular (GNV) e o xisto — materiais retirados de sedimentos que estão soterrados há milhões de anos e são altamente comburentes. 

O processo de extração do petróleo no fundo do mar, por exemplo, pode ocasionar acidentes ambientais com derramamento do óleo sobre a superfície da água. Isso gera impactos ecológicos gerais para toda a fauna e flora de grandes regiões. 

Além disso, diante da histórica disputa entre as nações devido a presença de fontes de petróleo, esse tipo de energia está muito presente nos conflitos presentes no Golfo Pérsico (Oriente Médio) desde o século XX, por exemplo.

Energia nuclear

Com uso de alta tecnologia, é possível que as reações nucleares entre átomos sejam determinantes para a geração de energia não renovável — são utilizados elementos como o urânio e o tório. 

No Brasil, existe um complexo com usinas nucleares no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro —  calcula-se que a energia produzida é capaz de suprir uma cidade com um milhão de habitantes. Em fevereiro de 2022, inclusive, foram levantadas questões sobre a construção de um novo pólo energético na mesma região. 

Do ponto de vista negativo, acidentes envolvendo usinas nucleares atingem diretamente a vida humana: a radiação liberada causa mortes e anomalias por muitos anos, como aconteceu na usina ucraniana de Chernobyl, por exemplo.

Além disso, o perigo de manipular as tecnologias para fins bélicos torna as usinas nucleares uma arma potencial para as nações. 

Treine seu conhecimento sobre fontes de energia com a Coruja!

Nos simulados fornecidos pelo Estratégia Vestibulares você encontrará diversas questões sobre energia e sua relação com a geopolítica mundial. Com isso, você se prepara para o ambiente e estilo da sua prova, bem como treina seu entendimento sobre fontes de energia renováveis e não renováveis. Clique no banner e confira!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também