O que são continentes? 

O que são continentes? 

O planeta Terra tem uma superfície e, em meio a ela podem ser encontradas duas estruturas principais: corpos de água, como os oceanos e os continentes, que são porções de terra seca de grande dimensão.

Eles foram formados milhões de anos atrás a partir da separação entre as placas rochosas que sustentam a superfície terrestre. Esses pedaços estavam agrupados e, pouco a pouco, foram separando-se para formar seis principais blocos de terra. Leia este artigo e entenda esse processo de formação, quais são os continentes e algumas curiosidades sobre o tema.

Os continentes

Os continentes são grandes extensões de terra que estão cercados por oceanos, com superfícies secas com milhões de quilômetros quadrados de área. A maior parte da vida humana acontece nos continentes, é a partir de ambientes de terra seca que os alimentos são garantidos, por exemplo. Isso não significa que os animais marinhos não sejam importantes para a sobrevivência de nossa espécie, mas a agricultura ainda é a base do sistema alimentar na maioria dos países.

deriva dos continentes
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Eles estão situados em cima de placas tectônicas, que são grandes blocos rochosos que dão sustentação à superfície terrestre. Elas fazem parte da estrutura interna da Terra e podem se movimentar e foi assim que surgiu a teoria da Deriva Continental, que explica que todos os continentes estavam agrupados e, devido a mobilidade tectônica puderam se separar ao longo de milhares de anos. 

É interessante pensar que, apesar de as porções continentais serem tão essenciais para vivência no planeta Terra, elas representam apenas 30% da superfície terrestre. Cálculos apontam para uma área de aproximadamente 150 milhões de quilômetros quadrados. 

A outra porcentagem do globo terrestre, 70% de sua extensão, é recoberta por grandes corpos de água, principalmente salgada. Por isso, esses volumes hídricos foram chamados de oceanos e divididos em cinco grandes territórios: Oceano Pacífico, Oceano Índico, Oceano Atlântico, Oceano Glacial Ártico e Oceano Glacial Antártico. 

Pelo menos um desses oceanos está ao redor de cada continente, porque isso completa a definição do conceito continental. Observe o mapa abaixo, que esquematiza bem essa relação próxima entre porções hídricas e secas da Terra.

mapa mundi com os continentes
Imagem: Reprodução/Wikimedia

+ Veja mais: Surgimento da Terra: qual a origem do planeta?

Os seis continentes

Todos os países estão situados em um continente, entre esses cinco: África, América, Ásia, Europa e Oceania. Existe mais um continente que é a Antártida, mas ela não abriga nenhum dos 193 países do mundo. Conheça mais sobre cada uma das grandes porções de terra a seguir.

África

A África é um continente que abriga mais de cinquenta países, apesar de muitas pessoas associarem que seja um país — vale um lembrete para evitar confusões com esses conceitos no dia de sua prova. 

O continente africano está localizado no hemisfério Sul da Terra, em porções mais ao leste. Ocupa 20,3% de toda a superfície seca encontrada no planeta, onde estão abrigados os 54 países que a compõem. Nessa região são encontrados quase um bilhão e quatrocentos milhões de seres humanos, o que caracteriza a África como o segundo continente mais populoso do mundo todo.

América

A América merece certo destaque nos estudos, principalmente por ser o continente em que o Brasil está localizado. Devido a algumas características históricas e geográficas, ela é dividida em subcontinentes:

  • América do Norte, que abriga países como Estados Unidos, México e Canadá; 
  • América Central, com Guatemala, Costa Rica, Panamá, Belize, Honduras e Cuba, entre outros; por fim,
  • América do Sul, que contém Brasil, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Guiana Francesa, Guiana, Equador, Bolívia, Colômbia, Suriname e Venezuela.

O continente americano é o segundo maior em termos de extensão territorial, atrás apenas da Ásia. Sua área ultrapassa 40 milhões de quilômetros quadrados, que abriga cerca de 35 países e ainda 18 territórios geográficos que não são considerados países. 

Nesse espaço está distribuída aproximadamente 12% da população mundial, com mais de um bilhão de habitantes. Isso faz com que a América seja o terceiro continente mais populoso do globo terrestre.

Antártida

O único continente não habitado e sem países é a Antártida e isso se justifica pelas temperaturas tão baixas encontradas por lá. Ela é composta por porções de terra que ficam no Polo Sul, em uma região de frio intenso, além de um grau baixíssimo de umidade do ar. 

Segundo a geografia, um bioma é todo território que apresenta menos de 250 milímetros de chuva ao longo de todo o ano. As características climáticas do continente antártido permitem considerá-lo um grande deserto, com mais de 14 milhões de quilômetros quadrados de extensão.

Por ser pouco povoado, é um ponto de curiosidade para pesquisadores em diversas partes do mundo, que querem entender mais sobre as características dessa região. Por isso, há um documento que rege a instalação e desenvolvimento de pesquisas nesse continente. 

Ásia 

A Ásia é o maior continente do mundo, com uma extensão territorial que abrange quase 30% de todos os territórios secos da Terra. Além disso, também concentra o maior número de habitantes, com quase 60% de toda a população mundial, em valores de aproximadamente 4 bilhões e 800 milhões de pessoas. 

Isso se justifica também porque grande parte dos países situados na Ásia são conhecidos pela sua característica populosa, como a Índia, a China e a Indonésia, que estão entre os 4 países com maior concentração de habitantes de todo o globo terrestre.

Europa

A Europa é um dos continentes mais famosos, principalmente porque, durante muito tempo, grande parte dos estudos históricos e científicos se concentraram em contar os eventos a partir de uma visão eurocêntrica. 

Em termos de características continentais, é uma região com exatos 50 países e é onde se desenvolve a União Europeia, um acordo entre países que vivem a partir de uma mesma moeda e compartilham partes de seus sistemas políticos e econômicos.

Não é um grande continente, na verdade está entre os dois de menor extensão. Em termos populacionais, segue o mesmo padrão, possui uma população relativamente pequena quando comparada às outras regiões, com menos de 800 milhões de habitantes. 

Oceania

Por fim, a Oceania é o menor continente do mundo, assim como é o território menos populoso. Então, possui uma área pequena com cerca de 8 milhões de quilômetros quadrados, e sua população não ultrapassa nem mesmo 1% da população mundial total

Essa área chama atenção pela forma como estão dispostas as porções de terra. Existem 14 países oficiais, mas a região é toda composta por ilhas e conjuntos de ilhas (arquipélagos) que traduzem certo charme e peculiaridade à Oceania. É nesta região que se situa a Austrália, por exemplo. 

Estude com o Estratégia Vestibulares!

A Coruja está sempre em atualização para abordar os conteúdos que mais caem nos vestibulares nacionais. Além de cursos bem planejados para a construção do seu conhecimento, você ainda pode personalizar sua jornada até a prova por meio das Trilhas Estratégicas; uma ferramenta de planejamento de conteúdos que se adequa às suas condições de estudo. Quer saber mais mais? Clique no banner abaixo!

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também
Leia mais

O que cai sobre relevo no Enem

A geografia é a ciência que estuda a relação entre o homem e a Terra. Por isso, os…