O que são continentes? 

O que são continentes? 

O planeta Terra tem uma superfície e, em meio a ela podem ser encontradas duas estruturas principais: corpos de água, como os oceanos e os continentes, que são porções de terra seca de grande dimensão.

Eles foram formados milhões de anos atrás a partir da separação entre as placas rochosas que sustentam a superfície terrestre. Esses pedaços estavam agrupados e, pouco a pouco, foram separando-se para formar seis principais blocos de terra. Leia este artigo e entenda esse processo de formação, quais são os continentes e algumas curiosidades sobre o tema.

Os continentes

Os continentes são grandes extensões de terra que estão cercados por oceanos, com superfícies secas com milhões de quilômetros quadrados de área. A maior parte da vida humana acontece nos continentes, é a partir de ambientes de terra seca que os alimentos são garantidos, por exemplo. Isso não significa que os animais marinhos não sejam importantes para a sobrevivência de nossa espécie, mas a agricultura ainda é a base do sistema alimentar na maioria dos países.

deriva dos continentes
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Eles estão situados em cima de placas tectônicas, que são grandes blocos rochosos que dão sustentação à superfície terrestre. Elas fazem parte da estrutura interna da Terra e podem se movimentar e foi assim que surgiu a teoria da Deriva Continental, que explica que todos os continentes estavam agrupados e, devido a mobilidade tectônica puderam se separar ao longo de milhares de anos. 

É interessante pensar que, apesar de as porções continentais serem tão essenciais para vivência no planeta Terra, elas representam apenas 30% da superfície terrestre. Cálculos apontam para uma área de aproximadamente 150 milhões de quilômetros quadrados. 

A outra porcentagem do globo terrestre, 70% de sua extensão, é recoberta por grandes corpos de água, principalmente salgada. Por isso, esses volumes hídricos foram chamados de oceanos e divididos em cinco grandes territórios: Oceano Pacífico, Oceano Índico, Oceano Atlântico, Oceano Glacial Ártico e Oceano Glacial Antártico. 

Pelo menos um desses oceanos está ao redor de cada continente, porque isso completa a definição do conceito continental. Observe o mapa abaixo, que esquematiza bem essa relação próxima entre porções hídricas e secas da Terra.

mapa mundi com os continentes
Imagem: Reprodução/Wikimedia

+ Veja mais: Surgimento da Terra: qual a origem do planeta?

Os seis continentes

Todos os países estão situados em um continente, entre esses cinco: África, América, Ásia, Europa e Oceania. Existe mais um continente que é a Antártida, mas ela não abriga nenhum dos 193 países do mundo. Conheça mais sobre cada uma das grandes porções de terra a seguir.

África

A África é um continente que abriga mais de cinquenta países, apesar de muitas pessoas associarem que seja um país — vale um lembrete para evitar confusões com esses conceitos no dia de sua prova. 

O continente africano está localizado no hemisfério Sul da Terra, em porções mais ao leste. Ocupa 20,3% de toda a superfície seca encontrada no planeta, onde estão abrigados os 54 países que a compõem. Nessa região são encontrados quase um bilhão e quatrocentos milhões de seres humanos, o que caracteriza a África como o segundo continente mais populoso do mundo todo.

América

A América merece certo destaque nos estudos, principalmente por ser o continente em que o Brasil está localizado. Devido a algumas características históricas e geográficas, ela é dividida em subcontinentes:

  • América do Norte, que abriga países como Estados Unidos, México e Canadá; 
  • América Central, com Guatemala, Costa Rica, Panamá, Belize, Honduras e Cuba, entre outros; por fim,
  • América do Sul, que contém Brasil, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Guiana Francesa, Guiana, Equador, Bolívia, Colômbia, Suriname e Venezuela.

O continente americano é o segundo maior em termos de extensão territorial, atrás apenas da Ásia. Sua área ultrapassa 40 milhões de quilômetros quadrados, que abriga cerca de 35 países e ainda 18 territórios geográficos que não são considerados países. 

Nesse espaço está distribuída aproximadamente 12% da população mundial, com mais de um bilhão de habitantes. Isso faz com que a América seja o terceiro continente mais populoso do globo terrestre.

Antártida

O único continente não habitado e sem países é a Antártida e isso se justifica pelas temperaturas tão baixas encontradas por lá. Ela é composta por porções de terra que ficam no Polo Sul, em uma região de frio intenso, além de um grau baixíssimo de umidade do ar. 

Segundo a geografia, um bioma é todo território que apresenta menos de 250 milímetros de chuva ao longo de todo o ano. As características climáticas do continente antártido permitem considerá-lo um grande deserto, com mais de 14 milhões de quilômetros quadrados de extensão.

Por ser pouco povoado, é um ponto de curiosidade para pesquisadores em diversas partes do mundo, que querem entender mais sobre as características dessa região. Por isso, há um documento que rege a instalação e desenvolvimento de pesquisas nesse continente. 

Ásia 

A Ásia é o maior continente do mundo, com uma extensão territorial que abrange quase 30% de todos os territórios secos da Terra. Além disso, também concentra o maior número de habitantes, com quase 60% de toda a população mundial, em valores de aproximadamente 4 bilhões e 800 milhões de pessoas. 

Isso se justifica também porque grande parte dos países situados na Ásia são conhecidos pela sua característica populosa, como a Índia, a China e a Indonésia, que estão entre os 4 países com maior concentração de habitantes de todo o globo terrestre.

Europa

A Europa é um dos continentes mais famosos, principalmente porque, durante muito tempo, grande parte dos estudos históricos e científicos se concentraram em contar os eventos a partir de uma visão eurocêntrica. 

Em termos de características continentais, é uma região com exatos 50 países e é onde se desenvolve a União Europeia, um acordo entre países que vivem a partir de uma mesma moeda e compartilham partes de seus sistemas políticos e econômicos.

Não é um grande continente, na verdade está entre os dois de menor extensão. Em termos populacionais, segue o mesmo padrão, possui uma população relativamente pequena quando comparada às outras regiões, com menos de 800 milhões de habitantes. 

Oceania

Por fim, a Oceania é o menor continente do mundo, assim como é o território menos populoso. Então, possui uma área pequena com cerca de 8 milhões de quilômetros quadrados, e sua população não ultrapassa nem mesmo 1% da população mundial total

Essa área chama atenção pela forma como estão dispostas as porções de terra. Existem 14 países oficiais, mas a região é toda composta por ilhas e conjuntos de ilhas (arquipélagos) que traduzem certo charme e peculiaridade à Oceania. É nesta região que se situa a Austrália, por exemplo. 

Estude com o Estratégia Vestibulares!

A Coruja está sempre em atualização para abordar os conteúdos que mais caem nos vestibulares nacionais. Além de cursos bem planejados para a construção do seu conhecimento, você ainda pode personalizar sua jornada até a prova por meio das Trilhas Estratégicas; uma ferramenta de planejamento de conteúdos que se adequa às suas condições de estudo. Quer saber mais mais? Clique no banner abaixo!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também