Fusos horários: definição, calcular e fusos do Brasil

Fusos horários: definição, calcular e fusos do Brasil

Os fusos horários são padronizações para a contagem de tempo ao redor do mundo e que parte de um horário principal. É assim que as relações comerciais entre países de regiões do globo terrestre podem se estabelecer, por exemplo. 

Neste artigo, conheça mais sobre a definição de fuso horário, como eles são divididos ao redor da Terra, qual o parâmetro utilizado, como são os fusos brasileiros e, ainda, questões de vestibulares resolvidas sobre isso. Vamos lá?

O que são fusos horários?

Um fuso horário é uma porção delimitada do globo terrestre, trata-se de uma divisão longitudinal (de cima para baixo). Os limites do fuso são definidos por meio dos meridianos, que são as linhas longitudinais do mapa mundial. 

Os fusos estão estabelecidos em uma faixa de 15º, então os meridianos limitadores são múltiplos de 15. Como a Terra tem 360º de circunferência, haverão exatamente 360/15 = 24 fusos horários em todo o globo. 

Essa divisão faz sentido com a quantidade de horas que existem em um dia no planeta Terra. Lembre-se ainda, que a rotação diária da Terra faz com que haja 12h de escuro e 12h de claridade em cada porção do planeta. 

Mas, à medida que o movimento rotacional acontece, a luz viaja de um país para o outro. Isso explica, por exemplo, o porque o Japão ter uma diferença de 12 horas do Brasil. Quando está dia aqui, o sol não chega até as terras japonesas, no momento em que a luz incide sobre o país asiático, já não há mais raios solares no Brasil. 

Nesse sentido, os fusos horários surgem como uma forma de padronizar a contagem de horas no mundo. Em uma sociedade globalizada, isso é importante para manter o contato entre diferentes nações, apesar das diferenças de horário. 

Ao mesmo tempo, as grandes multinacionais se beneficiam desse sistema de contagem de horas, porque as relações comerciais podem ser programadas, mesmo que existam diferenças gritantes entre o fuso horário de um país para o outro. 

+ Veja mais: Coordenadas Geográficas: paralelos, meridianos e importâncias

Fusos horários do mundo

Fusos horários do mundo
Imagem: Reprodução/Wikimedia

O parâmetro para a criação dos fusos horários é o meridiano de Greenwich, que marca exatos 0º de circunferência. Ele faz a divisão do primeiro fuso bem em seu meio, ou seja, há 7,5º para oeste e 7,5º para o leste. 

A linha de Greenwich passa pela cidade de Londres e, por isso, o horário da cidade é utilizado como padrão mundial. A hora londrina é o marco inicial e os próximos fusos terão horas a mais ou menos do que em Greenwich (GMT).

Se dissermos que uma cidade está em um horário GMT +9, significa que as horas estão sempre 9 horas a mais do que o observado no marco zero. Então, quando for 12h00 na cidade inglesa, serão 21h00 nesta cidade. 

Toda a teoria e definições sobre fusos horários foi estabelecida de forma legal e deve ser considerada em alguns contextos, mas no cotidiano dos países essa realidade é diferente. Apesar de o fuso horário delimitar as regiões geográficas para cada faixa de horário, às vezes é necessário incluir ou excluir determinada porção de terra naquele fuso.

É o caso, por exemplo, dos estados brasileiros que não seguem perfeitamente a linha longitudinal dos meridianos. Na verdade, aqui, a divisão dos fusos horários é feita por estado, para ter uma padronização nacional mais facilitada — esse conceito é conhecido como hora oficial, porque embora não siga legalmente as divisões, é utilizada no dia a dia.

Como calcular o fuso horário?

O fuso horário de uma região é calculado ao contar sua distância em graus do marco zero, em Greenwich. Quando essa parte da terra está mais à leste de Londres, deve-se considerar que as horas ali são adiantadas. Se, por outro lado, estiver na direção Oeste, o horário é atrasado em relação aos londrinos. 

Por exemplo, o Brasil fica localizado no lado oeste de Londres, então estamos algumas horas atrasados. Isso é representado, em geral, por meio de um sinal negativo (número de horas a subtrair, para encontrar o tempo correto). É o caso do horário de Brasília, que é GMT – 3, de forma que quando é 12h para os londrinos, será 9h para os brasilienses. Veja como calcular o fuso horário no tópico de exercícios resolvidos!

Quais são os fusos horários do Brasil

Fusos horários do Brasil
Imagem: Reprodução/Wikimedia

O Brasil é um país extenso, que corta 4 fusos horários. Em geral, os meridianos cortam os estados no meio do território, então ficou estabelecido que os horários oficiais são definidos a partir das unidades federativas. Dessa forma:

  • Ilha Fernando de Noronha (GMT-2);
  • Horário Padrão de Brasília (GMT-3);
  • Horário Padrão do Amazonas, Manaus – AM (GMT-4); e
  • Horário Padrão do Acre, Rio Branco (GMT-5).

Isso significa que quando for 15h em Londres, serão:

  • 13h em Fernando de Noronha;
  • 12h em Brasília;
  • 11h no Amazonas; e 
  • 10h no Acre. 

Inclusive, é importante citar que o horário oficial da nação brasileira é o de Brasília, com 3 horas de atraso quando comparado à Greenwich (GMT-3).

Exercícios resolvidos

(Enem) O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. 

A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8.

Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20h8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

A) 9h8 min, do dia 8 de agosto
B) 12h8 min, do dia 8 de agosto
C) 15h8 min, do dia 8 de agosto
D) 1h8 min, do dia 9 de agosto
E) 4h8 min, do dia 9 de agosto

Se Pequim está no fuso horário 8, em direção leste, significa que o horário lá é dado por: 

horário de Londres + 8h = horário de Pequim

horário de Londres + 8h = 20h8

horário de Londres  = 12h8

No Amapá, que fica ao oeste e no fuso de número 3, deve-se entender que:

horário de Londres – 3h = horário do Amapá

12h8 – 3h = horário do Amapá

9h8 = horário do Amapá

(VUNESP 2018) No encerramento da temporada regular 2015-2016 da liga americana de basquete, o ídolo do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant, despediu-se das quadras numa partida diante do Utah Jazz. O jogo foi realizado na Califórnia, que fica no fuso horário 120º oeste, no dia 13.04.2016 às 19h30 (horário local).

(http://sportv.globo.com. Adaptado.)

Ciente de que os EUA utilizavam o horário de verão, a última atuação do atleta foi transmitida ao vivo às:

A) 22h30 do dia 13.04.2016 para o estado do Acre.
B) 21h30 do dia 13.04.2016 para a capital do Amazonas.
C) 00h30 do dia 14.04.2016 para o Distrito Federal.
D) 23h30 do dia 13.04.2016 para a cidade de São Paulo.
E) 01h30 do dia 14.04.2016 para o arquipélago Fernando de Noronha.

O exercício confere o grau do fuso horário, que é de 120º. Como vimos, há diferença de uma hora entre as faixas de fuso, a cada 15º. Então podemos fazer: 120/15 = 8. Essa é a quantidade de horas que deve ser adicionada ou retirada do horário da Califórnia, para chegar ao horário de Londres. Como a Califórnia fica a oeste, significa que:

Horário de Londres – 8h = Horário da Califórnia

Lembre-se, entretanto, que o exercício propõe que os EUA estavam em horário de verão, ou seja, uma hora adiantada. Isso significa que a diferença de horário deve ser corrigida da seguinte forma:

Horário de Londres – 8h = Horário de verão da Califórnia – 1h

Horário de Londres – 8h = 19h30 – 1h

Horário de Londres – 8h = 18h30

Horário de Londres = 2h30 do dia 14/04/23

Agora, basta comparar esse valor conforme os fusos horários definidos para o Brasil:

  • Fernando de Noronha (GMT-2), será 0h30, do dia 14/04/23;
  • Brasília (GMT-3), será 23h30, do dia 13/04/23;
  • Amazonas, Manaus – AM (GMT-4), que será 22h30 do dia 13/04/23; e
  • Acre, Rio Branco (GMT-5), que apresentará horário 21h30, no dia 13/04/23.

A cidade de São Paulo segue o horário oficial de Brasília, então a alternativa correta é a letra D.

Estude com o Estratégia Vestibulares!

A Coruja trabalha para facilitar a sua aprovação no vestibular: você pode estudar quando, onde e como quiser. Você pode ter o material impresso, acessá-lo digitalmente, assistir aulas onlines e gravas, responder a questões, tirar dúvidas, resolver simulados e até mesmo estudar ouvindo por meio do cast do Estratégia. Não perca tempo e clique no banner abaixo!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também