Pacto de Varsóvia: o que é, origem e contexto histórico

Pacto de Varsóvia: o que é, origem e contexto histórico

O Pacto de Varsóvia representa a união de países que eram apoiadores da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Essas nações da Europa Oriental estabeleceram alianças militares, para a defesa e proteção dos territórios no contexto da Guerra Fria.

Neste resumo, você entenderá o que foi o Pacto de Varsóvia, quais os países membros desse tratado, sua relação com a bipolaridade mundial do século XX, entre outras informações relevantes para o conhecimento pré-vestibular. Continue lendo!

O que é o Pacto de Varsóvia?

Com o nome original de Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua, o Pacto de Varsóvia ganhou esse apelido porque foi assinado na cidade de Varsóvia. 

Embora esse lugar tenha ficado muito famoso devido a influência da União Soviética, você sabe onde fica Varsóvia? Varsóvia é a capital polonesa que se localiza no meio do território da nação, observe no mapa.

Onde foi assinado o pacto de varsóvia
Imagem: Reprodução/Google Maps

As nações que integraram o movimento tinham interesse no regime socialista proposto pela URSS. Por outro lado, era muito favorável aos soviéticos que obtivessem um protetorado frente à constante ameaça do capitalismo ocidental.

O Pacto de Varsóvia, portanto, foi uma aliança militar que buscava auxílio e defesa entre os integrantes soviéticos diante do cenário de Guerra Fria que permeou a segunda metade do século XX, quando URSS e EUA eram rivais calorosos que disputavam influência e hegemonia mundial.

Origem do Pacto de Varsóvia

A origem do Tratado de Varsóvia está intimamente ligada com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a disputa entre capitalismo e socialismo próprio do período pós Segunda Guerra Mundial.

A Otan é uma união de países capitalistas criada pelos Estados Unidos durante a mesma época. A questão é que muitas nações europeias se alinharam com a aliança estadunidense, o que gerou incômodo na Europa Oriental soviética. 

Até que, em 1955, parte da Alemanha se aliou com a Otan. Diante dessa proximidade territorial do grupo que defendia os Estados Unidos e seus parceiros, os soviéticos resolveram criar uma resposta à altura do acontecimento.

Foi então que, em maio de 1955, uniram-se Rússia e outras sete repúblicas socialistas em um único grupo militar. O objetivo do Pacto de Varsóvia era que os países membros protegessem-se mutuamente caso um dos territórios fosse atacado por nações externas ao conjunto. 

Perceba, dessa forma, que a Otan e o Pacto de Varsóvia são grupos semelhantes, com funções análogas e que atuam em diferentes espaços territoriais, com o mesmo objetivo: garantir defesa entre os membros integrantes, além de representarem forças militares em um contexto de disputas intensas. 

É importante ressaltar que as duas alianças nunca chegaram a lutar diretamente. Em toda a Guerra Fria, EUA e URSS se contrapunham no campo ideológico e político, o que também aconteceu com os dois grupos.

Outro ponto relevante em relação ao nascimento do Tratado é que, anteriormente a ele, já existia uma união econômica entre os países soviéticos. Esse agrupamento era chamado de CoMEcon: Conselho para Assistência Econômica Mútua. Nesse sentido, pode-se dizer que o Pacto de Varsóvia é uma vertente militar do CoMEcon.

Membros

Mas, afinal, quais países fizeram parte do Pacto de Varsóvia? Veja a lista: Hungria, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Bulgária, Tchecoslováquia e Polônia. Depois do fim do Tratado e os avanços da geopolítica mundial, grande parte deles participa da OTAN, aproximando-se dos Estados Unidos.

Envolvimentos do Pacto de Varsóvia

Embora embates físicos nunca tenham acontecido diretamente entre Rússia e Estados Unidos no contexto da Guerra Fria, sabe-se que a disputa indireta chegou a acontecer. Esse tipo de cenário é chamado de guerra de procuração, quando dois países guerreiam por meio de uma terceira nação intermediária.

Isso aconteceu no Afeganistão, Alemanha, Angola, Vietnã e, até mesmo, na América Central.

Guerra do Vietnã e Pacto de Varsóvia

Na Guerra do Vietnã, que aconteceu entre 1955 e 1975, os soviéticos e os chineses prestaram apoio ao Vietnã do Norte, que era simpatizante do regime de economia socialista. 

Os países da União Soviética, participantes do Pacto de Varsóvia, ajudaram os nortistas em termos de logísticas, suprimentos e estratégias militares. Do outro lado, os Estados Unidos resolveram não guerrear somente por procuração, mas também enviar tropas para apoiar o Vietnã do Sul.

Essa porção sulista vietnamita tinha maior tendência ocidental e maior afinidade por modelo de sociedade capitalista ocidental. 

Perceba então que o Pacto de Varsóvia agiu indiretamente para aplicar suas políticas anticapitalistas, participando da disputa na retaguarda dos países intermediários, que, nesse caso, eram os dois Vietnãs.

O fim do Pacto de Varsóvia

Em 1889, quando a URSS já dava indícios de um declínio e resistências sociais começaram a se espalhar pela Europa Ocidental, o Tratado de Varsóvia começou a perder as suas forças.

Com a junção entre Alemanha Oriental e Ocidental durante a Reunificação Alemã em 1990, a Alemanha socialista deixou o Pacto para continuar sua história em um processo de volta da economia de mercado. 

Por fim, pouco tempo antes do fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas o Pacto de Varsóvia foi oficialmente encerrado, em 25 de fevereiro de 1991. 

Exercícios de Vestibular sobre Pacto de Varsóvia

(UFMG 2009)

Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial foram tensos entre as grandes potências mundiais. Considerando-se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e o Pacto de Varsóvia, criados nesse período, é CORRETO afirmar que:

A) a Otan visava a apaziguar os conflitos relacionados à divisão da cidade de Berlim, bem como a proteger os países sob sua influência econômica das ameaças de invasão externa e de conflitos militares.
B) ambos desenvolveram políticas que incentivaram a chamada corrida armamentista, que, durante o período da Guerra Fria, colocou o Planeta sob a ameaça de uma guerra nuclear.
C) ambos foram estabelecidos, simultaneamente, para defender os interesses dos países que disputavam, após a Segunda Guerra, uma reordenação dos espaços europeu e americano.
D) os países signatários do Pacto de Varsóvia se aliaram e, para defender seus interesses financeiros, formaram um bloco econômico, a fim de competir com a Alemanha, a Inglaterra e os Estados Unidos.

Tanto a Otan como o Pacto de Varsóvia não são blocos econômicos ou serviam para o apaziguamento de conflitos. Ambos os órgãos foram criados em um cenário de bipolaridade mundial, quem os Estados Unidos e a URSS disputavam o domínio sobre as outras nações. 

Nessa época, o desenvolvimento de tecnologias era utilizado para “provar” a qualidade de cada uma dessas potências. Assim, ocorriam duelos de diversas qualidades, entre eles a corrida espacial e a corrida armamentista. Com essas informações, é notável que a única alternativa correta é a letra B

Aprenda mais sobre o século XX com o Estratégia Vestibulares

Com os cursos por área de ensino da Coruja, você pode focar seus estudos nas Ciências Humanas. Dessa forma, você verá um panorama filosófico, sociológico, geográfico e histórico do século XX e suas influências para a atualidade. Quer saber mais? Clique no banner abaixo. 

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também