Pontos cardeais: quais são, roda dos ventos e mapa do Brasil

Pontos cardeais: quais são, roda dos ventos e mapa do Brasil

Na geografia, a localização dos territórios e espaços é essencial para entender o clima, demografia, relevo, biomas, desenvolvimentos sociais, entre outros temas. Nesse sentido, é importante criar fontes de referência para determinar a posição geográfica de alguma coisa ou região e essa é a função principal dos pontos cardeais. 

No estudo pré-vestibular, o conhecimento dos pontos cardeais é básico para o entendimento dos mapas e representações cartográficas, além da compreensão das divisões regionais, diferentes espaços dentro de um mesmo território, funcionamento de bússolas e até mesmo de GPS.

Para te ajudar no estudo desse assunto, a Coruja preparou este artigo que resume os principais pontos cardeais e os pontos derivados deles. Depois, acompanhe a interpretação e resolução de questões de prova que requerem esse conhecimento para encontrar a resposta correta. Vamos lá?

O que são pontos cardeais?

Pontos cardeais são orientações geográficas criadas para mais fácil localização no espaço. Eles são baseados na incidência da luz solar sobre o planeta Terra e são usados pela humanidade há milhares de anos.

Para a criação de definições, foi observado que o sol sempre nasce na mesma direção e se põe no lado oposto. A partir disso foram criados dois pontos principais, que são o Leste (nascer do sol) e o Oeste (pôr-do-sol).

A partir de então, foram estabelecidos dois sentidos que fazem angulação de 90º com o eixo leste-oeste. É o Norte e o Sul, que são extremamente necessários atualmente, com usos até mesmo no estudo do magnetismo. 

O encontro do ponto Norte deve ser feito da seguinte maneira: estende-se o braço direito para a direção em que o sol nasce. Com isso, toda a parte frontal do seu corpo está voltada para o Norte, então ele fica nessa direção.  

Para o ponto cardeal Sul o processo é justamente o mesmo, mas o braço deve apontar para o lado do poente solar. Então, a parte da frente do corpo estará indicando a direção sul da roda dos ventos.

Roda dos ventos

Para representar esses quatro pontos cardeais principais, foi criada uma ferramenta gráfica chamada de roda dos ventos. Basicamente, ela é constituída por uma estrela de quatro pontas, cada uma apontando para um entre Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O).

Em alguns mapas e gráficos, a roda dos ventos pode vir descrita em inglês. As alterações, nesse caso, são para os pontos Leste, que será representado por E, indicando East (Leste em inglês); ou Oeste, que recebe um W, como indicação de West, que é Oeste na Língua Inglesa.

Pontos colaterais

A roda dos ventos também pode conter outros pontos de localização que são importantes, mas surgiram a partir dos quatro principais. Por essa razão, são considerados pontos colaterais, que são intermediários entre um cardeal e outro. 

Por exemplo, o ponto colateral Nordeste (NE) existe para indicar a região que fica no meio entre o Norte e o Leste. Noroeste (NO) é o intermediário entre Norte e Oeste. Para o Sul os medianos são Sudeste (SE: Sul + Leste) e Sudoeste (SO: Sul + Oeste).

Quando uma rosa dos ventos abrange os pontos cardeais e também os colaterais, ela possuirá oito pontas ao todo. Então há uma estrela de quatro pontas com os principais (N,S,L e O) e outra estrela com quatro pontas que fica secundária a ela, com (NE, NO, SE e SO).

Pontos cardeais na roda dos ventos
Rosa dos ventos
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Pontos subcolaterais

Há materiais que extrapolam essa classificação e ainda adicionam um prefixo ao ponto colateral, de forma a indicar que está em uma região intermediária entre os cardeais, mas mais próximo de um deles. 

É como dizer “Lés-Nordeste”, entende-se que é uma região que fica entre o Norte e o Leste, com maior inclinação para o lado Leste. Se você imaginar a roda dos ventos como um ciclo trigonométrico, é como se houvesse um ângulo bem fechado entre a linha horizontal leste e a região determinada. 

Pontos cardeais, colaterais e subcolaterais
Rosa dos ventos com pontos subcolaterais
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Mapa do Brasil com pontos cardeais

Como foi mencionado anteriormente, os pontos cardeais são essenciais para a localização e divisão de um território. No caso do Brasil, é um país de grande extensão territorial, então a rosa dos ventos auxilia na segmentação dos espaços, até mesmo para questões políticas, econômicas e demográficas.

Diante disso, o Brasil é dividido em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, como você observa no mapa abaixo.

Mapa do Brasil com regiões
Mapa das regiões do Brasil
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Questões sobre pontos cardeais

(UFRGS 2015)

Um menino que mora em uma cidade localizada sobre a linha do Equador (latitude 0º) quer construir uma casa para a morada de pássaros, de forma que possa aproveitar melhor a entrada de raios de Sol. O menino deve colocar a entrada da casa orientada no sentido:

A) norte, pois assim terá Sol na maior parte do ano.

B) oeste, pois terá sempre o Sol da manhã nas estações de inverno e verão.

C) sul, pois terá sempre o Sol na estação do inverno, mas não no verão.

D) norte, pois terá sempre o Sol na estação do inverno, mas não no verão.

E) leste, pois sempre terá o Sol da manhã nas estações de inverno e verão.

A questão aborda dois conhecimentos: pontos cardeais e incidência solar sobre a linha do equador. Lembre-se que essa linha representa um ponto em que a luminosidade tende a ser igual nas diversas estações do ano. 

Ao mesmo tempo, é necessário entender em qual direção o sol nasce, que é no Leste. Então, a alternativa mais adequada é a que conjunta as informações de que nas estações verão e inverno a quantidade de sol será semelhante, e o sol da manhã é mais incidente no sentido Leste, que é a letra E.

Estude online com a Coruja!

Os estudos online favorecem uma rotina mais equilibrada para o vestibulando, adequada às suas necessidades. Com os cursos do Estratégia, você pode traçar trilhas de aprendizagem, para estudar todo o conteúdo que precisa até o dia da sua prova. Tudo isso de forma personalizada, por meio de materiais didáticos disponíveis em diversos formatos (pdf, vídeo, áudio e etc) e planos de estudos individualizados. Clique no banner e estude do seu jeito com o Estratégia Vestibulares! 

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também