Olá, jovem! Tudo certo? Escrevo este artigo para comentar uma questão bem interessante cobrada na prova da Fatec 2019, 1º Semestre. Ela traz a discussão sobre os tipos bioma, como: Amazônia, Cerrado, Caatinga… Esse tema é bastante recorrente no vestibular. Por isso, decidi escrever um artigo a parte. Vamos nessa?!
Questão 07
Com uma área de cerca de 250 mil km², tem-se um bioma que se estende pela Bolívia, Paraguai e Brasil, sendo aproximadamente 62% no Brasil. Inserido na parte central da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, é influenciado pelo rio Paraguai e por seus vários afluentes que alagam a região, formando extensas áreas alagadiças. É caracterizado pela alternância entre períodos de muita chuva, que acontecem de outubro a março, e períodos de seca entre os meses de abril e setembro. Seu relevo é plano, levemente ondulado, com alguns raros morros isolados e com muitas depressões rasas. As altitudes não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar e a declividade é quase nula.
Acesso em: 16.06.2019. Adaptado.
Essa descrição caracteriza corretamente o bioma
a) Amazônia
b) Cerrado
c) Caatinga
d) Pampa
e) Pantanal
Resolução Comentada
O texto-base fornece alguns elementos para identificar o bioma, como: a localização, a bacia hidrográfica, o relevo e o clima da região. Abaixo, segue um mapa com as bacias hidrográficas.
Identificando pela localização: o texto-base afirma que trata-se de um bioma que se estende pela Bolívia, pelo Paraguai e pelo Brasil. Desse modo, identifique abaixo essa região no mapa da América do Sul e, depois, tente identificar o bioma no mapa do Brasil ao lado.
Caso tenha dúvidas, vou retomar a distribuição da vegetação brasileira ok? A divisão da vegetação pode ser analisada sob a perspectiva dos biomas, que é o padrão mundial, ou pelos domínios morfoclimáticos, que é uma proposta de Aziz Ab’Saber, que contempla informações sobre relevo, hidrografia, clima e vegetação.
Vou retomar com você a classificação dos biomas, de acordo com o mapa do IBGE reproduzido acima:
Amazônia
- Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.
- Características: contempla a maior floresta equatorial e bacia hidrográfica do mundo. A vegetação é densa e possui a maior biodiversidade do planeta. Destacam-se três grupos de matas: de igapó, de várzea e de terra firme.
Mata Atlântica
- Estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Há uma pequena parcela no Rio Grande do Sul e na Bahia. o
- Características: clima tropical úmido com altas temperaturas, pois a umidade é trazida pelos ventos alísios e barrada pelo relevo. A vegetação densa apresenta grande biodiversidade, mas é um bioma extremamente devastado. Sua destruição foi ocasionada pela localização próxima às áreas mais economicamente desenvolvidas do país.
Cerrado
- Estados: Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins.
- Características: clima tropical com vegetação composta por árvores de pequeno porte e esparsas. É também conhecido como a savana brasileira devido a algumas similaridades climáticas, mas é importante destacar que as espécies animais e vegetais são completamente diferentes.
Pantanal
- Estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
- Características: clima tropical continental, que é um pouco mais seco por causa da atuação da massa de ar tropical continental. A vegetação é heterogênea e podem-se encontrar matas que se assemelham a florestas pluviais, até áreas de cerrado.
Caatinga
- Estados: Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. Aparece com pequena presença no Maranhão e em Minas Gerais.
- Características: a principal característica desse bioma é o xeromorfismo, composto por caules retorcidos, folhas pequenas e raízes profundas. O clima é semiárido e é um bioma que sofre com um déficit híbrido, especialmente por estar localizado próximo à linha do Equador com alta evapotranspiração.
Pampa
- Estado: Rio Grande do Sul
- Características: restrito ao Rio Grande do Sul, corresponde a 63% do território estadual e a 2,07% do território brasileiro. A vegetação apresenta matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos etc.
Esse conteúdo está na Aula 12 do Preparatório Intensivo.
Gabarito “E”
É isso, pessoal! Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Abraços!
Instagram: @prof.sauloteruotakami