Prova FUVEST 2020 – Geografia – Resolução Comentada

Prova FUVEST 2020 – Geografia – Resolução Comentada

Olá, pessoal… Tudo bem? Sou o prof. Saulo, do Estratégia Vestibulares, e escrevo este artigo para resolver as questões da prova da FUVEST 2020, disciplina de Geografia. Nesta página, você vai conferir a resolução comentada completa. Vamos nessa??

Prova FUVEST 2020

TEXTO PARA AS QUESTÕES 48:

Óbitos por cepas de bactérias resistentes a antibióticos vêm crescendo. Um estudo do governo britânico estima que, em escala global, os óbitos por cepas resistentes já cheguem a 700 mil por ano. E as coisastêm piorado. Além das bactérias, já estão surgindo fungos resistentes, como a Candida auris. Qualquer solução passa por um esforço multinacional de ações coordenadas. O crescente número de governos isolacionistas e até antidarwinistas não dá razões para otimismo. Há urgência. O estudo britânico calcula que, se nada for feito, em 2050, as mortes por infecções resistentes chegarão a 10 milhões ao ano.

Hélio Schwartsman, “Mortes anunciadas”. Folha de São Paulo, Abril/2019. Adaptado.

Questão 48

O autor expressa preocupação com o fato de que as soluções para o problema apontado passam por um esforço multinacional, em face ao crescente número de governos isolacionistas, porque

(A) áreas de menor índice de desenvolvimento socioeconômico são as únicas atingidas devido à falta de recursos empregados em saúde e educação.

(B) as cepas resistentes surgem exclusivamente nos países que se negam a aderir a acordos sanitários comuns, constituindo ameaças globais.

(C) desafios atuais em meio ambiente e saúde são globais e soluções dependem da adesão de cada país aos protocolos internacionais.

(D) o comércio internacional é o principal responsável por espalhar doenças nesses países, tornando‐os vulneráveis, apesar de os programas de vacinação terem alcance mundial.

(E) a pesquisa nesta área é de âmbito nacional e, portanto, novas drogas não terão alcance mundial, mas apenas regional.

Resolução Comentada

  • a) Incorreto. As áreas de menor índice de desenvolvimento econômico não são as únicas atingidas.
  • b) Incorreto. As cepas resistentes não surgem exclusivamente nos países que se negam a aderir acordos sanitários comuns.
  • c) Correto. A saúde também é uma questão global devido aos fluxos intensos de pessoas. Assim, os países precisam cooperar.
  • d) Incorreto. O comércio internacional não é o principal responsável e sim o fluxo de pessoas.
  • e) Incorreto. As drogas terão alcance mundial, assim como as vacinas.

Gabarito: C

Questão 80

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registradas temperaturas reduzidas no mês de junho de 2016, tal como na madrugada do dia 13, em que se alcançou a mínima de 3,5° C na estação meteorológica da Serra da Cantareira, na cidade de São Paulo. Além disso, de acordo com o Instituto, também ocorreram precipitações acima da média, com mais de 200 mm no total daquele mês.

Associando a representação esquemática aos eventos descritos, analise as seguintes afirmações:

I. O ar mais frio e denso eleva o ar mais quente, podendo originar nuvens com potencial para tempestades e precipitações.

II. Instabilidades atmosféricas podem ser geradas em razão de o ar quente ser elevado rapidamente pelo sistema frontal.

III. O encontro de massas de ar estabiliza as condições atmosféricas com o avanço e dissipação da massa de ar tropical.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I.

(B) II.

(C) I e II.

(D) I e III.

(E) II e III.

Resolução Comentada

I. Correto. Ar com diferentes densidades não se misturam. A assertiva colocou “podendo originar nuvens” e não afirmando.

II. Correto. Mais uma vez, aparece a palavra “podem ser geradas”. O sistema frontal remete à chuva frontal (encontra de massas de ar de temperaturas opostas).

III. Incorreto. O encontro de massas de ar não estabiliza as condições atmosféricas.

Gabarito: C

Questão 81

Um vídeo do astrônomo Carl Sagan em seu programa dos anos 1980, Cosmos, conta a história de Eratóstenes, demonstrando como os gregos antigos já haviam descoberto que a Terra é uma esfera (geoide). Para fazer isso, Eratóstenes observou a sombra de duas colunas no solstício de verão; uma coluna foi colocada em Alexandria e outra em Siena (atualmente Assuan), ambas no Egito. Ele notou que em Siena, ao meio dia, o Sol ficava em seu ponto mais alto e a coluna lá instalada projetava uma sombra com ângulo diferente daquela projetada em Alexandria. Sagan explica então que, se a Terra fosse plana, ambas as estruturas produziriam sombras iguais, mas como o planeta é esférico, o sombreamento varia.

Disponível em https://revistagalileu.globo.com/. Adaptado. 2019.

A esfericidade do Planeta Terra demonstrada por Eratóstenes e relembrada por Carl Sagan explica, em conjunto com outros fatores,

(A) a ocorrência de dias mais longos e com maior insolação no Hemisfério em que está ocorrendo o inverno e de dias mais curtos e com menor insolação no Hemisfério em que está ocorrendo o verão.

(B) a ocorrência das estações do ano, sendo que, no Hemisfério Norte, há o solstício de verão em dezembro e, no Hemisfério Sul, o solstício de inverno em junho.

(C) a existência de zonas climáticas, em razão das variações de altitude que intensificam a radiação solar nos polos Norte e Sul.

(D) a ocorrência das estações do ano, que caracterizam o Equinócio de primavera no Hemisfério Sul em março e o Equinócio de outono no Hemisfério Norte em setembro.

(E) a existência de zonas climáticas, em função da maior intensidade da radiação solar na região equatorial quando comparada à incidência nos polos.

Resolução Comentada

  • a) Incorreto. A insolação é maior no verão do que no inverno.
  • b) Incorreto. No Hemisfério Norte, em dezembro é inverno.
  • c) Incorreto. A variação da altitude não intensifica a radiação solar.
  • d) Incorreto. No Hemisfério Sul, em março é outono.
  • e) Correto. Na Linha do Equador o raio solar incide perpendicularmente.

Gabarito: E

Questão 82

Em reportagem publicada em 2018, a revista FAPESP apresenta uma pesquisa da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) que usou informações de data e local de mortes de macacos por um determinado vírus. A partir do estudo, construiu‐se um modelo epidemiológico que descreve o sentido de deslocamento e os corredores ecológicos funcionais (corredores prováveis) do vírus.

Com base nas informações e no mapa, o corredor ecológico funcional desse vírus, que atingiu a maior abrangência territorial no Estado de São Paulo durante o ano de 2017, avançou principalmente por quais regiões e causou qual enfermidade?

(A) Sul de Minas Gerais e Vale do rio Ribeira de Iguape; Chikungunya.

(B) Sul de Minas Gerais e São José do Rio Preto; Dengue.

(C) Vale do rio Ribeira de Iguape e Região Metropolitana de São Paulo; Zika.

(D) Sul de Minas Gerais e Campinas; Febre Amarela.

(E) Litoral de São Paulo e Vale do rio Ribeira de Iguape; Gripe

Resolução Comentada

  • a) Incorreto. O deslocamento de pessoas não reduzirá os efeitos da desertificação.
  • b) Incorreto. Usar áreas de meia encosta não reduzirá os efeitos da desertificação.
  • c) Incorreto. O crescimento rápido da cultura pode fazer com que os nutrientes sejam absorvidos mais depressa. Assim, contribuindo com a desertificação.
  • d) Correto. Entre as culturas, as leguminosas são indicadas, uma vez que elas aumentam a quantidade de nitrogênio no solo.
  • e) Incorreto. A instalação de fossas sépticas não reduzirá os efeitos da desertificação.

Gabarito: D

Questão 83

O processo de desertificação é definido como a degradação ambiental e socioambiental, particularmente nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas, resultantes de vários fatores e vetores, incluindo as variações e alterações climáticas e as atividades humanas.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/.

Dentre as medidas mais adequadas para mitigação dos efeitos da desertificação encontra(m)‐se

(A) a construção de rodovias que permitam às populações mais diretamente atingidas pela seca se deslocarem diariamente para áreas mais úmidas.

(B) o uso das áreas de meia encosta como alternativa para expansão das áreas de produção de culturas temporárias e lavouras permanentes.

(C) o plantio de espécies exóticas que apresentam crescimento rápido e podem reduzir os efeitos da desertificação e da seca, como o eucalipto, por exemplo.

(D) a prevenção, recuperação e reabilitação de terras parcial ou totalmente degradadas com a recomposição de espécies nativas.

(E) os programas de incentivo para a instalação de fossas sépticas que dispensam a implantação de um sistema hídrico de saneamento básico.

Resolução Comentada

  • a) Incorreto. O deslocamento de pessoas não reduzirá os efeitos da desertificação.
  • b) Incorreto. Usar áreas de meia encosta não reduzirá os efeitos da desertificação.
  • c) Incorreto. O crescimento rápido da cultura pode fazer com que os nutrientes sejam absorvidos mais depressa. Assim, contribuindo com a desertificação.
  • d) Correto. Entre as culturas, as leguminosas são indicadas, uma vez que elas aumentam a quantidade de nitrogênio no solo.
  • e) Incorreto. A instalação de fossas sépticas não reduzirá os efeitos da desertificação.

Gabarito: D

Questão 84

Brasil: Estabelecimentos de agricultura familiar e não familiar

Sobre a produção agrícola brasileira e os dados apresentados nos cartogramas, é correto afirmar:

(A) A agricultura familiar, que utiliza a maior extensão de terras agricultáveis do país, foi responsável pela produção da maior parte do volume agrícola exportado.

(B) A agricultura familiar, que utiliza uma extensão de terras menor que a agricultura não familiar, tem destaque na produção de alimentos para o mercado interno.

(C) A agricultura não familiar, que detém a maior extensão de terras agricultáveis do país, consiste em uma barreira ao desenvolvimento das atividades ligadas ao agronegócio.

(D) A agricultura não familiar, que apresenta o maior número de estabelecimentos rurais no país, é responsável pela produção de parte das chamadas commodities brasileiras.

(E) A concentração fundiária foi superada no país em função de a agricultura familiar ocupar, com seus estabelecimentos, a maior parte das terras.

Resolução Comentada

  • a) Incorreto. A maior extensão de terras é utilizada pela agricultura não familiar.
  • b) Correto. A variedade de alimentos que encontramos nas feiras e supermercados deve-se à agricultura familiar.
  • c) Incorreto. Pelo contrário, de uma forma geral, o agronegócio exige muito espaço.
  • d) Incorreto. O maior número de estabelecimentos rurais é da agricultura familiar.
  • e) Incorreto. A concentração fundiária não foi superada no país.

Gabarito: B

Questão 85

É de grande relevância aqui o fato de que uma grande proporção do trânsito de internet do mundo passa pelos Estados Unidos (…). Isso significa que a NSA (a agência de segurança nacional dos EUA) poderia acessar uma quantidade alarmante de ligações telefônicas simplesmente escolhendo as instalações certas. O que é ainda mais inacreditável: essas instalações não passam de alguns prédios, conhecidos como “hotéis de telecomunicação”, que hospedam os principais centros de conexão de internet e telefonia do planeta todo.

A respeito da configuração espacial e geopolítica retratada no excerto e no mapa, é possível afirmar que

(A) essa é a razão do grande déficit econômico dos Estados Unidos atualmente, uma vez que a maior parte dos negócios e transações é feita pela internet.

(B) essa situação explica o fato de que os Estados Unidos tenham, atualmente, a maior dívida pública do planeta, já que os custos com o tratamento de dados são muito altos.

(C) em um mundo cada vez mais dependente dos fluxos imateriais de informação, a presença de objetos técnicos fixos torna‐se irrelevante para a posição geopolítica dos Estados Unidos.

(D) o mapa representa, por meio do “trânsito de internet” e do fluxo de “ligações telefônicas”, uma globalização que integrou completamente tanto os norte‐americanos quanto as populações da África.

(E) a presença de fixos, como algumas instalações de armazenagem e conexão, influencia a orientação de fluxos e dá aos EUA uma posição de destaque no contexto geopolítico.

Resolução Comentada

  • a) Incorreto. Os “hotéis de telecomunicação” não é a razão de déficit econômico dos EUA.
  • b) Incorreto. O excerto não faz menção à dívida pública.
  • c) Incorreto. A presença de objetos técnicos fixos ainda é relevante.
  • d) Incorreto. Não integrou completamente.
  • e) Correto. O acesso às informações traz vantagens geopolíticas.

Gabarito: E

Questão 86

O Ciclone Tropical Idai atingiu o litoral de Moçambique na noite de quinta‐feira (21/03/2019), provocando grandes danos na cidade de Beira. Cerca de 500 mil pessoas ficaram sem energia, afetando também o setor de comunicações.

Disponível em https://www.climatempo.com.br/. Adaptado.

Essa notícia refere‐se ao Ciclone Tropical que atingiu principalmente Moçambique, Zimbábue e Malaui. Eventos dessa magnitude e superiores – o Ciclone Idai atingiu apenas a categoria 2 em uma escala de 1 a 5 – ocorrem em outros locais do planeta e não repercutem da mesma forma, com a perda de centenas de vidas. Isso ocorre em função

(A) da grande presença de populações não nativas, que não têm tradição em lidar com eventos dessa natureza.

(B) do relevo de planalto que caracteriza Moçambique, Zimbábue e Malaui, em especial na zona costeira.

(C) da presença de rede hidrográfica e florestas que contribuem para a formação de ciclones dessa natureza e magnitude.

(D) da presença de águas superficiais do oceano Índico, com temperaturas mais reduzidas que o habitual, em especial no Canal de Moçambique.

(E) das características socioeconômicas da região com populações vulneráveis e reduzida capacidade do poder público em prestar atendimento à população.

Resolução Comentada

  • a) Incorreto. A maior da população desses países é nativa.
  • b) Incorreto. A zona costeira é uma planície.
  • c) Incorreto. Os ciclones possuem origem oceânica.
  • d) Incorreto. A temperatura do Oceano Índico é mais elevada.
  • e) Correto. Esses países pobres não possui uma defesa civil eficiente. Assim, quando um desastre natural acontece, o número de mortos é muito maior do que o esperado.

Gabarito: E

Questão 87

Em Barcelona, em 2012 e 2013, a cada 15 minutos uma família recebia ordem de despejo. Desde então, o panorama da habitação mudou totalmente. “(…) Estamos assistindo uma onda de especulação imobiliária (…) que agora se foca no aluguel”, explica Daniel Pardo da Associação de Moradores para um Turismo Sustentável. “Este fenômeno pôs em marcha um processo acelerado e violento de expulsão de inquilinos”, acrescenta. Onde a pressão da especulação imobiliária internacional e a indústria do turismo causaram um aumento substancial nos preços dos aluguéis, os catalães têm hoje de gastar mais de 46% dos seus salários com o aluguel. Para os jovens até os 35 anos, a taxa de esforço aumenta até os 65% (…). “Não queremos que os habitantes de Barcelona sejam substituídos por pessoas com maior poder de compra”, diz a porta‐voz do Sindicato dosInquilinos. Só emBarcelona, 15 fundos de investimento imobiliário possuem 3.000 apartamentos.

“Os habitantes querem a sua cidade de volta”. Reportagem de Ulrike Prinz para o Goethe‐Institut Madrid. Maio/2018. Adaptado. Os conceitos que explicam as dinâmicas urbanas descritas no excerto são:

(A) Financeirização e Industrialização.

(B) Gentrificação e Segregação.

(C) Aglomeração e Conurbação.

(D) Industrialização e Segregação.

(E) Conurbação e Gentrificação.

Resolução Comentada

“processo acelerado e violento de expulsão de inquilinos”, “pressão da especulação imobiliária internacional”, “indústria do turismo” e “não queremos que os habitantes de Barcelona sejam substituídos por pessoas com maior poder de compra”. Essas passagens dizem respeito à gentrificação (remoção da população para especulação imobiliária) e segregação.

Gabarito: B

Questão 88

Dois eventos marcaram a diplomacia brasileira em relação ao Oriente Médio no início de 2019. Um deles foi o voto contra a resolução da ONU que pedia a desocupação militar das Colinas de Golã e sua devolução à Síria. Outro evento foi o anúncio de transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, mesmo não tendo sido levada adiante até setembro de 2019. Em relação a esses eventos, é correto afirmar que eles representam

Resolução Comentada

  • a) Correto. EUA são aliados de Israel. Essas condutas do Brasil favorecem Israel. Consequentemente, fortalece o laço entre Brasil e EUA. A maioria dos membros do Conselho de Segurança da ONU é contra essas medidas adotadas pelo Brasil.
  • b) Incorreto. Com essa medida, o Brasil está se distanciando dos países árabes e dos membros do Conselho de Segurança da ONU.
  • c) Incorreto. Pelo contrário, seria uma aproximação com Israel.
  • d) Incorreto. Pelo contrário, seria uma aproximação com os EUA e um distanciamento com os países membros do Conselho de Segurança da ONU.
  • e) Incorreto. Pelo contrário, seria um distanciamento com a Síria.

Gabarito: A

Questão 89

No Brasil, várias cidades registram ocupação irregular de encostas em áreas sujeitas a deslizamentos de terra (também chamados de escorregamentos). O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) trabalha no levantamento, mapeamento, recuperação e estabilização dessas áreas de risco. Um exemplo deste trabalho foram aqueles executados desde a década de 1970 referentes aos deslizamentos dos morros de Santos e São Vicente‐SP, cuja região é acometida há tempos por esses problemas, inclusive com a ocorrência de vítimas fatais. Para investigar os deslizamentos de terra nas áreas serranas tropicais brasileiras, o Instituto realizou levantamentos topográficos, geológicos e geomorfológicos, estudando também a distribuição dos tipos de vegetação existentes e as categorias de ocupação urbana dos morros.

Representação de deslizamento de terra (escorregamento) na região de Santos e São Vicente

Disponível em https://www.ipt.br/. Adaptado. 2019.

Baseando‐se nas informações do texto e na figura, é correto afirmar que

(A) as características topográficas, geológicas e geomorfológicas de uma área de risco estão naturalmente ligadas aos escorregamentos, sendo que estradas de terra minimizam a ocorrência de deslizamentos.

(B) a ocorrência de escorregamentos é causada pela ação humana, cuja ocupação de encostas provoca o empobrecimento de solo, que acaba sendo mobilizado pela diminuição de fertilidade.

(C) o problema da ocupação de encostas e risco de escorregamentos inclui o contato entre a rocha e o solo, cuja facilidade de deslizamento é aumentada em função da inclinação do terreno e da maior ocorrência de chuvas.

(D) os deslizamentos de terra fazem parte de um conjunto de fenômenos naturais pontuais e incomuns na superfície da crosta terrestre e, portanto, não participam da escultura do relevo continental e do modelado.

(E) os escorregamentos são causados em especial pelo fato de o solo tornar‐se mais leve que a rocha subjacente durante as chuvas prolongadas de verão, facilitando seu deslizamento ao longo das encostas pouco ou nada inclinadas.

Resolução Comentada

  • a) Incorreto. As estradas aumentam a ocorrência de deslizamento, por causa da movimentação.
  • b) Incorreto. A mobilização do solo não depende da fertilidade.
  • c) Correto. Os deslizamentos são comuns em regiões tropicais.
  • d) Incorreto. Os deslizamentos não são comuns.
  • e) Incorreto. Sem inclinação, não há deslizamento.

Gabarito: C

Questão 90

Se muita gente hoje enxerga a Terra como um sistema dinâmico de conexões entre atmosfera, águas, rochas e biodiversidade, isso se deve, em larga medida, a Alexander von Humboldt (1769 – 1859). O vulcão Chimborazo (6.268 m de altitude), no atual Equador, foi utilizado por Humboldt como exemplo para apresentar com clareza, pela primeira vez, como cada faixa altitudinal em regiões montanhosas é um microcosmo de climas e biodiversidade.

Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/. Adaptado.

Representação esquemática do vulcão Chimborazo

Disponível em https://www.pinterest.com/. Adaptado. 2019

Considerando a relação entre vegetação e altitude, da base até o topo das zonas do vulcão representado, é possível obter a sequência:

(A) Floresta Temperada, Floresta de Coníferas, Floresta Tropical, Exposição de Rocha, Tundra, Neve e Gelo.

(B) Floresta Temperada, Floresta Tropical, Floresta de Coníferas, Exposição de Rocha, Tundra, Neve e Gelo.

(C) Floresta Tropical, Floresta de Coníferas, Floresta Temperada, Tundra, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.

(D) Floresta Tropical, Floresta Temperada, Floresta de Coníferas, Tundra, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.

(E) Floresta Tropical, Floresta de Coníferas, Tundra, Floresta Temperada, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.

Resolução Comentada

Quanto mais elevada a topografia, menos biodiversa é a vegetação. A vegetação mais no “pé” do vulcão é aquela mais biodiversa – Floresta Tropical. Entre a Floresta Temperada e a Floresta de Coníferas. Essa última é menos biodiversa, portanto, localiza-se acima da Floresta Temperada.

Gabarito: D

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido a resolução da prova de Geografia do vestibular FUVEST 2020. Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Mande uma mensagem, caso tenha tido alguma dúvida. Abraços!

Instagram: @prof.sauloteruotakami

CURSOS PARA UNICAMP

Você pode gostar também