Pré-História: o que é, características e períodos

Pré-História: o que é, características e períodos

A nomenclatura “Pré-História” é utilizada para descrever todo o período em que a humanidade ainda não tinha desenvolvido um sistema de escrita. Foi nessa época que os hominídeos aprenderam a manipular o fogo, a pedra e os metais, habilidades necessárias para a perpetuação da espécie e formação das primeiras sociedades. 

Para facilitar o entendimento, os historiadores classificam a Pré-História em quatro grandes períodos: o Paleolítico, o Mesolítico, o Neolítico e a Idade dos Metais. Cada um deles é caracterizado pela manipulação de um tipo de ferramenta. 

Além disso, é possível entender um panorama evolutivo pré-histórico. As espécies de hominídeos passaram pelo processo de seleção natural, até que os Homo sapiens sapiens — a espécie humana atual — se estabelecessem. Todos esses tópicos serão abordados neste artigo, continue lendo e aprenda mais! 

Períodos da Pré-História

A Pré-História é um dos maiores períodos estudados pelos historiadores, já que é a primeira divisão temporal, que inicia desde o surgimento das primeiras espécies hominídeas, até o surgimento da escrita. Estudos apontam que ela se inicia há mais de três milhões de anos, com duração até cerca de 3.500 a.C.

Paleolítico 

O primeiro período pré-histórico é o Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Representa as estratégias primordiais de sobrevivência, quando os hominídeos passaram a utilizar ferramentas de pedras rachadas. 

O uso do fogo também era importante para a manutenção do calor, preparo de alguns alimentos e também para afastar os predadores. É importante mencionar que essas habilidades não permitiam, ainda, uma fixação dos grupos em um território. Por isso, as espécies hominídeas do paleolítico têm comportamento nômade, com uma subsistência baseada na caça de animais e coleta de frutos das árvores.

Em termos de espécies, é descrito que a época abriga Homo habilis, Homo erectus e Homo neanderthalis. A segunda espécie foi a primeira que apresentou uma locomoção completamente bípede, sem precisar do apoio das mãos para andar ou desenvolver atividades diárias. 

Como o período paleolítico é muito longo, as evoluções de conhecimento foram diversas e vão desde pedras lascadas, pequenas ferramentas de corte, instrumentos de captura e ferida para animais de pequeno porte, entre outros detalhes. 

Por fim, é importante mencionar as conhecidas pinturas de caverna, as pinturas rupestres, queeram feitas com tintas extraídas de vegetais. O significado pode ser variável, mas estudos apontam que os hominídeos deixavam advertências à presença de animais de grande porte, por exemplo.

Mesolítico

O próximo período determinado para a Pré-História é o Mesolítico. É notório que foi um período de seleção natural entre as espécies de hominídeos. As condições climáticas com frio intenso levou à baixa disponibilidade de alimentos. Assim, aqueles grupos que conseguiam caçar e coletar tinham maior chances de sobrevivência, por encontrar nutrientes em duas diferentes fontes. Simultaneamente, houve uma redução considerável entre os indivíduos que só caçavam.

Ao mesmo tempo, esses hominídeos adicionaram uma nova habilidade à Pré-História: a capacidade de moldar cerâmica para construir potes e recipientes para o armazenamento de água e alimentos ao longo do tempo. Historiadores apontam também para o desenvolvimento dos tecidos, como forma de proteger contra a temperatura e alterações externas. 

Por fim, essa época termina quando os primeiros grupos humanos aprendem a manipular a terra, o que deu origem à agricultura. De toda forma, o Mesolítico é mais considerado como uma fase transitória entre o Paleolítico e Neolítico, quando os hominídeos deixariam de ser nômades. 

Neolítico

O Neolítico é o período mais conhecido da Pré-História, porque determina uma mudança radical no estilo de vida dos hominídeos, em uma transformação conhecida como Revolução Neolítica. O principal ponto é o domínio sobre a agricultura. 

Agora, os homens não precisavam mudar de território todas as vezes que os frutos de coleta acabassem. Com as técnicas de plantio e colheita, foi possível controlar a quantidade de alimentos disponíveis, estabelecendo os grupos em um único lugar por mais tempo. 

A fase neolítica é o espaço de tempo em que começaram a se desenvolver as grandes civilizações hidráulicas, como o Egito. O termo “hidráulicas” faz referência à proximidade com grandes rios, o que diminuía a influência do clima sobre a agricultura, afinal, a água estaria disponível para o consumo, plantio, irrigação e também como forma de recuperar o solo.

Também foi nesse período que iniciou-se o costume de dividir as tarefas, inclusive com a habilidade do artesanato e fabricação de artigos necessários para o cotidiano, com palha, argila, cerâmica, recipientes para armazenar as colheitas, bem como ferramentas para o uso no campo e caça.

Idade dos Metais

A Idade dos Metais é a última fase da Pré-História, e é caracterizada pela manipulação de metais para uso cotidiano. Através dos materiais metálicos, eles construíam ferramentas e instrumentos para ajudar na sobrevivência e no desenvolvimento dos grupos humanos.

Essa habilidade, somada a tudo aquilo que havia sido conquistado nos milhares de anos antes, permitiu que a população humana em cada agrupamento fosse cada vez maior, formando as primeiras, com organizações sociais, hierarquias e divisão de trabalho mais marcante.

Pouco a pouco a configuração da sociedade foi dividida conforme o gênero: enquanto os homens saíam para a peça, caça e plantio, as mulheres ficavam no território para cuidar dos descendentes, coletar frutos e produzir trabalhos artesanais. 

Pré-História no Brasil

No Brasil, a Pré-História iniciou-se há aproximadamente 12 mil anos e alguns registros da época estão no Parque Nacional da Serra da Capivara, com pinturas rupestres que representam, provavelmente, o encontro entre humanos e espécies animais de grande porte, entre outras cenas do cotidiano pré-histórico.

Imagem: Reprodução/Wikimedia

Em Minas Gerais foi encontrado o fóssil de Luzia que data de cerca de 13 mil anos. Isso indica que havia uma população aqui nessa época nesse período, o que reforça os estudos sobre a história brasileira e da América como um todo.

Os povos da Pré-História brasileira eram caçadores-coletores e tinham rituais específicos de sobrevivência e espiritualidade. Chama a atenção os sambaquis, encontrados em torno do litoral Sul do país, e que são grandes estruturas formadas por amontoado de conchas. 

Acredita-se que eles se alimentavam de moluscos e descartavam essas conchas em um só local e, ao longo do tempo, elas se acumularam. Esse mesmo material era utilizado para construir abrigos. Por fim, há registros de que os sepultamentos desses povos era marcado por rituais, com enterros e até mesmo pinturas, remetendo a alguma crença a respeito da morte.

Estude para o vestibular com o Estratégia!

Conheça os cursos preparatórios para o vestibular da Coruja! Os temas são abordados com profundidade, a partir de um olhar crítico e de uma interpretação social. Além disso, você pode acessar os materiais didáticos onde e como quiser: pdf, online ou vídeos. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também